A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO... NOTA DE REPUDIO A LA RADIO BANDEIRANTES..POR COMENTARIO PERVERSO.

Nota de repúdio ao comentário perverso da Rádio Bandeirantes sobre o Bolívia Cultural.
Por: Da Redação - São Paulo - SP - Brasil - 26/02/2016 09:31:00



O portal de notícias Bolívia Cultural (BC) vem a público manifestar seu amplo repúdio e indignação à perversa nota realizada pela Rádio Bandeirantes (em 18/2/2016), na qual o Bolívia Cultural é qualificado como “Site usado para divulgar as emissoras clandestinas”.
Acompanhe o link a seguir: http://radiobandeirantes.band.uol.com.br/conteudo.asp?ID=769864

Esta afirmação desqualifica o trabalho de repercussão internacional que o Bolívia Cultural conquistou em 8 anos de trabalho, num universo de milhares de ações de produção e promoção dos direitos humanos, cultura, folclore, educação, diversidade sexual, religião, saúde e, principalmente, na promoção de integração da América Latina.

Deve-se considerar que o Bolívia Cultural criou inúmeras campanhas e projetos que promoveram o combate a xenofobia, racismo e intolerância no Brasil. Dessas ações, podemos destacar o projeto “VIOLÊNCIA NÃO – Quebrando o Silêncio” – projeto que promoveu os direitos humanos e denunciou os atropelos contra imigrantes latino-americanos no Brasil (considerado um dos 34 projetos de destaque do Brasil em 2015 pela Social Good Brasil). Acompanhe o link a seguir: www.violenciano.com.br

A nota da Rádio Bandeirantes é duma infelicidade tamanha, que não só atenta contra o Bolívia Cultural, mas como atropela a liberdade de expressão garantida na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu artigo 19º, que expressa que “Todos têm o direito à liberdade de opinião e de expressão. Este direito inclui a liberdade para ter opiniões sem interferência e para procurar, receber e dar informação e ideias através de qualquer meio de comunicação e sem importar as fronteiras” e que também foi ratificada pelo Brasil em 1988.

A gravação telefônica do diretor do Bolívia Cultural, sem autorização e sem identificação, demonstra claramente a intenção premeditada de manipulação, com finalidade de obter um produto tendencioso, ferindo a ética jornalística.

Na gravação, a retórica do nosso diretor era muito mais ampla sobre o problema social que se vive no Brasil e no mundo. O aproveitamento da gravação original foi mínimo, sendo descartado 95% do conteúdo capturado e o resto havendo sido editado perversamente.

Alerte-se que o Bolívia Cultural sempre colaborou nas inúmeras ocasiões com o Grupo Bandeirantes (BAND), como fonte de informação e cooperação com colegas de pauta e jornalistas, sempre que solicitado em relação às matérias culturais e sociais da história da migração latino-americana no Brasil (colaboração frequente com todos os meios de TV, rádio, jornal e web no Brasil). Em 2014, aceitamos o convite do programa “Brasil com S” (RÁDIO BAND NEWS FM). Acompanhe os links a seguir: http://www.boliviacultural.com.br/ver_noticias.php?id=2346
http://bandnewsfm.band.uol.com.br/Noticia.aspx?COD=697731&Tipo=227
Participação realizada nas instalações dos estúdios da BAND, na região do Morumbi, na cidade de São Paulo. “A nossa participação não foi editada em momento algum”.


Ferir a integridade do Bolívia Cultural é ferir a Liberdade Universal da Comunicação!


- O direito à comunicação é um dos pilares centrais duma sociedade democrática. Assumir a comunicação como um direito humano significa reconhecer o direito de todas as pessoas de ter voz, de se expressar. Significa reconhecer a comunicação como um direito universal e indissociável de todos os outros direitos fundamentais.
Se comunicação é um direito, é preciso que haja a permanente busca por garanti-lo. Portanto, enquanto há impeditivos (sejam eles sociais, políticos, econômicos ou técnicos) para a realização plena desse direito, é dever e papel do Estado a promoção da pluralidade, da diversidade e da luta constante pela superação dessas desigualdades.

(Intervozes, coletivo brasil de comunicação social)


- Isso levou organizações internacionais como a Unesco e mesmo nações como a Bolívia a reconhecerem oficialmente esse direito. Mesmo o Brasil já possui uma lei que se refere à comunicação como direito: o Estatuto da Juventude, em seu artigo 26, estabelece que “o jovem tem direito à comunicação e à livre expressão, à produção de conteúdo, individual e colaborativo e ao acesso às tecnologias de informação e comunicação”.

Na prática, o direito humano à comunicação significa que todas as pessoas devem poder e ter condições para se expressar livremente, ser produtoras de informação, fazer circular essas manifestações, sejam elas opiniões ou produções culturais. Portanto, não basta ter liberdade de expressão ou acesso a uma vasta gama de fontes de informações. É preciso que Estado e sociedade adotem medidas para garantir que todos e todas possam exercer esse direito plenamente.

Neste sentido, é necessário atuar contra as diferenças econômicas, sociais e políticas que fazem tão poucos terem condições de serem produtores/as e difusores/as. 

Significa impedir, como prevê a Constituição, qualquer forma de concentração dos meios de comunicação. Significa promover a diversidade cultural, apoiando a produção e a veiculação de conteúdo regional, combatendo os preconceitos e distorções na forma como a mulher, o/a negro/a, o/a homossexual, os/as povos tradicionais, os imigrantes e migrantes, e tantos outros e outras são retratados pela mídia.

(Helena Martins, jornalista, doutoranda em Políticas de Comunicação na UnB e integrante do Intervozes.)


Outras demonstrações de apoio e indignação à desqualificação que o Bolívia Cultural recebeu da Rádio Bandeirantes.

Rogerio Sottili - Secretário Especial dos Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
 



Luiz Bassegio - Grito dos Excluidos Continental.            -------- Luiz Bassegio - Grito dos Excluidos Continental
 


Ailton Santos, Movimiento Negro - Periferia Ativa - Comité Contra o Genocidio da População Pobre, Preta e Periferica.


Paulo Illes - Coordenador de Politicas para Migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.
 


Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO...QUIERES HACER HISTORIA CON UNA OFICINA DE COSTURA.

Quer fazer parte da história de uma pequena oficina de costura
Por: Da Redação - São Paulo - SP - Brasil - 29/01/2016 16:51:28

Quer fazer parte da história de uma pequena oficina de costura e ajudar na promoção de relações justas de trabalho? Procuramos por mentores voluntários em São Paulo-SP!

 

Já pensou em apoiar diretamente o desenvolvimento de um negócio local? Se você é da cidade de São Paulo, já é empreendedor com experiência ou é especialista em aspectos de gestão, participe como voluntário da Aliança Empreendedora como mentor. As inscrições vão até 05 de fevereiro e podem ser feitas aqui: http://goo.gl/forms/xWDGXpcpS0

Para esse processo de inscrição buscamos por mentores na cidade de São Paulo-SP que além da mentoria, também tenham o interesse de conhecer diferentes culturas e realidades. Isso porque durante esse processo de mentoria, o mentor irá orientar diretamente microempreendedores donos de oficinas de costuras, em sua maioria imigrantes bolivianos ou latino-americanos, que já foram apoiados pela Aliança Empreendedora no projeto Tecendo Sonhos.

Como mentor você acompanha por um período de 6 meses a 1 ano um microempreendedor no desenvolvimento do seu negócio. Esse acompanhamento ocorre por meio da troca de ideias, conhecimentos e experiências, com você podendo ter influência direta na história de imigrantes donos de oficinas de costura.

Os selecionados para serem mentores no Tecendo Sonhos irão participar de um treinamento presencial da metodologia de mentoria da Aliança Empreendedora com apoio da equipe de especialistas na temática de promoção de relações justas de trabalho na cadeia produtiva têxtil. O treinamento será em fevereiro na cidade de São Paulo.

Quer saber mais sobre a mentoria e participar de uma experiência incrível? Acesse o formulário e conheça mais sobre esse projeto! http://goo.gl/forms/xWDGXpcpS0

O projeto Tecendo Sonhos é uma iniciativa da Aliança Empreendedora, desenvolvido atualmente em parceria com a BrazilFoundation.
Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO... CARNAVAL BOLIVIANO 2016.

Carnaval boliviano 2016 em São Paulo, no Memorila da América Latina
Por: Da Redação - São Paulo - SP - Brasil - 28/01/2016 12:48:13

 

 

Serviço:

Carnaval boliviano 2016
Local: Memorial da América Latina
Quando: domingo 7 de fevereiro a partir das 10h
Organização: ACFBB e a Feira Kantuta
Entrada livre

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios: