A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO... FUERON ELEGIDOS LOS CONSEJEROS PARTICIPATIVOS DE LAS SUBPREFECTURAS.

Confira os Imigrantes Eleitos para o Conselho Participativo de SP 2014
Por: Gi Teodoro - São Paulo - 31/03/2014 14:22:06

Vencedores – confira os Imigrantes Eleitos para o Conselho Participativo de SP 2014 - Saiba qual o candidato que representa sua região, conheça, acompanhe o trabalho dele. A lista oficial será publicada na terça-feira (01/04) no Diário Oficial.

 

Rogério Sottili, Secretário de Direitos Humanos e Cidadania do
Municipio de SP.
 

Veja a lista extra-oficial dos conselheiros eleitos neste domingo (30/03):




A eleição que aconteceu no domingo (30/03), na Praça das Artes, centro da capital, elegeu representantes de várias nacionalidades para o cargo de Conselheiro de 19 das Subprefeituras Municipais. Foram 49 concorrentes e centenas de eleitores indo às urnas na 1ª eleição do país em que estrangeiros participam.

No Brasil, os imigrantes que não são naturalizados brasileiros não tinham direito a voto, ou a serem eleitos. Mas esse é um cenário arcaico e movimentos pelo direito de participação vem crescendo. A mostra de mudança é que em março de 2014 o processo democrático aconteceu, para que imigrantes votem e possam se tornar conselheiros no Conselho Participativo de São Paulo.

Participaram 49 candidatos, concorrendo as 20 cadeiras extraordinárias para conselheiros (são 19 subprefeituras, porém a Sé recebe uma cadeira a mais por ser mais volumosa em votos e afins). 

Imigrantes conquistam votos, candidato estrangeiro pode ser o mais votado no Conselho


Segundo o coordenador de Políticas para Migrantes do município, Paulo Illes, a participação eleitoral realizada agora insere os imigrantes na política do país em que vivem e colaboram: “Vieram muitos imigrantes, uma presença muito forte, sobretudo das prefeituras da sé e da Mooca. Imigrantes de varias nacionalidades conquistaram um processo de participação social e isso vai continuar fortalecendo nas lutas para que a gente tenha finalmente dentro de algum tempo o direito ao voto nas eleições municipais, estaduais e federais”.

Outro dado interessante é a que em comparação com a eleição dos brasileiros para o Conselho, realizada no final de 2013, a articulação e presença dos imigrantes poderá surpreender, ainda segundo Illes, é possível ter candidato imigrante sendo mais votado entre os conselheiros da subprefeituras .


Abaixo os 49 candidatos que disputaram a eleição. Apenas 20 foram eleitos.

 

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios: