A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO...HIJA DE BOLIVIANOS GANA BOLSA DE ESTUDIOS y SUEÑA SER MEDICA.

Boliviana filha de costureiros ganha bolsa de estudo e sonha ser médica

Adolescente foi selecionada por instituto para bolsa em colégio particular. Após receber mais de10 mil inscrições, programa teve 250 candidatos aprovados.

Por G1
14/02/2017 17h08  Atualizado 14/02/2017 17h08
Tiago Queiroz/Divulgação Ismart (Foto: Ismart) Tiago Queiroz/Divulgação Ismart (Foto: Ismart)
Tiago Queiroz/Divulgação Ismart (Foto: Ismart)

A boliviana Ceciluz, de 15 anos, conquistou neste ano uma bolsa de estudos em uma disputa que envolveu 43 candidatos por vaga. Ser selecionada pelo Instituto Ismart para estudar no Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo, é a nova etapa na trajetória de uma aluna que conta sempre tirado notas boas em sua terra natal e que busca no Brasil oportunidades para, no futuro, concretizar o sonho de ser médica.
Junto com os pais, que são costureiros, e do irmão, Ceciluz chegou ao Brasil em fevereiro de 2012. Na Vila Paulistânia, na Zona Leste, a garota conta que sofreu com a adaptação com o idioma e não se abateu diante das dificuldades que encontrou na Emef Cecília Meireles. "O ensino é bem diferente", afirma, comparando o Brasil com a Bolívia.
Assumidamente tímida a estudante diz que a relação com a nova escola pública não deixou traumas. "Foi uma adaptação meio que tranquila, tinha um pouco da discriminação, mas acho que com o tempo a gente foi se adaptando e ficaram mais amigos", diz.
Ceciluz conta que após superar as dificuldades do primeiro ano de adaptação, começou a pensar em cursos para ampliar sua formação. "Sabia que o que eu estava aprendendo não era suficente para onde eu queria chegar", conta.
Foi uma professora de matemática, uma de suas disciplinas preferidas, que indicou o processo seletivo do Ismart. Ceciluz chegou a ser aprovada na seleção anterior, mas não tinha idade ainda para ser beneficiada pela bolsa.
Agora, com a vaga garantida em um colégio particular, já se prepara para buscar o sonho de ser médica. A meta está definida: estudar fora do país, seguindo passos de outros bolsistas do instituto que conseguiram vagas em universidades estrangeiras. A vontade de cursar medicina e virar pediatra ela trouxe de suas experiências antes de vir para São Paulo. "Na Bolívia tinha muitas crianças pequenas que eu cuidava deles", lembra.

Em casa, atualmente ela se dedica exclusivamente aos estudos e apoia o irmão, que está no oitavo ano. Para os pais, a conquista foi celebrada como um grande passo. "Eles sempre me apoiam para continuar, para ser melhor do que eles são agora", comenta.
Sobre o Ismart
Criado em 1999, o Ismart (sigla para Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade.

0 comentarios: