A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN EE.UU. ... HIJA DE BOLIVIANOS ES.. NOMINADA COMO DIRECTORA CONSEJO POLITICO INTERNO.


Filha de bolivianos é indicada por Obama ao alto escalão do governo americano
Por: Thiago Baltazar - São Paulo, 27/02/2012 17:50:41 - Atualizado em 27/02/2012 às 17h50

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama nomeou uma filha de bolivianos para integrar sua equipe governamental. Cecilia Muñoz é a mais nova diretora do Conselho de Política Interna e, segundo a Casa Branca, é a descendente de latino-americanos com o mais alto cargo em Washington. Antes de tomar posse em janeiro, ela foi diretora de Assuntos Intergovernamentais e vice-presidente do Instituto de Pesquisa, Advocacia e Legislação do Conselho Nacional de La Raza, que é a maior organização latina de direitos civis.

                      
“Nos últimos três anos, Cecilia foi uma confiável conselheira que demonstrou discernimento dia após dia”, afirmou Obama. “Cecilia realizou um trabalho extraordinário em nome das famílias de classe média e estou confiante de que ela trará a mesma dedicação firme para esta nova posição”, completou o presidente.

O jornal Washington Post publicou um perfil da diretora. De acordo com o periódico, a família de Cecilia se mudou de La Paz, capital da Bolívia, para Detroit, nos EUA para que seu pai pudesse estudar na Universidade de Michigan, onde após vinte anos ela cursou inglês e estudos sobre a América Latina.

Nascida na cidade de Detroit em 1962, Cecilia sempre teve consciência das barreiras que os imigrantes enfrentam na América do Norte. Após se formar pela Universidade de Berkeley ela decidiu auxiliar a Diocese de Detroit na regularização de imigrantes não documentados. “Eu estava trabalhando de 14 a 16 horas por dia. Tinha um verdadeiro senso de obrigação para não cometer erros”, afirmou para o jornal Detroit News em 1997.

No entanto, o fato de ser mulher foi motivo de discriminação por parte dos padres da Diocese, o quie que levou Cecilia a se afastar da instituição. Para fugir do preconceito, ela procurou uma organização latino-americana onde pudesse continuar a desenvolver seu trabalho junto aos imigrantes. Foi quando em 1988 ela entrou para o Conselho Nacional de La Raza. A diretora explicou que decidiu participar desta instituição, pois caso comparecesse a uma reunião sendo a única latina e ouvisse algo depreciativo, ao voltar pro escritório não teria de explicar o porquê tal declaração foi ofensiva.

Em 2000 ela recebeu o MacArthur Fellowship, um prêmio dado a pessoas que ‘mostram mérito excepcional e que prometem prosseguir e intensificar seu trabalho criativo’.

O jornal traz ainda a trajetória de Cecília durante a campanha presidencial de Barack Obama, onde atuou como conselheira de imigração na época.
Fonte: 
Bolívia Cultural
Washington Post

0 comentarios: