A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO... PREFECTURA ENVIA A LA CAMARA PROYECTO DE LEY PARA IMIGRANTES.

Prefeitura envia à Câmara Municipal projeto de lei que cria a Política Municipal para a População Imigrante

Prefeitura envia à Câmara Municipal projeto de lei que cria a Política Municipal para a População Imigrante

Objetivo é transformar em políticas de Estado ações que hoje são políticas de governo.


O prefeito Fernando Haddad assinou na tarde de hoje (31), o projeto de lei que cria a Política Municipal para a População Imigrante, com o objetivo de transformar em política de Estado, e não de governo, as ações em benefício dos imigrantes residentes na cidade de São Paulo. O projeto será agora enviado à Câmara Municipal para a apreciação dos vereadores.

“O gesto de hoje está á altura de São Paulo. A cidade deve muito aos imigrantes”, ponderou Fernando Haddad. O prefeito lembrou que muitas vezes o preconceito está também entre os imigrantes, inclusive alimentado por filhos e netos de estrangeiros que se voltam contra os imigrantes que chegam hoje na cidade.

Haddad citou ainda o preocupante contexto internacional sobre o tema, com diversos países criando políticas restritivas aos imigrantes. “Nosso projeto deve repercutir em muitos lugares, um gesto de união e aliança entre os povos. Não podemos permitir que estes discursos que só propagam o ódio e a intolerância chegue na nossa cidade.”

Uma das propostas do projeto de lei é institucionalizar o Centro de Referência e Acolhida para o Imigrante (CRAI), na Bela Vista, assim como outros dois centros de acolhida, além de propor a criação de um conselho temático para imigrantes, entre outros temas.

Na mesma linha, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, também fez referência as “ações terríveis” que têm ocorrido em diversos países do mundo contra os imigrantes. “São Paulo é a cidade dos mil povos, na qual os imigrantes são muito importantes. É preciso, cada vez mais, haver direitos iguais para todos”, afirmou Suplicy, lembrando as iniciativas de bancarização e os cursos de português oferecidos aos estrangeiros pela prefeitura de São Paulo.

Segundo Paulo Illes, coordenador de Políticas para Migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a elaboração desse projeto de lei é uma reivindicação antiga das comunidades de imigrantes e das organizações da sociedade civil que atuam com o tema. “Durante muito tempo, muitos imigrantes me perguntavam: E depois, se mudar o governo? O objetivo desse projeto de lei é exatamente o de estabelecer continuidade. Este é o desafio, termos políticas de Estado e não de governo”, explicou Illes.

Falando em nome da sociedade civil, a chilena Oriana Jará, integrante do Conselho da Cidade, reconheceu que a criação do projeto de lei é fruto de um processo longo. “O que acontece hoje, não foi de um dia para o outro. Por isto, este é um momento muito especial para todos nós”, afirmou.





Comerciantes bolivianos manifestam ao Prefeito Haddad, insatisfação pela gestão administrativa da R. Coimbra

Comerciantes bolivianos realizaram manifestação popular, expressando insatisfação administrativa da Rua Coimbra*. As demandas foram ouvidas por Fernando Haddad, Prefeito de São Paulo e Eduardo Suplicy, secretário de Direitos Humanos e Cidadania de SP

A manifestação aconteceu nas instalações da Prefeitura de São Paulo, após cerimonial em que a Prefeitura de São Paulo enviou à Câmara Municipal projeto de lei que cria a Política Municipal para a População Imigrante.
Rua Coimbra, concentra o comércio boliviano no bairro do Brás.



0 comentarios: