A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO... LANZAMIENTO LIBRO " HISTORIAS QUE SE CRUZAN EN LA PLAZA KANTUTA".

Lançamento do livro “Histórias que se cruzam na Kantuta” Dom.25/09
POR IVES - DOMINGO, 11 DE SETEMBRO DE 2016 CULTURA, NOTÍCIAS

O Coletivo “Sí, Yo Puedo” convida a todos ao lançamento do livro “Histórias que se cruzam na Kantuta”. Este livro é um encontro de vidas de imigrantes, sua vida seus sonhos e suas lutas. Conta as histórias de imigrantes, desde seus países de origem até chegarem ao Brasil, seus contatos e inserção no país.

14039882_1578777119097638_72304089030739761_n


O título ‘Histórias que se cruzam na Kantuta’ faz referência à praça Kantuta, local frequentado por todos esses narradores. A praça é um ponto de encontro de imigrantes, bolivianos em sua maioria, e é onde ocorre uma feira gastronômica, todos os domingos, numa tentativa de preservar viva a identidade cultural destes que vêm ao Brasil em busca de trabalho e melhores condições de vida. Kantuta é o nome de uma flor típica do altiplano andino e suas cores – verde, amarelo e vermelho – colorem a bandeira da Bolívia.


Na Praça Kantuta também se localiza a tenda do coletivo Sí, Yo Puedo! (SYP) , ligação existente entre os narradores e eu (Luana), que – apoiada pela orientação da professora Adriana Rodrigues Domingues – registrei e transcrevi estas histórias. Isto se tornou possível porque o projeto social SYP firmou uma parceria com a minha universidade (Universidade Presbiteriana Mackenzie), de modo que nós, estudantes de Psicologia do último ano, podíamos realizar o estágio de Psicologia Comunitária lá. Assim, ao conformar as equipes de trabalho do projeto foi se percebendo, a partir dos atendimentos realizados com a população imigrante, que entre as inúmeras barreiras enfrentadas, o idioma e a regularização eram das dificuldades as que mais repercutiam no acesso à educação e ao trabalho formal, frentes em que o SYP começou a atuar.

Serviço
Lançamento do Livro “Histórias que se cruzam na Kantuta”

Domingo, 25 de setembro às 16:00 – 18:00

Local: Feria a Kantuta, altura do no 625 da rua Pedro Vicente, bairro do Pari, São Paulo (SP).
Como chegar: de transporte público, desça na estação Armênia do metrô, saída para a rua Pedro Vicente. A praça da Kantuta está a 700 metros. De carro, vá pela Avenida Cruzeiro do Sul, sentido bairro, e vire à direita na rua Pedro Vicente.

Evento Face: https://www.facebook.com/events/556460384561511/

Confira a programação do lançamento:
– Roda de leitura do livro
– Distribuição de exemplares
– Apresentações artísticas

Esta obra é resultado de um projeto de história oral, com o objetivo de resgatar histórias e memórias de imigrantes.

Realização:
Coletivo Si, Yo Puedo | VAI | VGL | Cultura – Prefeitura de São Paulo

Contato: historiasqsecruzam@gmail.com

0 comentarios: