A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO...MARTES DE CHA'LLA EN SP.

Martes de CHALLA em São Paulo
Enviada em: 01/03/2017 19:34Hs
Martes de CHALLA em São Paulo

Comunidade boliviana em São Paulo neste 28 de fevereiro festejou com muita alegria o tradicional “Martes de Challa” (quarta feira de CHALLA)  dia carnavalesco que na tradição boliviana são agradecidos e celebrados os bens conquistados, propriedades como carros, lojas, casas, etc. Os bens conquistados são adornados com flores, serpentina, confete, flores, e bexigas. Os adornos são agradecidos as deidades andinas com a "PACHAMAMA" (mãe terra) principal elemento de agradecimento na cultura boliviana.

Estabelecimento comercial "challado" na Rua Coimbra.
 

Veículo novo "challado" na Rua Coimbra.

 

"Mesa" altar colorido serve para queimar no ritual de "La k´oa" ofertado ás deidades andinas.



Água & Espuma

Crianças, adolescente e por que não adultos brincavam numa tarde quente na Rua Coimbra, grupos de jovens atacavam opostos com bexigas de agua e spray de espuma, parte dos envolvidos na festa fantasiados de “PEPINO” (personagem bufo do carnaval “paceño” - cidade de La Paz), outros fantasiados de “chutas e cholas” também alegravam a rua, brasileiros também foram vitimas da alegria carnavalesca, que aceitavam de bom agrado a festa boliviana.



 Espuma e bexigas de água na Rua Coimbra em São Paulo.



Feirantes da Rua Coimbra festeijam o "MARTES DE CHALLA" (terça-feira de CHALLA).

 

“Challa” do Bolívia Cultural

O portal de noticias Bolívia Cultural também realizou o ritual de agradecimento as deidades aimarás nesta data carnavalesca que agradece as colheitas e conquistas recebidas. O Bolívia Cultural foi adornado a caráter com serpentina, confite (bolinhas de açúcar colorido) agradecendo as conquistas e tomando as energias milenares da “PACHAMAMA” para um 2017 com maiores vitórias.



"CHALLA" da redação & produtora do Bolívia Cultural em São Paulo, equipamentos de produção e projetos conquistados foram motivo da tradicional "challa".

0 comentarios: