A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO ... 18 DE DICIEMBRE DIA INTERNACIONAL DE LOS MIGRANTES.

Dia Internacional dos Migrantes
Por: Da Redação - São Paulo - SP - Brasil - 18/12/2015 11:15:04

Celebrada a 18 dezembro, data apela à tolerância e recorda os desafios enfrentados pelos migrantes no mundo inteiro



No Dia Internacional do Imigrante, o que eles pensam e esperam de 2016?

Mundialmente no dia 18 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Imigrante. Uma data mais do que especial, especialmente considerando o quão 2015 foi agitado e tenso em relação à temática, na maioria das vezes incompreendida pelos governos, pela mídia e pela sociedade. (veja a materia completa)
MigraMundo
foto: Juliana Tubini.

No dia 18 de dezembro assinala-se o Dia Internacional dos Migrantes, que se celebra desde 1990, data em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de todos os Trabalhadores Migrantes e suas Famílias e, em 2000, este dia foi proclamado Dia Internacional dos Migrantes.
 
Desde então, o dia 18 de dezembro tem sido celebrado como uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a necessidade de proteger os direitos dos imigrantes e emigrantes em todo o mundo, construindo um mundo mais tolerante.

Em 2015, a representação em Lisboa da Organização Internacional para as Migrações (OIM) juntou-se à secção de Portugal do Centro Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e à Câmara Municipal de Lisboa (CML) para promover a campanha internacional – I’m a Migrant (Sou um migrante) e uma vigília para relembrar os desafios enfrentados pelos migrantes no mundo inteiro.
 A Vigília está agendada para sexta-feira, dia 18 de dezembro, a partir das 18 horas, na Praça do Município, em Lisboa.

O ano de 2015 ficará marcado pela dramática pressão migratória e de refugiados e, neste contexto, a campanha online - I am a migrant tem como objetivo combater a xenofobia contra os migrantes, através da recolha de histórias sobre as suas experiências, contadas nas suas próprias palavras.

fonte: portaldasaude.pt

A maioria dos países receptores de imigrantes, entre eles o Brasil, não ratificam a Convenção que hoje completa 25 anos.

Hoje 18 de dezembro se comemora no mundo todo o Dia Mundial dos Imigrantes. A data faz referencia à Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias adotada em 18 de Dezembro de 1990. No mundo existem aproximadamente 250 milhões de imigrantes. E ao comemorar o Dia Mundial do Imigrante é importante lembrar que a maioria dos países receptores de imigrantes, entre eles o Brasil, não ratificam a Convenção que hoje completa 25 anos. Outro dado a ser lembrado é que os imigrantes atualmente representam ao redor de 10,8% da população dos países ricos e são a sustentação destas economias com sua força de trabalho. A distinção de em garantia de direitos entre imigrantes "regulares" e "irregulares", "com papéis" e "sem papéis", "registrados" e "não registrados" continua a ser uma grave violação aos direitos humanos e devem ser enfrentados com políticas públicas. Por outro lado, o Dia Mundial do Imigrante também é um bom momento para se pensar num novo conceito de cidadania, superar o paradigma da cidadania vinculada a nacionalidade, ao pertencer a esta ou aquela nacionalidade para uma cidadania vinculada aos direitos da pessoa humana, cidadania universal.

Paulo Illes
Coordenador de Políticas para Migrantes,
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

No mundo existem atualmente mais de 250 milhões de imigrantes, pessoas que enfrentam diariamente as consequências de um sistema capitalista em crise.

Desde a nossa Secretaria Técnica do VII Fórum Social Mundial das Migrações saudamos e parabenizamos a todos os trabalhadores e trabalhadoras imigrantes e refugiados pelo seu dia. Uma data memorável criada no 18 de dezembro de 1990: Dia Mundial dos Migrantes.

No mundo existem atualmente mais de 250 milhões de imigrantes, pessoas que enfrentam diariamente as consequências de um sistema capitalista em crise.
O Fórum Social Mundial de Migrações considera que é possível construir um mundo melhor sem fronteiras para a cidadania. Acreditamos na cidadania universal com os mesmos direitos e deveres, independentemente do lugar que escolhemos para viver.

Nesta data instituída há 25 anos pelas Nações Unidas, comemoramos a importância dos processos migratórios que dia a dia envolvem milhares de famílias em todo o mundo. Uma alternativa constantemente forçada pela crise do capital e do sistema neoliberalista que nos obriga a mobilizarmos seja à procura de melhores condições de vida ou por guerra e desastres naturais.

Hoje parabenizamos aos migrantes que tiveram a coragem de deixar atrás sonhos, cultura, costumes, família à procura de uma nova história. Condenamos também toda manifestação de exploração, xenofobia, racismo e distinção entre imigrantes “regulares” e “ilegais”. 

Nosso lema é o direito à cidadania universal e participação política destes trabalhadores pelos quais redobramos nossos esforços por um mundo mais justo e respeitoso, na contramão do insano capitalismo dos nossos dias que insiste em excluir-nos.

Confira mais no nosso artigo: cdhic.org.br

Cdhic 
Direitos Humanos Do Imigrante










Fonte: 
Bolívia Cultural
portaldasaude.pt

0 comentarios: