A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO...PERÚ PROMUEVE RUTA DE TURISMO DE LA QUINUA.

Rota da Quinoa, primeiro roteiro de Turismo Gastronômico do Peru, é lançada pelo Ministério do Turismo e OMT
POR IVES - QUARTA-FEIRA, 11 DE MAIO DE 2016 GASTRONOMIA, NOTÍCIAS

Anúncio foi feito durante o 2° Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, recentemente realizado no Centro de Convenções de Lima. Assinatura do acordo foi feita entre a vice-ministra de Turismo do Peru, María del Carmen de Reparaz, e o Secretário Executivo da Oorganização Mundial do Turismo, Carlos Vogeler.

Cultivo de quinoa_Foto Flor Ruiz-PROMPERÚ

Várias visitas técnicas têm sido realizadas na região de Puno, no Sul do Peru, para avaliar o potencial e as estratégias para o desenvolvimento do protótipo no país. Além de técnicos e representantes da OMT, restaurantes, hotéis e operadoras de turismo também estão envolvidos nos trabalhos.

São Paulo, 11 de Maio de 2016 – Foi lançada, durante o 2º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, recentemente realizado em Lima, no Peru, a Rota da Quinoa. A novidade foi anunciada com orgulho pela ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR), Magali Silva Velarde-Álvarez, que destacou que este é o primeiro roteiro de turismo gastronômico do país, lançado pelo Governo do Peru e pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Magali Silva destacou que o projeto é um “estudo de valor”, uma metodologia de trabalho que se desenvolverá em torno de um produto específico. Em função disso, será possível a troca de conhecimentos e a criação de projetos turísticos que se comprometam a incentivar a competitividade a partir da ética e da sustentabilidade. Além disso, oferece um ponto de partida para os setores público e privado. “Em síntese, esse protótipo da OMT é um projeto vivo de pesquisa e análise em um destino turístico. O que buscamos com isso é realizar um exercício prático de inovação e aprendizagem para estabelecer modelos que possam ser replicados em diversos destinos em nosso país e no mundo”, manifestou a ministra.

A proposta, segundo a ministra Magali Silva, é baseada no modelo de protótipos da OMTC e apresenta uma metodologia inovadora na abordagem do turismo. A ideia é oferecer aos viajantes uma nova maneira de explorar um destino, conhecer o estilo de vida dos produtores através dos centros de produção, que atuam como centro de referência na área ou região onde estão localizados.

Salada de quinoa_Foto Erick Andía-PROMPERÚ
Salada de quinoa_Foto Erick Andía-PROMPERÚ
A metodologia aplicada na chamada Rota da Quinoa terá cinco fases: descoberta; desenho técnico; desenvolvimento de plano de negócios; realização; processos de supervisão e melhoria. Essas lições se relacionam com os elementos-chave que estabelecem o protótipo: analítica, tecnologia, proposta turística, a criação da narrativa, o modelo de governança, o processo de certificação, entre outros.

Proposta foca a região de Puno

O acordo foi assinado pela vice-ministra do Turismo do Peru, María del Carmen de Reparaz, representando o MINCETUR, e o Secretário Executivo de Relações com os Membros da OMT, Carlos Vogeler. No documento oficial dirigido ao Secretário-Geral da OMT, Taleb Rifai, em agradecimento ao trabalho conjunto na organização do 2º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, foi incluído um pedido formal para o desenvolvimento do primeiro protótipo de Turismo Gastronômico da OMT no Peru.

Em 21 de janeiro de 2016, durante a Feira Internacional de Turismo (FITUR), foi realizada uma reunião de trabalho entre representantes do MINCETUR e da OMT para apresentar a proposta peruana para levar a cabo a iniciativa. De 13 a 18 de março deste ano, foi realizada uma visita técnica na região de Puno para avaliar o potencial e as estratégias para o desenvolvimento do protótipo no Peru, através da articulação da cadeia de valor da quinoa no turismo. Foram realizadas 25 reuniões com as partes interessadas dos setores público e privado, no qual foram incluídos representantes de restaurantes, hotéis e operadoras de turismo. Está planejada outra viagem até a região de Puno, por técnicos e representantes da OMT, para dar continuidade ao desenvolvimento da proposta.

A quinoa

A quinoa é o grão andino mais celebrado da rica dispensa peruana. Existem, no território peruano, mais de três mil ecotipos de quinoa e, até o momento, foram disseminadas cinco variedades de cor, além da branca. Produto emblemático do Peru, a quinoa oferece uma alternativa saudável no desafio de produzir alimentos de qualidade. Todo o seu processo de cultivo é totalmente orgânico.

Variedades de quinoa
Variedades de quinoa

Em 2013, a ONU designou, em Nova York, que aquele seria o ano para homenagear as qualidades da quinoa e o seu potencial para a erradicação da fome, desnutrição e pobreza, batizando como o Ano Internacional da Quinoa. Entretanto, a homenagem não contempla só o aspecto nutricional. O Ano Internacional da Quinoa também agrega valor aos esforços de milhares de trabalhadores. Quase toda a produção de quinoa atualmente é feita por pequenos agricultores e associações, e o cultivo é feito de acordo com normas técnicas peruanas para o produto.

Informações sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/

Facebook: https://www.facebook.com/visitperu

Twitter: https://twitter.com/peru

Youtube: https://www.youtube.com/user/VisitPeru

0 comentarios: