A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO .. BOLIVIA EN LA MEMORIAL DE AMERICA LATINA.

Aconteceu neste fim de semana o evento EU AMO BOLÍVIA 2013
Por: Gi Teodoro em 05 de agosto de 2013

Aconteceu no fim de semana em São Paulo, dias 3 e 4 de agosto, a edição 2013 do evento EU AMO BOLÍVIA. Que reuniu milhares de pessoas entre público e dançarinos no Memorial da América Latina. 

Nos dois dias, das 10h40 as 18h30 houve muita dança folclórica, música, barracas de serviço, artesanato, brindes e, claro, a deliciosa gastronomia boliviana.

Permeado de fé e devoção, como as raízes culturais da Bolívia tem em seu âmago foi uma festa colorida por parte das agrupações que se apresentaram. Representando do andino ao amazônico, com participação indígena e afro descendência a colônia imigrante na capital paulista deu um show!
Para deleite de quem compareceu ou foi encantado enquanto estava de passagem, atraído pelos fortes ritmos, pelo cheiro rico dos estandes de comida. Muitos brasileiros estiveram no Memorial, jovens, famílias, em contato com a cultura rica da Bolívia.

A organização, que visa uma melhora a cada ano, trouxe para 2013 a política zero álcool e um visual – por parte dos anunciantes – mais limpo. Com segurança reforçada e bom direcionamento de localização, foi uma festa para todos.

Autoridades participaram do evento

Durante Ato Cívico com, as autoridades presentes os organizadores falaram com o público. Após a solenidade dos hinos de Brasil e Bolívia, o Presidente da Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil, Sr German Poma realizou a abertura. Agradecendo a presença de todos nesse momento de festa e das autoridades, ajudando a compô-la.

Estiveram no palco o Presidente do Memorial da América Latina, João Batista de Andrade. O Padre Alejandro Cifuentes – Pároco e Coordenador da Missão Paz São Paulo, que lembrou a religiosidade que permeia a festa.  

O Cônsul Geral da Bolívia – Jaime Valdivia, lembrando o trabalho realizado até aqui e o crescimento da colônia. Inclusive sendo tão forte e grande que o próximo passo é festejar no famoso Sambódromo de Interlagos.

Rogério Sotilli, Secretario de Direitos Humanos e Participação Social de São Paulo reiterou o trabalho feito e a disposição de fazer  muito mais, junto ao Coordenador de Políticas para Migrantes de São Paulo, Paulo Illes.

O Comandante da Polícia Militar de São Paulo – Coronel Glauco Silva de Carvalho falou sobre o contato com o consulado que tem, se reunido com a PM, em prol da segurança da comunidade e da garantia dos direitos de qualquer boliviano como cidadão em São Paulo.

Enquanto a Dra Ruth Camacho – Advogada, Folclorista e Membro da Missão Paz, concordou com o Cônsul Jaime sobre o crescimento e a luta para chegar até aqui e tudo que essa colônia de tamanha devoção e riqueza cultural pode fazer.

Folcloristas e comunicadores vieram a prestigiar

Para prestigiar a entrada da colônia paulistana, no evento que comemora os 188 anos de Independência da Bolívia, vieram da colônia boliviana na Argentina uma comitiva de 30 delegados. Membros da Membros da Confederação da Associação de Folcloristas da Argentina.

Que assim como a Sra Monica Palenque – Comunicadora e Proprietária da Rádio Televisão Popular da Bolívia (RTP) fizeram parte da festa. Sendo que a Comadre Palenque, como é conhecida, bailou com a Morenada Bolívia Central e parabenizou não só este evento como a nova parceria de comunicação para divulgá-lo.

As equipes de cobertura do Canal 7 (estatal) e do Canal 4 (privado) da Bolívia, noticiaram desde o Memorial.

Assim como uma equipe da Rádio Televisão Popular da Bolívia (RTP), para cobrir via rádio todo o ocorrido. Sendo feita a transmissão ao vivo junto a Rádio Infinita de São Paulo.

Transmissão ao vivo

Pelo 4º ano consecutivo a Rádio Infinita realizou transmissão ao vivo, fazendo cobertura do evento EU AMO BOLÍVIA. Neste ano de 2013 foram 9 horas de transmissão, para as rádios METRPOLITANA e FEJUVE da Bolívia.

Com uma equipe de 15 pessoas, entre locutores, técnicos, fotógrafos e câmeras.  Este foi o 3º ano de transmissão ao vivo para a Bolívia (em 2011 e 2012 foi junto a Rádio GALACTICA).

Encontro Mundial da Morenada

Domingo 4 de agosto – reunindo as morenadas no mesmo horário. Na introdução, explicaram que é boliviana, suas origens e que ela estava naquele momento sendo dançada em 75 cidades no mundo. No Brasil foram duas frentes: em São Paulo e no Rio de Janeiro.

No Rio foi realizada na praia de Copacabana. Enquanto na capital Paulista foi acolhida no evento maior da colônia, EU AMO BOLÍVIA 2013. Ocorrendo uma mudança na programação de sábado para domingo, de forma que todas as agrupações folclóricas que bailam a morenada se apresentaram ao meio dia, horário  do Encontro Mundial.

Premiação

Quarta feira haverá uma reunião. Os jurados fizeram as notas que estão lacradas, sendo abertas apenas na quarta junto aos delegados dos grupos e da Associação.

A premiação ocorre no próximo fim de semana.

Festa também de sabores!

No evento era possível comer bem com valores entre 3 e 20 reais. Conhecer o trabalho de artesãos e de empresas de envio de dinheiro.

Estande Bolívia Cultural

O Bolívia Cultural dispôs em seu espaço as camisetas da Campanha Internacional de Promoção Cultural - EU AMO BOLÍVIA, chaveiros e numa edição especial, cartões postais com a temática EU FUI no evento EU AMO BOLÍVIA 2013!

Sendo que cada cartão saia ao custo de 1 real e dava a quem o adquiriu a oportunidade de concorrer as camisetas autografadas pela banda mais emblemática da Bolívia os famosos Los Kjarkas e também do fenômeno musical Veneno.

Uma festa que veio para ficar

O orgulho e a difusão de uma rica cultura começou neste formato em 2007, organizado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil com o nome Olá Bolívia! Com o crescimento da colônia o evento também cresceu. Passando de um comprimento, a integração entre culturas. Em 2011, com o nome Bolívia Um Só Coração alcançou 58 mil pessoas no público.

Agora, pelo segundo ano consecutivo, a marca EU AMO BOLÍVIA. Reafirmando os laços da colônia boliviana com sua terra natal e mostrando o acolhimento do brasileiro e das outras colônias a um conjunto rico, colorido e sonoro de história e ações, cada vez mais próximo e acessível a todos, por meio de eventos como este.

Agora eles não estão mais invisíveis como alguns meios descreveriam, essas pessoas trabalhadoras no coração da cidade. Não só em número (pelo censo, a colônia boliviana cresceu 173% entre 2000 e 2010 e esta atrás apenas dos portugueses na cidade).

Com forte apelo religioso, a cultura boliviana encanta em sua variedade – do altiplano, os Andes e a sua área amazônica – e figura forte fazendo parte do calendário de eventos de São Paulo.

EU AMO BOLÍVIA 2013 – 188 anos de Independência 

Em agosto esta a data cívica mais importante para o Estado Plurinacional da Bolívia. No dia seis de agosto a população celebra sua independência com diversas festividades, em todo o território boliviano, e nos demais locais onde vivem migrantes de origem boliviana e seus descendentes. 

A celebração também é uma demonstração de fé, com o culto aos santos católicos, mas também a outras divindades, que remontam ao período pré-Colombo.

O país andino tem fortemente em sua cultura a influência dos povos Quíchua, Aymara e Guarani. Como também da colonização espanhola e a imigração europeia. Há também a presença importante do povos negros, descendentes de escravos levados principalmente, para trabalhar nas minas.

Daí, a definição do país como Estado Plurinacional.

Fonte: 
Bolívia Cultural
Foto por Fernanda Lascano

0 comentarios: