A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO ... EL DESENTIERRO DEL PEPINO.

Senhor do carnaval paceño é despertado: o Desenterro Del Pepino chega a São Paulo
Por: Nayara Konno

Os festejos de carnaval vem chegando, em São Paulo no último domingo (09/02), o personagem que lidera a festa e representa a alegria foi despertado, é o Desenterro Del Pepino que acontece pelo 2º ano na capital paulista. Tradicional do carnaval de La Paz, Bolívia, o festejo foi organizado pelos folcloristas da Morenada Señorial Illimani na Praça Kantuta, um dos principais redutos imigrantes bolivianos da cidade.

 
El Pepino é um personagem do folclore boliviano, como um rei momo da Bolívia, cujo papel é começar as festividades, além de fazer truques divertidos sobre as multidões. Seu traje é colorido e seu rosto coberto por uma máscara que lhe dá o anonimato de suas palhaçadas. 

No domingo que antecede as festividades, é realizado um cortejo fúnebre e o velório de El Pepino, com muitas cholitas viúvas acompanhando o caixão. Como conta Leandro Callisaya, um dos fundadores e atual vice-presidente da Fraternidad Morenada Señorial Illimani, o personagem burlesco Chuta tenta reviver El Pepino a qualquer custo, gritando e fazendo bagunça, clamando que ele volte, pois sem ele não há alegria no carnaval.

Quando El Pepino revive, dança e diverte o público, jogando confetes que tira de sua chuspa (bolsa). Também usa um objeto chamado “mata suegra” (mata sogra) para se defender de quem tenta obrigá-lo a se casar com uma cholita. Chuta, seu braço direito, o ajuda a ficar solteiro. Assim, El Pepino escapa, e junto de Chuta cai na festa, dançando com várias mulheres ao ritmo de morenada.  Ao final do carnaval paceño, no Domingo de Tentação, El Pepino é enterrado novamente, para voltar somente no ano seguinte.

Festejo a São Paulo mantém as tradições paceñas vivas além das fronteiras

Os organizadores do evento já planeja novidades para os próximas festas, neste ano por exemplo, El Pepino não despertou com sua mascara original, tendo de ser improvisadas. Hector Laura Padilha, atual presidente e também fundador da Señorial Illimani, comenta: “Queremos fazer a eleição da noiva do pepino, caracterizar mais os figurinos, e realizar a apresentação em um teatro, com microfones para os atores, algo mais completo”.

A performance agradou ao público como só o rei do carnaval pode fazer. Do levantar do personagem, a dança, os aplausos e risadas do público que levou à sério a chegada da alegria do carnaval. As crianças principalmente, com brincadeiras de espuma e serpentina.

Pepino é levado em seu caixão pelo cortejo funebre                                                            


Chuta tenta despertar seu amigo


Pepino se ergue para a alegria de todos, começa o carnaval!                                             


Viúvas
 

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios: