A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO .. LIZ NEYSA DURAN CHOQUE ... ELEGIDA "PALLA 2013"

Liz Neysa Duran Choque foi eleita a Palla 2013
Por: Da Redação 

Liz Neysa Duran Choque foi eleita a Palla 2013 do folclore boliviano no Brasil, a eleita representa com muito orgulho o CONJUNTO AUTOCTONO JACH`A SICURIS DE ITALAQUE "NUEVO AMANECER". e a partir desta data representa o folclore boliviano no Brasil.


O evento organizado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil ocorreu dentro das expectativas da diretoria com uma participação principal dos jovens integrantes da comunidade boliviana.



Das representantes folclóricas de vários grupos e fraternidades apenas uma pode ser a Eleita. Aquela que por meio da dança, música, conhecimento e coreografia, será a voz e a face da cultura boliviana em São Paulo.

O evento aconteceu esta sexta 19 de julho. No Salão de Eventos da Igreja Nossa Senhora da Paz, bairro da Liberdade. Com inicio as 19h30 da noite. 




Quem é a Palla?

Na cultura aymara “Palla” significa a “eleita”. E ela era reverenciada por todos os habitantes como representante da beleza feminina e tem uma conotação quase ritualística, sendo requerida para todo tipo de eventos religiosos e sociais.

O trabalho de apoio social é uma das tarefas que a flamejante Palla do Grande Poder quem deverá empreender, segundo se fez tradição entre as representantes desta festividade durante seu ano de reinado, além de fazer prevalecer a cultura das danças em todos os eventos às que assista.


Palla da Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil – ACFBB 

Para participar a moça deve ser eleita dentro de sua agrupação folclórica. E seu grupo ser parte da Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil (ACFBB), que é a instituição que organiza e promove o evento.
Além de ser a escolhida de seu grupo, ela representará todos os outros, como Eleita folclórica.

A Palla é também um preparativo ao evento de promoção cultural que ocorre em agosto. Chamado EU AMO BOLÍVIA, reúne centenas de participantes e dezenas de milhares de público. Este ano acontece em 3 e 4 de agosto, no Memorial da América Latina.



JURADO CALIFICADOR 

A Associação

Atuante desde 2007, é uma instituição sem fins lucrativos criada para promover a diversidade boliviana na cultura. É formada por 13 agrupações folclóricas.

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios: