A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO... CAIXA ECONOMICA FACILITA ABERTURA DE CUENTA BANCARIA A MIGRANTES DEL MERCOSUR

Solenidade de assinatura da bancarização dos estrangeiros com a Caixa Econômica Federal

Por: Da redação - São Paulo SP - 04/10/2013 15:47:33 Atualizado em 04/10/2013 15:47

Aconteceu nesta sexta feira (4) de outubro a solenidade de assinatura da bancarização dos estrangeiros com a Caixa Econômica Federal 



Pelo acordo, assinado nesta sexta-feira (04) durante a cerimônia na sede da prefeitura, os estrangeiros do Mercosul terão que apresentar apenas o CPF e o protocolo com o pedido do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) para abrir a conta na Caixa. O RNE é concedido pela Polícia Federal e, em tese, deveria ser entregue alguns meses após o pedido, mas na prática demora muito, mais de um ano, o que cria a situação de vulnerabilidade dos imigrantes. Inicialmente o RNE é provisório, com validade de 2 anos, podendo ser renovado definitivamente.
O acordo foi costurado nos últimos 2 meses pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e pela Caixa. Pela regra atual, o imigrante precisa de comprovante de residência e do registro em mãos. Segundo a secretaria, a medida beneficiará mais de 400 mil imigrantes.

Com a mudança, o banco aceitará como comprovante de residência o cadastro no Sistema Nacional de Cadastramento de Registro de Estrangeiros (Sincre), que é feito na Polícia Federal quando o imigrante chega ao País. Os estrangeiros do Mercosul também terão acesso ao micro crédito e à caderneta de poupança.

A abertura da conta bancária também facilitará a remessa de dinheiro para o exterior. A Secretaria de Direitos Humanos da capital articula com a Federação Brasileira de Bancos a expansão do acordo para a rede bancária nacional. A Caixa também planeja abrir uma agencia bilíngue na Avenida Celso Garcia, ao lado da Rua Coimbra (local de grande concentração da comunidade boliviana), com funcionários preparados para atender a população.



Fernando Haddad, Prefeito da cidade de São Paulo

Dr. Jaime Valdivia Almanza, Cônsul geral da Bolívia em São Paulo



 Rogério Sottili, Sec.Municipal de Direitos Humanos

 Paulo Illes, Coordenador de Políticas para Migrantes de SP



 Eduardo Suplicy, Senador Federal  

 Luis Alexandre, Auditor Fiscal do Min. do Trabalho em SP


Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios: