A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO ... CONSEJEROS IMIGRANTES SON POSECIONADOS POR EL PREFECTO DE HADDAD.


Conselheiros Imigrantes tomam posse nos Conselhos Participativos da cidade de São Paulo
Por: Da redação - São Paulo SP - 28/04/2014 17:34:58

Na manhã desta segunda-feira (28/04) aconteceu no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, a posse dos 20 conselheiros imigrantes eleitos por voto no dia 30 de março em São Paulo. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Fernando Haddad.

 

 Posse de conselheiros imigrantes nos Conselhos Participativos.
Foram 49 concorrentes e centenas de eleitores indo às urnas este ano na 1ª eleição do país em que estrangeiros participam, e a partir de hoje representam suas subprefeituras, dando voz ao imigrantes que vivem na terra de todos os povos.

O Prefeito Fernando Haddad em seu discurso lembrou que em São Paulo os imigrantes não devem ser vistos como força de trabalho apenas, mas como cidadãos. Concluiu dizendo que a o coração de São Paulo é do tamanho da sua cidade e do seu povo, que afinal os imigrantes só fazem bem a São Paulo. 

Rogerio Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, também reforçou a importância das comunidades imigrantes para São Paulo e ressaltou o empenho da prefeitura na busca de soluções estruturais para a acolhida aos imigrantes haitianos que estão chegando a São Paulo.

Foto

No Brasil, os imigrantes que não são naturalizados brasileiros não tinham direito a voto, ou a serem eleitos. Mas esse é um cenário arcaico e movimentos pelo direito de participação vem crescendo. A mostra de mudança é que em março de 2014 o processo democrático aconteceu, para que imigrantes votem e possam se tornar conselheiros no Conselho Participativo de São Paulo.

São Paulo hoje representa 12 % da economia nacional, e a força dessa cidade está na sua diversidade. Participaram Conselho Participativo 49 candidatos, concorrendo as 20 cadeiras extraordinárias para conselheiros (são 19 subprefeituras, porém a Sé recebe uma cadeira a mais por ser mais volumosa em votos e afins).



Direito ao voto imigrante

O direito ao voto para imigrantes também foi uma demanda discutida na 1ª Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes, realizada no fim de 2013 pela Coordenação de Políticas para Migrantes da SMDHC. A questão agora será levada à 1ª Conferência Nacional de Migrações e Refúgio (COMIGRAR), que acontecerá entre os dias 30 de maio e 1º de junho.

Fonte: 
Prefeitura de SP
Paulo Illes
Bolívia Cultural

0 comentarios: