A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO...EL CARNAVAL DE LOS IMIGRANTES.

Carnaval dos Imigrantes embala público em São Paulo
6 fevereiro, 2017
Por Géssica Brandino – texto e fotos

Música, dança e sabores de diversos países da América Latina marcaram a primeira edição do Carnaval dos Imigrantes. Promovido pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) neste domingo (05/2), na Quadra do Sindicato dos Bancários, em São Paulo, o evento proporcionou um momento de intercâmbio cultural.

Carnaval dos Imigrantes embala público em São Paulo

Integrante da equipe de organização do evento, Vera Gers destaca que o intuito da iniciativa é abrir um espaço dentro do Carnaval para que os imigrantes possam se divertir e apresentar um pouco da própria cultura. “É uma oportunidade para ajudar a derrubar barreiras, num momento em que muros estão se erguendo contra imigrantes no mundo. Queremos mostrar que não precisa ser assim”.

Quem participou do evento pode saborear pratos típicos da Colômbia, Peru e México. Arepas, ceviche, empanadas, burritos e alfajores foram algumas das iguarias que deliciaram o público. Também era possível comprar brincos, colares, bolsas, lenços, roupas e artesanatos peruanos.

A programação cultural começou com a apresentação do grupo “Entre Latinos” e ao longo do dia, a quadra ganhou cores com os grupos de dança de diferentes países. O “Mi Viejo San Simón” levantou público com o Caporal, dança folclórica de La Paz, na Bolívia. Na sequência, dança cigana de “Concepcion y las Gitanas”, “Kantuta” e, para trazer um pouco do carnaval brasileiro, a “Bateria 22” e a “Escola de Sampa Em Cima da Hora Paulista”.

Dançarinos há quatro anos, Jane Mota e Manollo Hannishi apresentaram ao público a dança cigana de casal. Os artistas já participaram de eventos e elogiaram a iniciativa de promover uma ação com enfoque migratório para comemorar o mês do carnaval. “Tem que haver esse tipo de evento para expandir as culturas. Ouvindo a música, eu me sinto na Bolívia. Como professora de artes, gosto muito de trabalhar essas conexões”, destaca Jane.

Caporales dançam com o público durante o Carnaval dos Imigrantes. Crédito: Géssica Brandino/MigraMundo

Artesanato de países latino-americanos foi uma das atrações do Carnaval dos Imigrantes. Crédito: Géssica Brandino/MigraMundo


Mi Viejo San Simón dança com o público durante o Carnaval dos Imigrantes. Crédito: Géssica Brandino/MigraMundo

Comidas típicas de países latino-americanos estavam disponíveis no evento. Crédito: Géssica Brandino/MigraMundo


Comidas típicas de países latino-americanos estavam disponíveis no evento. Crédito: Géssica Brandino/MigraMundo

Comidas típicas de países latino-americanos estavam disponíveis no evento. Crédito: Géssica Brandino/MigraMundo


O casal Jane e Manollo. Crédito: Géssica Brandino/MigraMundo

0 comentarios: