A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO .. PAULO ILLES COORDINADOR DE POLITICAS PARA MIGRANTES.


Coordenador de Políticas para Migrantes de SP participa de audiência pública no Palácio Anchieta
Por: Gi Tedoro em 22 de Maio de 2013

Paulo Illes, reconhecido ator na luta pelo direito do migrante é agora Coordenador desta nova pasta no município de São Paulo. Ele se reuniu com autoridades e sociedade civil no colóquio ‘Direitos Humanos e Imigrantes’.

O evento, realizado na noite da segunda feira 20 no Auditório Prestes Maia na Câmara dos Vereadores, se iniciou a convite do Deputado Adriano Diogo. Contando com a presença confirmada do Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão; Rogério Sottili, Secretário Municipal de Direitos Humanos; o Defensor Público da União, João Paulo Dorini e Juliana Cardoso – Vereadora de SP e Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

O que partiu do Deputado Adriano Diogo chegou a instituições, órgãos e pessoas que tratam o assunto. Seja por ser imigrante, trabalhar com e para este púbico ou estudar o tema. 

Acolhendo assim outras autoridades e representações, que não só ouviram o que os convidados tinham a apresentar como falaram daquilo que faz parte de seus cotidianos, desde o acolhimento e onde ele existe até as vias de preconceito, entraves burocráticos e infraestrutura para quem vem ao Brasil. Seja para trabalhar ou estudar e vive aqui. 

A questão dos Retornados (brasileiros que migraram e voltam, muitas vezes com família constituída) e dos Refugiados foram comentadas. Haviam representações dos quatro cantos do mundo. Desde dekasseguis brasileiros, que trouxeram a questão das crianças que sofrem com aspectos da migração, como estudantes que apontam que quem vem aqui –ao contrario do mito popular– não vem para tirar emprego dos outros ou apenas fugir de problemas políticos e sociais nos países de orrigem.

Quem migra, faz isso para agregar. Buscando maior qualidade de vida, diversidade de ensino e retribuir as oportunidades a pátria que os recebe. Mas, para que isso funcione, é preciso uma política migratória brasileira mais humana. Melhor estruturada.

Um exemplo colocado foi de que, anualmente o visto de estudante precisa ser renovado e tem carga burocrática pesada. É um processo extenso e qualquer falha documental ou humana, atrasa, leva mais tempo. Deixando o risco de não ser renovado no prazo e o estudante ser afetado. Não seria o caso então de realizar a documentação por período de graduação? Assim, quem veio realizar um bacharelado de 4 anos, teria visto por 4 anos, conforme a lei. Não uma luta burocrática de 1 em 1 ano.

A troca de conteúdo foi extensa. Sendo enriquecida por muitos que compareceram, vindos de outro colóquio. A Organização Internacional para Migrações (OIM), promoveu na manhã da segunda reunião para debater 'Direitos Humanos na Política Migratória Brasileira'. Carmen Lussi da OIM, a Ministra do Itamaraty Luiz Lopes, o chefe do Gabinete da Secretaria Nacional de Justiça, João Guilherme Granja e Ruth Camacho foram algumas das vozes sabias agregando propostas e soluções.

A nível São Paulo a Vereadora Juliana Cardoso,  Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara abre a casa a continuar o debate e partindo deles agilizar soluções. O Deputado Adriano Diogo e Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão e o Defensor Público da União, João Paulo Dorini levam o tema as outras esferas. 

Rogério Sottili, Secretário Municipal de Direitos Humanos que apresentou a escolha de Paulo Illes a frente da Secretária voltada a migração (em vias de ser sancionada pelo Prefeito Fernando Hadad) e o próprio Paulo estão atentos ao debate e preparados para trabalhar a pasta. 

O debate de inicio previsto as 19h se estendeu quase até as 23h. Com a promessa de entremear o trabalho de grupos e instituições por um Brasil preparado para crescer nesse momento de resgate de uma característica de formação, que é ser destino migratório de povos que ajudaram a construí-lo.
Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios: