A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO .. IMIGRANTES TIENEN LA FACILIDAD DE ABRIIR CUENTA BANCARIA.

Conta bancaria para imigrantes: medida pode dar acesso a qualidade de vida
Por: Gi Teodoro - São Paulo - 22/01/2014 16:48:11

Os estrangeiros residentes no Brasil ficavam a margem da bancarização por questões de documentação, burocracia e outras divergências. Agora o acordo com a Caixa Econômica abre novas portas para milhares de pessoas

 

O peruano Frank Colca, designer gráfico,abriu a 1ª conta no Brasil após o oconvênio e fala do que é a bancarização para o imigrante: “Graças a ela nós podemos ter acesso ao sistema bancário, não temos que depender de terceiros e dá-nos segurança".  Foto: Bolívia Cultural
O processo de ter sua conta própria no banco vinha se arrastando para os estrangeiros e atravancando atos cotidianos como fazer um pagamento, comprar bens ou imóveis no Brasil. A razão é que a documentação de imigrante é recusada e a documentação necessária pode demorar anos, excluindo milhares de pessoas da bancarização. Agora, a parceria feita com a Caixa Econômica Federal pode mudar esse cenário.


Marcada por ato solene em outubro de 2013, a assinatura que oficializou a medida junto a Caixa ocorreu na cidade de São Paulo, que hoje acolhe mais de 500 mil imigrantes. Com a bancarização os estrangeiros podem ter acesso ao micro crédito, à caderneta de poupança e remessa de dinheiro ao exterior.

Não poder tomar parte de uma transação bancária pode ser prejudicial,como mostram assaltos, e o chocante e emblemático caso do boliviano Bryan de 5 anos, morto com um tiro na cabeça, durante um roubo a casa da família.

Em entrevista ao Bolívia Cultural, o coordenador de Políticas para Migrantes de São Paulo, Paulo Illes, explica que a falta de bancarização e a necessidade de intervenção mostram falhasno processo migratório: “Esses acordos que a gente faz com a Caixa Econômica Federal e com o Banco do Brasileles não teriam razão de ser se fosse cumprido o que está estabelecido por lei que é entregar o RNE dos imigrantes”.Com o protocolo do Registro Nacional de Estrangeiros a pessoa poderia abrir sua conta, mas isso não acontece e o documento pode demorar até 2 anos.

Medidas cabíveis incluem oficiar a Policia Federal, o Ministério da Justiça e o CONARE (que cuida dos refugiados). Para o coordenador o papel do poder público neste cenário é estruturar ações: “Isso nós vamos resolver com política” pois quando o modelo atual não supre, nasce um novo atendimento.

 
Sudamericanos: a nova imigração investe neste direito

Segundo dados de 2010, os sudamericanos, pela primeira vez ultrapassam os japoneses e italianos. Entre 2000 e 2010, bolivianos em São Paulo registrados pelo censo aumentou 173%, no registro oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Paraguaios, chilenos, e peruanos também podem utilizar contas bancárias como qualquer cidadão brasileiro que vive e trabalha aqui.

Representando esse público o peruano Frank Colca, designer gráfico,abriu a primeira conta no Brasil após oconvênio com a Prefeitura, e explica a diferença da bancarização para o imigrante: “Graças a ela nós podemos ter acesso ao sistema bancário, não temos que depender de terceiros e dá-nos segurança. Me ajudou e acho que vai ajudar muitos outros imigrantes”.

Um passo já foi alcançado e Frank, como muitos outros poderão investir numa poupança, por exemplo: “E quem sabe um dia comprar a minha casa, é meu sonho”.

Fonte: 
Bolívia Cultural

Um comentário: