A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO ... BOLIVIANOS PARTICIPAN DE LA SAN SILVESTRE.

Bolivianos são destaque na prova de São Silvestre de 2013
Por: Gi Teodoro em 31/12/2013 14:04:34

Após algumas edições sem a participação da delegação da Bolívia, a 89º edição da prova recebeu 4 atletas de alto rendimento, competindo nos 15 quilômetros da corrida.



A festa é brasileira, tradicionalmente realizada no último dia do ano, tomando as ruas da cidade brasileira de São Paulo. Gente de todo mundo participa, cantando, brincando, atuando. Diferentes maneiras de mandar o mesmo recado. 

Este ano houve um recorde de inscrições, dando largada a mais de 27 mil pessoas invadem as ruas e avenidas da capital paulista. Para a imensa maioria, a corrida é uma grande diversão. Mas tem também aqueles que querem vencer. Por isso os grupos são divididos em Elite e Geral, ou seja, corredores profissionais e no segundo os participantes amadores.

A comunidade boliviana, que cresce cada vez mais na cidade, participa pelo 3º ano consecutivo. São imigrantes residentes na cidade, seus filhos e também simpatizantes que, vestidos com a camiseta EU AMO BOLÍVIA, participam com o objetivo de valorizar a diversidade cultural e étnica dos diversos povos que compõem São Paulo unidos neste dia pelo esporte.

Nesta edição a camiseta foi verde, como se simbolizasse a esperança de integração no novo lar e muitos votos, alegres, animados, impulsionando os 4 atletas profissionais que representaram a Bolívia no evento.


Vencedores em torneios anteriores, Sonia Callisaya, Rosemary Quispe, Daniel Toroya e Reynaldo Huanca acumularam mais de 500 pontos em vitórias, conquistando o apoio do Governo boliviano, que ficou responsável por inscrevê-los e pelas despesas de transporte, hospedagem e vestimentas. Problemas burocráticos quase deixaram os 4 fora da disputa de Elite, mas o alto índice dos competidores fez a diferença na decisão dos organizadores, com respaldo da Secretária de Esportes do município.

O resultado é muita alegria

A participação dos atletas no grupo de Elite é um marco importante. Com competidores de qualidade, numa prova de valor internacional a Bolívia desponta mais uma vez. Reconhecendo isso, mais de 200 pessoas compareceram ao evento, apoiando os atletas Calizaya y Huanca oriundos de La Paz, Quispe de Cochabamba e Toroya que é de Oruro.
Foto: BOLIVIA, Presente na São Silvestre ( Daniel Toraya)
Vindos de diferentes departamentos (equivalente a divisão de estados, no Brasil), estes 4 vestiram a camisa de toda uma nação, que vive dentro e fora do Estado Plurinacional da Bolívia.
 



Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios: