A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO... CENTRO BOLIVIANO ES REINAUGURADO.

Centro Boliviano em SP vai permitir abertura de contas em banco

Por: Angelina Miranda - São Paulo / 04/09/2014 12:10:26



Atendendo aos mais de 450 mil bolivianos que vivem na cidade, foi inaugurado nesta quarta-feira, 3, em São Paulo o Centro Boliviano. O espaço vai prestar, de forma gratuita, atendimento jurídico, serviços de saúde, câmbio, venda de passagens para a Bolívia e abertura de contas em banco.

 “Somente com o protocolo do RNE (Registro Nacional do Estrangeiro), o boliviano vai poder abrir uma conta corrente e sair da informalidade financeira. Assim como a documentação, a conta em banco é uma dignidade conquistada, o direito de ser cidadão deste país”, afirma o brasileiro Fabiano Miranda, idealizador do espaço.


Recentemente, muitos casos de violência contra imigrantes bolivianos tomam os noticiários. Sem poder abrir conta em banco, eles se tornam vulneráveis a este tipo de crime por guardar grandes quantias em dinheiro nas residências.

“Este projeto é pioneiro, o único que permite abertura de contas fora das agências bancárias”, explica Miranda sobre a parceria com a Caixa Econômica Federal.

Localizado no bairro do Brás, o Centro Boliviano tem cerca de 450 metros quadrados, ar condicionado e conexão wi-fi. Um ambiente que inspira seriedade, confiança e segurança aos migrantes que também vão poder agilizar o processo de regularização migratória.

Juan Pablo Terán é integrante do Kantuta Bolívia, tradicional na comunidade, o grupo folclórico se apresentou na inauguração. “É importante fazermos parte do crescimento da nossa comunidade, ficamos muito felizes”, afirmou.

Além da Prefeitura de São Paulo, a projeto conta com outros apoios. A Associação de Residentes Bolivianos (ADRB) é uma das parceiras do projeto. Médicos, oftalmologistas e ginecologistas, ligados à instituição, prestaram atendimento.


“É uma conquista dos bolivianos. O trabalho que será feito neste Centro vai ajudar os nossos patrícios, que ainda precisam muito”, disse Ronaldo Panozo, presidente da ADRB.

Paulo Illes é coordenador de políticas para os migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e parabenizou a iniciativa.

“É preciso uma nova forma de ver os imigrantes, queremos pessoas integradas, valorizadas, construindo junto com autonomia”, disse.

Embora a ação seja um passo importante no campo da cidadania, Illes considera pontos que precisam ser discutidos e implementados.

“Temos muito trabalho pela frente. Temos que lutar pelo direito ao voto, mas cada coisa de uma vez”, concluiu.







 Fabiano Miranda, gerente de Small World  Rolando Panozo, presidente da ADRB











 Jorge Gutierrez, presidente da Associação de comunicadores bolivianos ASSCOMBOLBRA
Paulo Illes, Coordenador de Políticas para Migrantes
.


Pablo Teran Candia, integrante do grupo Kantuta Bolivia  Andres Espinoza, diretor de Gigante Latino - Radio Web




Fonte:
Bolívia Cultural
Planeta América Latina

0 comentarios: