A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EL RALI DAKAR COMIENZA ... BOLIVIA SERA LA ATRACCION .

Rali Dakar passará pela Bolívia em 2014
Por: Da redação - São Paulo 04/01/2014 14:50:20
30/12/2013 - Arthur Caldeira (Agência Infomoto) / Fonte: iCarros

 Na edição 2014 do Rali Dakar os pilotos vão enfrentar o inóspito Deserto de Sal em Uyuni, na Bolívia


Em 5 de janeiro de 2014, 428 veículos entre motos, quadriciclos, carros e caminhões vão largar da cidade de Rosário, na Argentina, para a disputa da 35ª edição do Rally Dakar. No próximo ano, pela primeira vez o rali vai passar pela Bolívia. A prova, que terá 9.000 km (sendo 5.000 km de trechos cronometrados), vai terminar em 18 de janeiro na cidade de Valparaíso, no Chile.



Bolívia decreta “prioridade nacional” o Rally Dakar 2014...

                  

Por que a Bolívia? “O rali é isso: explorar novos países, conhecer novas paisagens”, explica o francês David Castera, ex-campeão do Dakar na categoria motos em 1994, e que hoje ocupa o posto de diretor esportivo da competição. Por questões logísticas, somente as motos e os quadriciclos vão enfrentar o inóspito Deserto de Sal de Uyuni em uma etapa maratona, isto é, sem auxílio das equipes e também sem manutenção.

            

   


Guerra de fábricas nas motos

Dominada pela KTM já há muitos anos, a disputa na categoria motos do Dakar 2014 verá uma interessante “guerra das fábricas”. Com a capacidade cúbica das motos limitada a 450cc, Honda e Yamaha voltaram a se interessar pela prova, já que têm modelos off-road nesse segmento.

A Honda Racing Corporation (HRC) terá uma forte equipe com cinco pilotos no comando da CRF 450 Rally: Helder Rodrigues (Portugal), Sam Sunderland (Reino Unido), Javier Pizzolito (Argentina), Joan Barreda (Espanha) e Paulo Gonçalves (Portugal). “Tudo era novo e aprendemos muito na edição de 2013, já que não disputávamos o Dakar há 24 anos. Para este ano montamos um time vencedor. Sabemos que estamos no caminho certo, porque já vencemos outras provas na África com a nova moto”, declarou Katsumi Yamazaki, diretor da equipe HRC.

A Yamaha apostou na estrela do francês Cyril Despres para pilotar a nova YZ 450F. O atual campeão do Dakar lidera os esforços da marca japonesa e ainda conta com os franceses Michael Metge e Olivier Pain, além do holandês Frans Verhoeven.

Todos em busca de acabar com a hegemonia da austríaca KTM, liderada pelo espanhol Marc Coma. Além de Coma, os também espanhóis Ruben Faria e Jordi Villadoms e o chileno Francisco López vão acelerar a vencedora KTM 450 Rally.

Brasileiros na disputa

Na lista de inscritos para o mais famoso e perigoso rali do mundo, há sete brasileiros na disputa. Na categoria Motos, os pilotos Jean Azevedo e Dário Júlio vão disputar a prova pela Equipe Honda Brasil. Jean vai disputar a prova também com a CRF 450 Rally fornecida pela HRC. Com sua experiência e um equipamento de primeira linha, Jean tem grandes chances de fazer bonito no Dakar 2014, podendo vencer alguns trechos especiais e birgar pelas primeiras posições na classificação geral.

Já na categoria Carros, o país terá duas duplas, Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, ambas da Mitsubishi. 

Fonte: 
iCarros
Bolívia Cultural

0 comentarios: