EN SAN PABLO...BOLIVIA PARTICIPA DE LA 18va. FIESTA DE LOS EMIGRANTES.
Colônia Boliviana terá 4 grandes representantes de sua cultura na 18º Festa do Imigrante
Por: Da R edação em 30 de maio de 2013
São três dias de evento com participação de 80 comunidades de 35 nacionalidades. É a Festa do Imigrante, que em 2013 tem o tema ‘São Paulo é como o mundo todo’. A colônia boliviana participa com sua rica gastronomia, artesanato e dança. Serão 4 grupos bailando pela cultura boliviana.
A Fraternidad Folklorica y Cultural Caporales Universitarios San Simón – Bloque São Paulo se apresenta na manhã de abertura do evento as 11h30 do sábado dia 02. Eles são a filial oficial no país e única representante do grupo, que se espalha pelo mundo com dança e devoção. O Bloque São Paulo atua desde 2007 e bailam o Caporales, ritmo de origem afro-boliviano.
Já no outro sábado, dia 8 de junho o Grupo Folclórico Cultural Kantuta Bolívia, mais antiga instituição, com 26 anos sempre trabalhando pela dança da Bolívia, sobe ao palco. Eles levam diversos ritmos por todo o estado de São Paulo em grandes eventos.
O domingo 9 conta com duas participações. O Ballet Folclórico Boliviano as 11h30 e o Sociedad Folklorica Boliviana as 16h. Ambos os grupos de ação diversificada. O Ballet apresenta ritmos como Waka Waka com o qual sua representante subiu ao pódio na eleição da Reina Folclórica 2012 e Chacarera, que se lembra o toque sulino brasileiro. Já o Sociedad, que também trás diversidade, é o organizador da 1ª e 2º Mostras da Cultura Bolivana.
Vale a pena conferir cada um em seu estilo e todos pela cultura boliviana.
Além da Bolívia, outros países latinos marcarão presença. Do Peru, a Banda Kausachum e o grupo Cultura Peruana. O Conjunto Folclórico QuinchamaLí do Chile e Grupo Folklórico Alma Guarani do Paraguai. Brasil, Argentina, Cuba... Países Europeus e Asiáticos, gente de todo lugar na cidade dos mil povos.
Confira a programação completa
|
Outras Atividades
Além das artes e culinária, estão programadas atrações para todas as idades, como o “Talentokê”, em que as pessoas interpretam canções representativas de vários países.
O público pode visitar também a “Estação em Rede”, um espaço que disponibiliza terminais de consulta ao acervo digital do Museu da Imigração. São mais de 250 mil imagens disponíveis para visualização e download gratuito.
O “Espaço Temperos do Mundo” é mais uma novidade do evento, onde representantes das comunidades imigrantes ensinam o público pratos típicos, dando dicas de preparo das receitas. Os três dias da festa têm programação especial de oficinas e workshops de artesanato de várias nacionalidades, dança e música.
Outro destaque da programação é a “Sala de Conversa”, local destinado a discussões abertas sobre as principais questões relacionadas à imigração na atualidade como: direitos humanos dos migrantes, refúgio e tradições de diferentes culturas.
Para o público infantil tem a “Tenda Faz e Conta”, onde um contador de histórias entretêm as crianças interpretando contos do mundo todo.
Quem tiver interesse também pode dar um depoimento ao projeto virtual colaborativo “Cosmopaulistanos”, que pretende mapear locais de tradições e vivências de imigrantes e migrantes da cidade de São Paulo.
Cartaz Flipeta Vídeo Programação
Serviço - 18ª Festa do Imigrante
Datas: 2, 8 e 9 de junho de 2013
Horário: 10h às 16h
Entrada: R$ 6
Local: Arsenal da Esperança – Rua Dr. Almeida de Lima, n 900, Mooca – São Paulo (Complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes)
Próximo: Estação Bresser-Mooca (Metrô – Linha 3 Vermelha)