A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO .. PREFECTURA SOLICITA REBIZAR EMISION DE CARTERA DE TRABAJO.

Prefeitura de São Paulo solicita revisão da Portaria que permite emissão de Carteira de Trabalho para imigrantes
Por: Da Redação - São Paulo 25/03/2015 16:44:47

Ministro Manoel Dias se mostrou sensível à demanda e se comprometeu a reavaliar a questão



O secretário-adjunto de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, e o secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, se reuniram hoje (23) com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, para tratar da descentralização da emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social para imigrantes e refugiados. Também participaram da reunião o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Luiz Antonio de Medeiros, o coordenador de Políticas para Migrantes, Paulo Illes, e o coordenador do Trabalho, José Trevisol. 


A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (STDE) entregaram ofício ao ministro solicitando a revisão da Portaria nº 275, de 12 de março de 2015, que prevê convênio entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Prefeitura de São Paulo para descentralizar a emissão de Carteira de Trabalho para a população migrante em equipamentos municipais, como os Centros de Apoio ao Trabalho (CAT). A Portaria, como está formulada, beneficia imigrantes de somente duas nacionalidades, e por um período limitado de 120 dias.

Reafirmando seu compromisso com a toda população migrante, independente da nacionalidade e status migratório, e com os princípios e propostas da 1ª Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes de São Paulo, a Prefeitura reivindica que não haja restrições temporais e de nacionalidade para a celebração deste convênio. Pretende-se, dessa forma, agilizar os trâmites e facilitar o acesso ao mercado formal de trabalho para todos os imigrantes e refugiados. 

Atualmente, a emissão de Carteira de Trabalho para esta população se restringe às Superintendências, Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego, e um agendamento pode demorar meses, relegando os migrantes a situações de alta vulnerabilidade. Além disso, a morosidade na liberação do documento, aumenta o tempo de permanência destes imigrantes nos abrigos, o que acarreta superlotação. O ministro Manoel Dias e a Superintendência Regional se mostraram sensíveis à demanda e se comprometeram a reavaliar a questão nos próximos dias.

Fonte: 
Bolívia Cultural
prefeitura.sp.gov.br

0 comentarios:

EN SAN PABLO .. PRIMER FAB LAB COMUNITARIO.

Memorial tem o primeiro Fab Lab comunitário do Brasil
Por: Da Redação - São Paulo 25/03/2015 13:09:16

No dia 28 de março será inaugurado o Memo FabLab, o primeiro Laboratório Comunitário de Fabricação Digital Público do Brasil. Conhecido por FabLab, o laboratório será instalado na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina. A ideia é que ele seja utilizado em oficinas e workshops para pessoas interessadas em conhecer mais sobre tecnologias digitais de concepção e fabricação de modelos 3D.



Mostra “Vinte Cinco + 1″ comemora os 26 anos do Memorial

O primeiro FabLab comunitário da América Latina fica no Museu de Arte de Lima, no Peru. O Memo FabLab será o segundo do continente latino-americano e o primeiro em solo brasileiro aberto ao público e gratuito. Por meio dele, o Memorial passa a fazer parte da Citi Fab Lab, rede internacional comprometida com o uso público e gratuito dessa nova tecnologia que permite, em tese, tornar concreto quase qualquer coisa.

As pessoas poderão assistir a fabricação de objetos ou mesmo fabricar (concretizar, imprimir) sua própria ideia. Basta conversar com os artistas que irão tocar o Memo Fab Lab, a dupla Lucas Schlosinski e Lilian Fontenela. O Memo FabLab funcionará de terças a sextas-feiras, das 13h às 18h.
Histórico

As atividades do Memorial envolvendo a tecnologia 3D, sob o conceito FabLab, começaram em 2012 por meio de uma parceria com a USP. O professor Paulo Eduardo da Fonseca de Campos, coordenador do curso de design e do FabLab da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, pioneira nessa  área no Brasil, treinou os então artistas residentes do Memorial, Lucas Schlosinski e Lilian Fontenela, para o desenho em 3D e impressão de uma maquete do Memorial.

A artista plástica e gerente da galeria Marta Traba, Ângela Barbour – que antes de se dedicar às artes foi pesquisadora científica do Instituto Butantã, pois é farmacêutica bioquímica de formação – levou o projeto da maquete 3D do Memorial da América Latina ao Fase 5 – Encontro de Arte e Tecnologias Metáforas da Sobrevivência, que se deu em novembro de 2013, em Buenos Aires, Argentina.

Em março de 2014, o professor da FAU-USP Paulo Fonseca fez uma palestra no Memorial sobre as possibilidades abertas por essa tecnologia. O conceito de FabLab (abreviação em inglês para laboratório de fabricação) surgiu em 2001 no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Ele possibilita uma rápida “fabricação digital” de objetos mesmo por quem não tem conhecimento técnico, por meio de equipamentos controlados por computador que cortam e esculpem materiais diversos.

Em meados do ano passado, o Memorial participou do segundo encontro latino-americano de FabLabs, um congresso on line chamado FabLate Fest 2014, coordenado pelo FabLab do Peru. Além da maquete 3D do Memorial, foi apresentada a metodologia de produção de imagens táteis para deficientes visuais, desenvolvida no Memorial pelo projeto Céu Aberto. Barbour e a professora Lilian Amaral, do Instituto de Artes da Unesp, trabalham atualmente no que elas chamam de uma “corpografia” para não videntes.

Filosofia

O primeiro Fab Lab foi montado no MIT pelo professor Neil Gershenfeld como parte da disciplina How To Make (almost) Anything (Como fazer quase tudo). Dinâmico, tornou-se um ponto de encontro entre estudantes, profissionais e empreendedores, em busca de espaço, máquinas, ferramentas e o apoio necessário para o desenvolvimento de produtos e ideias.

E se configurou o conceito de que todo conhecimento advindo daí deve ser público e aberto na internet. Criou-se uma rede de Fab Labs em todo o mundo (cerca de 200, atualmente), principalmente nas universidades. Para fazer parte dela deve-se defender a mesma ideologia, ou seja, todo conhecimento deve ser aberto.


Um desdobramento mais recente das FabLab é a CitiFabLab, uma rede  de FabLab com a mesma ideologia e acessível a todo cidadão e não mais só aos estudantes ou empreendedores, como são as das universidades.

O Memo FabLab faz parte então dessa rede Citi FabLab. Está aberto e acessível a todo visitante do Memorial que quiser desenvolve um projeto e tornar concreto uma ideia – algo como imprimir o seu sonho.

Serviço

Memo FabLab

Inauguração: Sábado, 28 de março, 11h

Visitação e Oficinas: terças às sextas, 13h às 18h

Galeria Marta Traba

GRÁTIS
Fonte: 
Bolívia Cultural
memorial.org.br

0 comentarios:

EN SAN PABLO .. PRESENTACION DE LA COLONIA PENAL.

Colônia Penal
Por: Da Redação - São Paulo 25/03/2015 12:57:51

No dia 31 de março, terça feira, aniversário do Golpe Militar de 64, a Cia Carne Agonizante fará uma apresentação especial do espetáculo Colônia Penal no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo. O espetáculo entrará em temporada dia 3 de abril, no Kasulo, ficando em cartaz às sextas, sábados e domingos, até o dia 26.

 

Inspirado na obra homônima de Franz Kafka, Colônia Penal é dedicado aos mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar no Brasil. A obra propõe que o insólito e o absurdo possam ser percebidos em várias situações: numa detalhada descrição de métodos de tortura dos regimes antidemocráticos abrigando e encobertando assassinos; na cruel e irônica omissão de um observador estrangeiro; na estranha relação entre o poder oficial e o condenado.

Coreografia, direção e concepção de Sandro Borelli. Intérpretes: Amanda Santos, Rafael Carrion, Alex Merino, Maria Glória, Everton Ferreira e Mainá Santana. Preparação corporal de José Ricardo Tomaselli e Vanessa Macedo. Produção de Júnior Cecon.


SERVIÇO:

31/03 às 20h no Centro de Referência da Dança da Cidade de SP
Gratuito! Capacidade: 80 lugares!
Endereço: Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa
(antiga Escola Municipal de Bailado)
Contato: 11.3214.3249

de 03 à 26/04 no Kasulo - Espaço de Cultura e Arte
Sextas e sábados às 21h e domingos às 20h
Gratuito! Capacidade 35 lugares!
Endereço: rua Souza Lima 300B, Barra Funda, SP, SP.
(prox. ao Metrô Marechal Deodóro)
Contato: 11.3666.7238
Fonte: 
Bolívia Cultural
fonte: ciacarneagonizante.com.br

0 comentarios:

EN SAN PABLO .. IV FESTIVAL DE LA YUNZA.

IV Festival de Carnaval Andino Yunza 2015

Por: Da Redação - São Paulo 16/03/2015 12:47:45

A "IV Festival de Carnaval Andino Yunza 2015". uma realização do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante - CDHIC, em parceria com o Consulado Geral do Peru em São Paulo e a Associação Latino Americana de Arte e Cultura Andina, que será realizada no próximo domingo 22 de março, das 10hs às 20hs no Centro Esportivo Tiete, Avenida Santos Dumont, 843 - Luz, São Paulo, SP.

 
Tradicionalmente o evento é realizado nas regiões serranas, costeiras e das selvas do  Peru como de outras regiões. A Yunza é um evento festivo ao ar livre, gratuito e é celebrado principalmente pela comunidade peruana, nele ocorrerão apresentações culturais de música e dança típica, mostra e venda de artesanatos e pratos típicos que caracterizam a rica culinária do Peru apresentada pela comunidade peruana residente na cidade de Sã Paulo.
 
O evento tem por objetivo a inserção social a valorização da diversidade cultural a preservação dos costumes e o "bem viver" das comunidades migrantes que coabitam na cidade.




 

 


Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO ... CAMPAÑA COCA NO ES DROGA.

Campanha Sempre Verde, a folha de COCA não é DROGA
Por: Da Redação - São Paulo 11/03/2015 13:31:35





Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO...SE MATRICULAN MAS DE 8 MIL ESTUDIANTES ESTRANJEROS.

Mais de 8 mil estudantes matriculados na rede de ensino paulista são estrangeiros
Por: Da Redação - São Paulo - SP - 13/01/2015 19:06

Alunos são imigrantes de 95 países; Bolívia e Japão são as nacionalidades mais recorrentes



SÃO PAULO, Brasil, 13 de janeiro de 2015 - Os 4 milhões de alunos das escolas públicas paulistas retornarão às aulas no dia 2 de fevereiro. Nos últimos anos, surgiu um novo desafio para a rede de ensino, com o aumento na procura por vagas por jovens imigrantes. Em 2014, a rede estadual de São Paulo atendeu 8,5 mil alunos estrangeiros oriundos de 95 países, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria Estadual da Educação em 2014.

A pesquisa revelou crescimento de 10,68% comparado ao ano de 2013, quando a rede possuía 917 alunos-imigrantes a menos. Para atender aos novos alunos e aos já matriculados, a Educação orientou professores e alunos brasileiros no acolhimento aos estrangeiros, disseminando uma cultura de paz e integração em sala de aula. De outro lado, os alunos brasileiros também obtiveram a oportunidade de refletir sobre a questão dos imigrantes e conhecer um pouco dos países de onde os novos colegas são oriundos.

Cerca de 5 mil dos estudantes matriculados são nativos da Bolívia. O segundo colocado é o Japão, que registra 1126 matrículas. As escolas da capital de São Paulo são as mais procuradas. Estima-se que 53% dos estrangeiros frequentam unidades de ensino na região. Só a Diretoria de Ensino Centro agrega 24% dos alunos.

Veja infográfico com as nacionalidades dos alunos estrangeiros matriculados na rede estadual



"A presença de alunos estrangeiros em sala de aula contribui de forma positiva com a construção do conhecimento. Eles agregam valores nas aulas, comentando sobre as tradições do seu país de origem e até ensinando um novo idioma aos amigos de classe", diz Édina dos Santos Rosa da equipe técnica do NINC (Núcleo de Inclusão Educacional), responsável pelas questões da Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Matrículas para estrangeiros

Até o dia 15 de janeiro, a rede estadual de ensino paulista receberá pedidos de matrículas de alunos brasileiros ou estrangeiros. O candidato deve comparecer na escola de seu interesse munido de certidão de nascimento e comprovante de residência. Estrangeiros devem incluir o passaporte como documento de identificação válido para o registro. Os alunos maiores de 18 anos que ainda não terminaram a Educação Básica também podem apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE).
Fonte: 
Bolívia Cultural
Comunicação Internacional do Governo do Estado de São Paulo

0 comentarios:

EN SAN PABLO...SEMINARIO DE MIGRACIONES e IDENTIDADES.

Seminário Internacional: Museu, Migrações e Identidades
Por: Da Redação - São Paulo 26/02/2015 11:20:34

As inscrições serão feitas por meio de carta de intenção, destacando a formação e experiência ligadas ao tema do seminário, a ser enviada para o e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br. A inscrição só será validada após confirmação da equipe de organização do evento.



Em breve o programa completo estará disponível no site www.museudaimigracao.org.br

26, 27 e 28 de março. 

Local: Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca/SP

Informações: (11) 2692-1866


Fonte: 
Bolívia Cultural
Museu da Imigração

0 comentarios: