A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN BRASIL.. SAO PAULO y RIO DE JANEIRO PARTICIPARAN DEL DIA MUNDIAL DE LA MORENADA.

São Paulo e Rio participam do Encontro Mundial da Morenada
Por: Gi Teodoro em 14 de junho de 2013

Esta cada vez mais próximo o dia do ‘Encontro Mundial da Morenada’. Acontece em 4 de Agosto, por todo o mundo.

O evento tem como objetivo principal dar a conhecer ao mundo que a dança Morenada é 100% boliviana, difundindo a informação sobre este rico ritmo do folclore da jóia latina que é Bolívia.

Morenadas brasileiras participam

Os grupos são formados em maioria por imigrantes que representam de forma organizada a cultura de seu país, Bolívia. Criando grupos e fraternidades onde diversas gerações de imigrantes, seus filhos e pessoas de outras nacionalidades, que se apaixonaram por este trabalho, apresentam todo um país, sua história, povo e vida, por meio da musica e da dança.

No Brasil, a colônia boliviana é forte. Abastece o mercado de trabalho, muitos na área têxtil (neste que é o 4º maior parque industrial do mundo) e enriquece culturalmente os ambientes onde esta. Como as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Na capital paulista, algumas fraternidades chegam a ter centenas de integrantes. E em ambas as metrópoles latinas, grupos se organizam para o Encontro do dia 4 de agosto.

São Paulo e Rio no Encontro Mundial da Morenada 

Grandes atuantes no resgate, apresentação e valorização da cultura boliviana se preparam para esta participação. O Grupo Folclórico Cultural Patujú (nome de uma das flores pátrias, que tem as cores da bandeira nacional), é radicado no Rio de Janeiro. E se prepara para levar a Morenada a praia de Copacabana, em frente ao Hotel Copacabana Palace.

Em São Paulo serão 4 agrupações participando. Sendo elas a Fraternidad Bolívia Central Residentes em São Paulo BRASIL, com sua gestão 2013 ‘Chuquiago’; a Fraternidade Morenada Nueva  Revelación 2004 Los Catedráticos, com sua gestão 2013 ‘Machaq Qhantati’; a Morenada Juventud Intocables com sua gestão 2013 ‘Dejando Huellas’ e a Fraternidad Cultural Morenada Señorial Illimani, com sua gestão 2013 ‘Semilla’.

Sendo as 4, integradas a Associação Cultural Folclórica Bolívia – Brasil. Na capital paulista o evento será realizado na Fundação Memorial da América Latina. Um referencial em cultura e eventos que a promovem.
  
Quando acontece e como participar

Tendo participações em todo o mundo, a apresentação será em 4 de Agosto em todos os lugares. Em Bolívia será de 12:00h as 13:00h. Em outros países deve ser as 12h (meio dia) também, exceto Europa e outros continentes que deve ser a partir de 18:00 horas, devido o fuso horário.

O Grupo Patujú convida a todos, que tem roupa típica ou não. É só se inscrever via email grupopatuju@hotmail.com ou nos telefones (55 21) 78067671 – 85056094 – 99224073. Na data “habra un acto civico y la demostracion de la dança Morenada, todos pueden participar aquellos que tienen ropas tipica y tambien los que no tienen, para eso necesitamos el apoyo de todos con la inscripcion es simples solo nombre, telefono y si tiene ropa tipica o no , si no tiene ropa tipica les pasaremos todas las instruciones, mas informaciones”. 

Em São Paulo, compareça ao Memorial no domingo 4 de Agosto. Sua presença fortalece e reconhece toda uma cultura. E é um presente a quem vai assistir. 
  

Organização – de Bolívia para o mundo

                       

 Organização Boliviana de Defesa e Difusão do Folclore

O evento mundial é um projeto liderado e dirigido por Organización Boliviana de Defensa y Difusión del Folklore (OBDEFO) e RADIO PASIÓN BOLIVIANA desde La Paz – Bolívia. O objetivo principal é dar a conhecer ao mundo que a dança Morenada é 100% boliviana.

Aos dançarinos, não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas durante a apresentação, nem antes nem depois, todas as atividades que organizamos desde o 2004 foram “zero consumo de álcool”. A formosa imagem do folklore boliviano se vê estragada pela mistura do consumo excessivo de álcool com o folclore.

Contatos e informação: 
E mail: obdefo.bolivia@hotmail.com 
Facebook: obdefo.bolivia 
Cel. 72518725 – 2484125 – 79524590 
Lic. Napoleão Gómez e Lic. Andreyna do Rió

Cidades Participantes no Mundo

                 

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios: