A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO ... EN LA PASTORAL SE DISCUTE PROPUESTA PARA COMIGRAR.

Evento na Pastoral do Imigrante discute propostas para a COMIGRAR

Por: Nayara Konno - São Paulo SP - 19/03/2014

Está chegando a 1a Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio - Comigrar, que será realizada entre os dias 30 de maio e 1o de junho de 2014, na cidade de São Paulo. Até o final de março ocorrerão conferências preparatórias, como a realizada no último sábado (15/03), na Pastoral do Imigrante, reunindo diversas instituições e pautas.

 

Conferência preparatória na Pastoral do Imigrante Foto: Antônio Andrade - BC. 



















Reunidos para debater e elaborar propostas voltadas aos migrantes, que sofrem discriminações em geral, bullying nas escolas e machismo, presentes na cultura de tantos países, inclusive no Brasil, e que ainda precisam lidar com as dificuldades e questões que recaem sobre os imigrantes de um modo geral.

A advogada e delegada titular escolhida para a conferência, Ruth Camacho, informou que foram discutidos três eixos, e o que mais chamou a atenção foi a educação: “todos são favoráveis ao tema de educação, que tem que haver mudanças, e em especial na participação dos programas de bolsas e cotas para imigrantes. O segundo tema foi saúde, que também querem uma participação maior, como a participação de agentes que falem três idiomas e que possam estar discutindo e orientando ao imigrante. E depois, o outro tema foi trabalho. Que nós temos a dificuldade de que as autoridades conheçam o trabalho da comunidade boliviana, na sua cultura”.

Camacho considera importante a participação do jovem, porque se trata de uma nova geração: “Mas eles não podem esquecer da experiência do pessoal que veio de antes. Porque se nós chegamos hoje, onde nós alcançamos hoje uma discussão de políticas públicas de imigração, foi porque nós estivemos lá no passado, e estamos lutando por isso”, conclui sobre o olhar da juventude imigrante.

Padre Paolo, que recentemente chegou da Itália e acompanhou os debates, ficou muito satisfeito com as propostas da conferência: “A grande surpresa foi a diversidade de imigrantes que estava aqui, as grandes coletividades, tipo a boliviana, já estabelecida, já conhecida, e comunidades novas como os países árabes, por exemplo. É uma grande novidade”, comenta.

A Assessora do Centro Pastoral dos Migrantes, Sônia Maria Nunes,  acredita que a conferencia foi um sucesso e que o imigrante está tendo uma visibilidade muito grande nesse processo: “Para o imigrante que vive aqui no Brasil é uma grande vitória. E o Ministério da Justiça também está de parabéns por ter essa iniciativa. É uma iniciativa única. Em dez anos de trabalho nunca se viu um governo que fizesse essa reivindicação para o imigrantes”.

“As propostas levantadas pela Comigrar são voltadas para a criação de políticas de imigração, de políticas públicas. Mas não há um compromisso de que elas se tornarão políticas. O Ministério da Justiça abriu a escuta pra saber o que a população imigrante, e que trabalha com imigrante, propõe pra política de imigração e como fazer. A forma de conduzir essa política, o governo é quem sabe. A forma de levarmos essas propostas, cabe a nós fazer pela Comigrar”, explica Tatiana, representante da Comigrar, que se mostrou emocionada ao final da conferência, relatando que em seus 15 anos de trabalho, pesquisando na área de imigração, nunca esteve numa sala com grupos tão diversos, com tantas nacionalidades diferentes, todos em busca de um mesmo propósito, todos em busca do bem comum.


 Propostas dos imigrantes.
















O que é o COMIGRAR?

A 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio - Comigrar é uma iniciativa governamental inovadora na abordagem da questão migratória no Brasil, com mobilização nacional e internacional dos diversos atores interessados no tema e na discussão dos conceitos centrais da política migratória.

Outras conferencias preparatórias estão acontecendo durante este mês em diversos lugares do Brasil. Saiba mais sobre a Comigrar no site www.participa.br/comigrar .
A Conferência Nacional acontece em São Paulo, entre os dias 30 de maio e 1º de junho de 2014. O processo participativo que culminará nesse encontro já começou, através da participação online por meio desta plataforma, de eventos de mobilização local e de conferências preparatórias prévias que já estão sendo organizadas nas cidades.

As conferências preparatórias convocadas por governos estaduais e/ou municipais receberão apoio técnico e metodológico do governo federal, através da equipe técnica Comigrar. Além disso, o ambiente virtual, de acesso gratuito, da Plataforma Comigrar também é um apoio oferecido pelo Ministério da Justiça para quem quiser organizar conferências participativas com pessoas e organizações que estão à distância. Os delegados não governamentais que tiverem sua participação na etapa nacional, em São Paulo, confirmada pela Comissão Organizadora Nacional (CON), receberão ajuda de custos do Ministério da Justiça para sua viagem e estadia durante a Etapa Nacional da Comigrar.

Fonte: 
 Bolívia Cultural

0 comentarios: