A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO... COMUNIDAD BOLIVIANA AYUDA VICTIMAS DEL INCENDIO EN SAO PAULO.

Comunidade boliviana socorre vítimas de incêndio em São Paulo
Enviada em: 19/07/2016 17:03Hs

Comunidade boliviana organiza ajuda a 40 famílias de imigrantes bolivianos que tem perdido absolutamente todo. 120 crianças suportando o frio, fome, e falta de um teto próprio.

Comunidade boliviana socorre vítimas de incêndio em São Paulo
Na noite de domingo (17) de julho, aconteceu um incêndio de proporções descomunais na ocupação conhecida como (Dom Vital) na Av. Dom Vital - Vila Maria, Zona Norte de São Paulo, o incêndio deixou centenas de pessoas na rua, e cobrou a vida de duas pessoas (ambas brasileiras).



Devido a precariedade das moradias, e o fato de serem construídas na sua maioria com papelão, madeira e compensado, o fogo tomou conta do local rapidamente sem dar tempo de salvar nada das residências, as famílias priorizaram suas vidas e vidas dos familiares.

Trinta e cinco carros do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local para controlar o fogo que atingiu casas na altura do número 250 na Rua Manguari.


Aproximadamente 40 famílias de imigrantes bolivianos tem perdido absolutamente todo.

As famílias são constituídas por casais jovens, em media de (30) anos de idade, com crianças muito novas, aproximadamente existem umas 120 crianças suportando o frio, fome, e falta de um teto próprio.

Essa não foi a primeira vez que a favela foi atingida pelo fogo. No dia 19 de janeiro, outro incêndio deixou oito famílias desabrigadas. Na ocasião, um protesto chegou a fechar a pista local da Marginal Tietê.




Nieves e Yovana, vizinhas do local do incêndio contam como foi a tragédia e como estão as famílias dos imigrantes bolivianos que perderam tudo.

  
Nieves e Yovana, vizinhas do local do incêndio contam como foi a tragédia e como estão as famílias dos imigrantes bolivianos que perderam tudo.

Campanha da comunidade boliviana

As imigrantes bolivianas Nieves Quispe (49) e Yovana Vasques (39) naturais da cidade de La Paz, ambas se encontram mediando com instituições bolivianas e municipais o apoio aos afetados.

A pastoral do Imigrante foi a primeira instituição que comprometeu seu apoio, recebendo as doações de alimentos e dinheiro que serão encaminhados aos danificados.

As instituições de imigrantes folclóricas, sociais, esportivas, e religiosas no Brasil, poderão organizar campanhas entre seus associados, e as doações adquiridas serão entregues à Paroquia Nossa Senhora da Paz, que a sua vez irá entregar as doações aos danificados. Facilitando assim a logística e rendição de contas das doações.

Nieves e Yovana, afirmam que o primordial para as famílias são os alimentos, e dinheiro para poder reconstruir os barracos, sem esquecer o empréstimo ou doação de maquinas de costura que serão usadas para as famílias reconstruir sus vidas dignamente. "Tirar a segunda via dos documentos dos pais de familia e crianças (RG, RNE, CPF, CI entre outros) tambem é muito importante. Nesta âmbito o apoio do consulado da Bolívia em São Paulo esta sendo de enorme importância", diz Nieves.

 Conheça um pouco mais das bolivianas Nieves e Yovana.


Claudio Luna Cônsul Geral da Bolívia em São Paulo, na tarde desta terça feira (19) de julho, visitou o local e conversou com os imigrantes bolivianos afetados pelo incêndio e ofereceu todo o apoio que o consulado consiga realizar, com a documentação e mediando com as autoridades paulistas.




As doações podem ser realizadas

Na Igreja Nossa Senhora da Paz, Rua Glicério, 225
Tel.: (11) 3340-6966
De segunda a sexta feira
Das 9 a 12h / de 13:30 a 17h

Contas bancarias serão divulgadas em breve.

*Fotos cedidas por Yobana Vasques

0 comentarios: