A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO ... PREFECTURA y BANCO BRASIL FIRMAN ACUERDO DE ABERTURA DE CUENTAS PARA LOS IMIGRANTES.

Prefeitura e Banco do Brasil assinam termo para bancarização de imigrantes
Por: Nayara Konno - São Paulo - SP - 23/04/2014 17:22:36


Foi assinado na noite desta terça-feira (22/04) pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e o Banco do Brasil, um Termo de Cooperação para a bancarização de imigrantes. Buscando colaborar na efetivação dos direitos humanos e da cidadania de imigrantes residentes no Município, a ação também incentiva a regularização migratória, com base na legislação vigente.

Evaldo Estevan F. Borgues, Super intendente do Banco do Brasil
 

Prevendo que imigrantes de qualquer nacionalidade possam abrir uma conta corrente ou poupança no Banco do Brasil, o acordo exige que estes estejam munidos de documentos pessoais, o protocolo do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) e comprovante de residência. Há a opção, inclusive, de se fazer o CPF na agencia do Banco do Brasil. O Termo de Cooperação também contempla a concessão e crédito, sujeita à análise cadastral, e envio de remessa de recursos financeiros ao exterior.

Assinatura da bancarização dos estrangeiros com a Caixa Econômica Federal...

A bancarização é de grande importância porque está diretamente relacionada à questão de violência que atinge os imigrantes que, se vêem obrigados a guardar suas economias em casa, tornando-se vulneráveis a assaltos e outras ações criminosas – como o trágico do menino Brayan, em 2013, cuja família já havia sido assaltada em casa outras vezes até o dia que a criança foi assassinada.

Em entrevista ao Bolívia Cultural, o cônsul geral do Peru, Arthuro, fala sobre o termo: “É muito importante dizer que o imigrante tem direito igual o nativo. Isso é garantido pela ONU e é uma garantia de direito nacional, e uma garantia de direito humano. A pessoa, esteja em qual pais está, ela tem direito a todos os acessos que todas pessoas tem. (...) Esse processo também mostra a inclusão do imigrante, ele está sendo incluído no banco, está sendo incluído no consulado, ta sendo incluído na sociedade civil, no direito a voto, nas políticas migratórias. Então isso vem mostrar que existe um crescimento da consciência daquilo que nós dizemos sempre, ‘nenhum direito a menos para os imigrantes’”.

No ano passado, em outubro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMDHC, assinou um acordo de bancarização semelhante com a Caixa Econômica Federal, beneficiando imigrantes do MERCOSUL e Países Associados. No caso do Banco do Brasil, o benefício atende imigrantes de qualquer país.
 



 


Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO... VEAMOS LAS CELEBRACIONES DE LA PASCUA.

Saiba como é celebrada a páscoa na Bolívia
Por: Angelina Miranda - São Paulo, 03 de Abril de 2012 - Atualizado em: 16/04/2014 16:44:00

Com a junção das tradições católicas e as crenças da cultura indígena, a data religiosa recria tradições, que estão presentes na cultura dos bolivianos até os dias de hoje. Uma delas são os pratos preparados na sexta-feira santa, dia da morte de Jesus Cristo. Fazendo alusão aos dozes apóstolos, é feita a exata quantidade de pratos variados, todos estes devem ser degustados por toda a família. Nenhum deles possui carne vermelha, de frango ou de porco, apenas carne de peixe. [Saiba mais]

 
Mesmo longe de seu país, os imigrantes resgatam um pouco da cultura e ainda que inseridos em outros costumes, preservam suas tradições, “Cheguei ao Brasil ainda criança e minha mãe, dona Maria nunca deixou de fazer os 12 pratos. Hoje velhinha com 87 anos não tem mais condições, então me dá algumas coordenadas e as iguarias ficam por minha conta” relembra a boliviana Isabel Sandoval.

Entre os pratos estão o quesohumacha, carbonada, ají de papalisa, arroz con leche, papas a la huancaína [conheça mais], e as sobremesas arroz doce, canjica e doce de abóbora além de frutas, como uva, ameixa e melão.

“Essas tradições são difíceis de morrer”, afirma dona Cristina Camacho, que mesmo estando no Brasil há 50 anos não deixa de seguir os costumes, repassando aos seus filhos e toda sua família. 

Veja como foi o evento de páscoa 2012 na praça Kantuta - (principal ponto de encontro da comunidade boliviana em São Paulo).

O antropólogo e diretor do Museu Nacional de Arte da Bolívia, Édgar Arandia explica que o costume da culinária católica veio da Europa. Cada receita era uma prática de fé e uma estratégia de sobrevivência, “Todas as celebrações religiosas realizadas pelos missionários, foram adaptadas e fundidas com as culturas indígenas e também de acordo com a visão de mundo. Se trata de uma maneira de preservação, para que os ritos e mitos sagrados mantenham a soberania alimentar”.

Além das comidas, as procissões que acontecem geralmente no centro das cidades são cruciais na Bolívia para consolidação do ato religioso. Acompanhado pelos fiéis, na procissão Señor del Sepulcro, a imagem de Jesus Cristo, é levada deitada numa estrutura de madeira envolta de vidro, passando pelas principais ruas da cidade. 

 
Ovo de Páscoa, costume recente na Bolívia

Criado muito antes do nascimento de Jesus, os ovos de páscoa tinham outra significação. Na Antiguidade, egípcios e persas davam aos amigos e familiares ovos coloridos com as cores da primavera. Somente muito tempo depois dos maias e astecas criarem o chocolate, foi que os franceses decidiram substituir os ovos naturais e não comestíveis, por ovos feitos de cacau.  

Dona Cristina recorda como era celebrada a data na Bolívia enquanto criança, “Não podia ouvir rádio, não podia festejar nem beber bebida alcoólica, era proibido até dar risada. Mas hoje muita coisa mudou”.

A boliviana ressalta o ato de encontrar ovos de páscoa à venda, pois o costume é recente na Bolívia, “Recentemente fui a um supermercado na Bolívia e encontrei produtos brasileiros e ovos de páscoa”.

Opinião partilhada por, Isabel, “Pessoas que conheciam outros países acabavam trazendo ovos de páscoa e os bolivianos gostaram, tanto é que há pouco tempo, cerca de 15 anos, agora assim como em outros lugares também comemos chocolate no domingo”.

Contexto cultural

Embora haja países em que há predominância de cristãos, há também àqueles que não celebram a data, como os judeus que consideram Jesus apenas como profeta. Com ateus e agnósticos a probabilidade é zero. Já os protestantes compreendem a páscoa como dia de celebração apenas no domingo na ressurreição, ficando a cargo do cristão comer ou não carne vermelha, já que não há nenhuma objeção incisiva por parte da maioria das igrejas evangélicas.

Comemorações da Páscoa no Brasil e no mundo
Mônica Cardoso/iG


A data sagrada para os cristãos é comemorada em todo mundo, mas de diferentes formas: procissões, teatros e até tapetes de flores.

Pelo mundo todo, pipocam eventos durante a Páscoa que atraem milhares de fiéis e turistas. Alguns, bastante tradicionais, ocorrem há séculos. A data, que celebra a ressurreição de Cristo, também significa renascimento.

Mas em cada parte do mundo, a comemoração é feita de uma forma diferente: teatro ao ar livre no Brasil, peregrinações em Israel, procissões medievais na Espanha, cavalgadas na Alemanha. Descubra as peculiaridades de cada celebração e escolha a sua.


Nova Jerusalém – Pernambuco

Sob o céu estrelado, milhares de pessoas acompanham a encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, a 180 quilômetros de distância de Recife. E os números impressionam. O público segue os passos de Jesus em nove palcos gigantescos montados ao ar livre.

Mais de 500 atores e figurantes participam do espetáculo, que inclui o ator pernambucano José Barbosa no papel de Cristo, Larissa Maciel como Maria e Caco Ciocler como Judas. Considerado o maior teatro ao ar livre do mundo, com 100 mil metros quadrados, ele é realizado há 44 anos. Este ano ele acontece de 30 de março a 7 de abril. Os ingressos custam de R$ 30 a R$ 80.


Ouro Preto – Minas Gerais

O centro histórico de Ouro Preto fica mais colorido e perfumado na Páscoa. As ruas são forradas por coloridos tapetes de flores e serragem, uma tradição que remonta ao século 18. Durante a noite de sábado e na madrugada de domingo, a cidade se mobiliza para confeccionar o tapete – e os turistas também podem dar uma mãozinha. Grupos de seresteiros animam os trabalhadores.

Com mais de dois quilômetros de extensão, é formado um corredor que liga as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Pilar. É por ali que passará a procissão no domingo.


Sevilha – Espanha

As procissões tomam as ruas de todo o país desde a Idade Média. Em Sevilha, os festejos são celebrados desde o século 16. Milhares de membros das irmandades saem às ruas, cada uma com seu uniforme. Alguns vestem sóbrias túnicas e gorros pontudos, que podem parecer um tantinho assustadores.

Já os “costaleros” carregam os pesados carros dourados com imagens religiosas sobre as costas. O ponto alto é a madrugada da Sexta-Feira Santa, quando as imagens da Virgem de Macarena e a Virgem da Esperança da Triana deixam as igrejas. Todos os cortejos devem seguir até a majestosa catedral da cidade enquanto a multidão acompanha de pertinho ou do alto das sacadas das casas, entoando cânticos cristãos.
Jerusalém – Israel
Repleta de lugares sagrados para os cristãos, a cidade recebe milhares de pessoas durante a Semana Santa. A Via Dolorosa, na cidade velha, seria o caminho exato percorrido por Cristo até o calvário, carregando a cruz. Ela começa na Porta de Santo Estevão e termina na Igreja do Santo Sepulcro. Durante o trajeto, os fiéis param nas nove estações para meditar.

Outro local bastante concorrido é o Cenáculo, um pequeno edifício de dois andares no alto do Monte Sião. Foi ali que Jesus teria celebrado a última ceia. O local só é aberto duas vezes por ano: na Quinta-Feira Santa e no Dia de Pentecostes.

Roma – Itália

O momento mais aguardado da Semana Santa é a tradicional missa celebrada pelo Papa Bento 16 no domingo, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. No ritual da ressureição, dois diáconos mostram uma imagem de Cristo ao Papa e, em seguida, aos fiéis. A imagem, conhecida como “Acheropita”, significando que não foi pintada por mãos humanas, é uma das mais veneradas da cristandade.

Após a missa, o Papa lê a mensagem de Páscoa e dá a benção “Urbi et Orbi” a todo o mundo. Os milhares de cristãos que não conseguem entrar na igreja podem acompanhar a celebração pelos telões montados na praça.
Bautzen – Alemanha

Na cidadezinha alemã, a procissão é feita há mais de cinco séculos. Mas é um pouquinho diferente. Centenas de cavaleiros, vestidos com ternos e cartolas negros e montados sobre cavalos caprichosamente decorados, carregam bandeiras com a imagem de Cristo.

No domingo de manhã, eles assistem à missa de Páscoa e são abençoados pelo padre. Depois, partem ao som das badaladas dos sinos e percorrem as casas dos moradores para anunciar a boa nova da ressureição. A cada parada, o mesmo ritual: eles cantam canções religiosas e fazem uma prece.
 
Suécia

Na Sexta-Feira Santa, as crianças se fantasiam, com os rostos pintados e usando vassouras. E seguem o ritual de ir até as casas dos vizinhos para pedir doces. De acordo com a cultura local, as bruxas voavam com o diabo Blakulla nas vassouras durante a Semana Santa.


Por esse motivo, as pessoas costumam acender fogueiras na véspera do feriado para espantar as feiticeiras. Também é comum usar penas de aves como amuletos, mas com um detalhe: devem ser pintadas em cores bem fortes de rosa, azul, amarelo e vermelho.


 

Fonte: 
Angelina Miranda para Bolívia Cultural 
Mônica Cardoso, especial para o iG São Paulo

0 comentarios:

EN SAN PABLO... LAS DONACIONES DE "BOLIVIA SOLIDARIA" ..LLEGO A LOS DANIFICADOS DE TRINIDAD-BENI.

As doações chegaram no dia (9 de abril) na cidade de Trinidad
Por: Da Redação - São Paulo - 10/04/2014 14:17:00

Doações de SP para as vitimas da chuva na Bolívia já estão em solo boliviano. As doações chegaram no dia (9 de abril) na cidade de Trinidad.

 

Material doado na capital paulistana para ajudar as vitimas das chuvas na Bolívia já foi enviado por via aérea e agora aguarda liberação para depois ocorrer distribuição. A campanha iniciada pela Rádio Gigante em fevereiro, no Brasil, reuniu segundo dados da Boliviana de Aviación cerca de 7 toneladas de mantimentos e roupas. A empresa aérea transportou sem custo o material, a partir da documentação de liberação feita pelo Consulado Geral da Bolívia em São Paulo. As doações agora estão a cargo do departamento do governo que indicará seu destino.

A iniciativa da Rádio Gigante Latino, veiculada na metrópole brasileira e voltada ao conteúdo sudamericana, contou com a participação da Associação de Redidentes Bolivianos (ADRB) de São Paulo, que é a mais antiga instituição boliviana na cidade.

Outras instituições, entre elas as agrupações folclóricas que reúnem centenas de promotores culturais que engrandecem Bolívia por meio da música e da dança, também colaboraram. Brasileiros e estrangeiros de outras nacionalidades doaram mantimentos, todos com a fé de que a ajuda e o apoio a quem precisa não tem fronteiras. Segundo dados governamentais foram mais de 47 mil famílias a perder tudo em decorrência das chuvas.

Criações se perderam, gado morto, plantações inundadas. Além do trabalho que garante seu sustento, muitas casas foram alagadas, deixando as pessoas sem nada.

https://www.facebook.com/photo.php?v=10152059187016381 

 https://www.facebook.com/photo.php?v=10152059353571381

A ajuda enfrentou burocracia mas finalmente se encaminhou



A campanha paulistana reuniu grande apoio e inúmeras doações. Mas poucos voluntários doaram seu tempo para separar e embalar o material. Sem isso os donativos não podem entrar no avião.

Depois a burocracia, é preciso uma autorização formal consular de que as doações são material aprovado para envio e só então a Boliviana de Aviación poderia pesar as doações e levar.



Uma outra dificuldade foi o transporte, entre uma luta e outra a carga ficou parada em um galpão em Guarulhos, porque não estava liberada. Depois, quando a documentação estava acertada, como levar 7 toneladas até a base da companhia aérea? O galpão foi um espaço cedido graças ao Dr Felipe Prado.
Foto
O envio, depois de tantas voltas, suor e anseios pelas famílias bolivianas em necessidade, foi uma alegre conquista.

Para quem organizou, colaborou, doou e acompanhou: as doações de São Paulo estão na cidade boliviana de Trinidad, chegaram na quarta feira (09/04). Segundo dado do Consulado na capital paulistana, entidades governamentais acompanham o material, que deve ser distribuído na região. 

 

 
 


Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO ... FERIA DE PATUJU...CONMEMORA DIA DEL NIÑO BOLIVIANO.

Dia Del Niño será comemorado na Feira boliviana Patuju em SP
Por: da Redação - São Paulo - 08/04/2014 18:03:47

A Feira boliviana Patuju e seus colaboradores prepararam um evento no próximo domingo (13/04) para o dia das crianças, que na Bolívia é datado em 12 de Abril. Uma programação dedicada aos homenageados do dia, los niños.

 

A Feira, que leva o nome de uma das flores nacionais da Bolívia – Patujú – por ter as cores da bandeira acontece todos os domingos a partir das 11h. Mas o evento infantil acontecerá neste domingo (13/04), a partir das 14h, com muita animação e participação da criançada.

Esse ponto gastronômico é uma dica para o almoço de domingo e fica na Avenida Mendes Rocha, na Vila Medeiros. Acontece há mais de 7 anos e junto com a Feira Kantuta e a Rua Coimbra, tornou-se um dos importantes espaços de convivência imigrante não somente dos bolivianos, bem como dos latino-americanos.



Serviço – Feira Patuju – Dia Del Niño
Data: 13 de abril de 2014 
Local: Feira Patuju
Endereço: Av. Mendes da Rocha, 1014 – jardin brasil
Horário: a partir das 14h

Entrada gratuita
Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO .. CURSOS CON DESCUENTO DEL 50 % ..PARCERIA CON BOLIVIA CULTURAL.

Cursos com mais de 50% de desconto: Capacita+ faz parceria com Bolívia Cultural
Por: Nayara Konno e Gi Teodoro - São Paulo - 12/03/2014 16:39:47 - Atualizado 18/03/2014 13:39:47

Todos sabem que conhecimento, educação dão bons frutos no futuro. Investir na sua educação profissional é em primeiro lugar lutar por um bom emprego mas vai além disso, é buscar qualidade de vida. Pensando nisso a Rede Capacita+ passa a aceitar o Cartão de Desconto Bolívia Cultural, agora para aqueles que apresentarem o cartão, é possível garantir descontos acima de 50% em cursos. Conheça, a promoção vai até junho.

 

Existem vagas, mas falta capacitação para obter o emprego. O mais preocupante é que os índices mostram uma enorme falta de interesse em estudar, seguida por distância entre escola e casa e em 3º não ter dinheiro para pagar o curso. Confira a matéria exibida no Globo Repórter mostrando que quem se prepara para o mercado de trabalho tem ganhos acima da média.
Invista mais na sua educação e garanta um futuro melhor. A parceria Capacita Mais com o Bolívia Cultural abre as portas para que você comece já, adquirindo mais conhecimento na área tecnológica e aprimorando o seu português. 

Português para Estrangeiros; Gestão Empresarial e Tecnológica e outros cursos

Se deseja aprender ou aprimorar o seu português, a Capacita Mais oferece o Curso de Português para Estrangeiros, com o objetivo de ensinar o português através de um método ativo e situacional. Você aprende o idioma nas situações do dia a dia.

Capacita Mais Unidade Vila Maria oferece cursos profissionalizantes com até 70% de desconto  


Nele serão apresentados aspectos culturais, geográficos e históricos para o envolvimento do aluno com a língua portuguesa. A fluência no idioma agrega na sua comunicação e abre portas para oportunidades em empresas.

Feito para pessoas a partir de 13 anos, que necessitam aprender o idioma por meio de uma linguagem coloquial correta, o curso ensina o aluno falar, ler, ouvir e entender o português, dando também abertura para a continuação de iniciados.

Para abranger a área técnica a escola disponibiliza o pacote promocional com os cursos de Gestão Empresarial Tecnológica,  e Gestão Tecnológica, onde além de desenvolver a prática em digitação e conhecimentos em administração, contabilidade, departamento de pessoal, marketing pessoal, redação comercial, técnicas em vendas e segurança do trabalho, você aprenderá a trabalhar com ferramentas como o pacote Office 2013, Internet, CorelDraw, Photoshop, hardware, games em flash, Dreamwaver e Fireworks. Itens importantes que o mercado de trabalho visa espera de um bom profissional.

Apostar na educação é apostar em você, na sua família e no teu futuro

As matrículas realizadas apresentando o Cartão de Descontos Bolívia Cultural podem receber descontos, que podem chegar até a 70%. Este valor promocional é válido até o 30/06/2014, então não perca esta oportunidade!

Informações e matrículas na Unidade Vila Maria (Av Guilherme Cotching, 1790) entre em contato nos telefones (11) 4371-4612 / 4329-3712 tratar com Celma Almeida. Ou envie email para saopaulo-vilamaria@capacitamais.com.br
Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO...TUBERCULOSE TIENE CURA Y EL TRATAMIENTO ES GRATIS.

Vença a tuberculose: tem cura e o tratamento é gratuito
Por: Da Redação - São Paulo - 07/04/2014 17:33:17

Você deve conhecer o cantor e compositor Thiaguinho, mas talvez o que você não saiba é que ele teve tuberculose. Thiaguinho foi diagnosticado com a doença em julho de 2013, fez o tratamento e hoje está curado.




Confira o depoimento de Thiaguinho sobre sua experiência com a tuberculose

Após o diagnóstico, o cantor percebeu a importância de falar sobre a doença e, principalmente, que a tuberculose tem cura. Por isso, no Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose (24), o Ministério da Saúde lançou a nova companha de combate à doença – com o slogan “O tratamento foi o maior sucesso da minha vida” – protagonizada pelo cantor Thiaguinho. O objetivo da campanha é chamar a atenção para o tratamento da tuberculose, que dura seis meses e não pode ser abandonado pela metade. 

Como Thiaguinho, muitos acham que a tuberculose não existia mais. Mesmo com queda na taxa de incidência da doença, ainda foram registrados 71.123 casos novos de tuberculose em 2013. “Eu comecei a sentir algumas dores no abdômen, comecei a achar que eram cólicas. Durante o show eu comecei a sentir mais dificuldade. A cada respirada que eu dava era uma pontada. Eu fui para o médico e me mandaram procurar um especialista”, relembra o cantor. Ele fez o tratamento corretamente e, em fevereiro deste ano, anunciou que havia se curado da doença. 

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO ... LA FERIA DE LA PLAZA KANTUTA.. TIENE UN NUEVO DIRECTORIO.

Feira Kantuta tem novo presidente: Rene assume a liderança do reduto boliviano em São Paulo
Por: Gi Teodoro - São Paulo / 28/03/2014 20:54:44 - Atualizado em 28/03/2014 20:54:44

Novo presidente e sua diretiva tomam posse para a Gestão 2014/2016 do mais famoso reduto boliviano em São Paulo. A Praça Kantuta, ponto de encontro da comunidade, realizou no domingo (23/03) o evento para empossar a nova diretoria da Associação Gastronômica Cultural e Folclórica Boliviana Padre Bento, responsável pela administração da praça. 



Com a faixa presidencial, Rene Reynaldo Quisbert, novo presidente

Na tarde do domingo, dia em que a Feira ocorre e reúne pessoas de diversas nacionalidades para desfrutar da gastronomia, artesanato, música e danças da Bolívia, os representantes eleitos em ato democrático (realizado com comitê, no domingo 09/03) receberam a faixa e fizeram o juramento de zelar pela flor Kantuta paulistana.

Conheça a Nova Diretoria

Presidente :             Rene Reynaldo Quisbert Caceres 
Vice-presidente:      Rodrigo Gonzales 
Diretor de Eventos: Luis Quispe Apaza
Tesoureiro:              Marcelino Laura
Secretário de Atas:  Roberto Aruquipa 
 
Autoridades compareceram, dando apoio ao crescimento da instituição que representa um pedaço da Bolívia na cidade brasileira, maior metrópole latina. Entre eles o Cônsul da Bolívia em São Paulo, Claudio Luna; o Coordenador de Políticas para Migrante do Município, Paulo Illes; o sindicalista Rene Barrientos; o presidente da Associação da Rua Coimbra, Luis Vasques; o promotor Jorge Loayza do Projeto Fé y Cultura e o diretor do portal Bolívia Cultural, Antonio Andrade. Outras representações participaram.

A diretoria anterior articulou o evento e passou a faixa, encerrando sua gestão ao acompanhar o juramento do entrantes. O Cônsul Luna ressaltou a responsabilidade dos novos gestores com o povo e o lugar. Com microfone aberto, autoridades convidadas falaram das atividades que vem sendo realizadas na Feira Kantuta e sua continuidade.

Dia do Mar, aniversário da torcida Temible e dia del Padre foram lembrados


Entre os acontecimentos que marcam o dia estavam o Dia Del Mar Boliviano, que lembra a perda do litoral para o Chile, durante a Guerra do Pacífico (há mais de 100 anos). Atualmente a data é de reivindicação as autoridades internacionais por saída para o mar. Já que essa falta prejudica o crescimento econômico do país.

Já o dia Del Padre Boliviano, comemorado em 19 de março, foi saudado na cerimônia como momento de famílias e laços se reforçarem. Presentes e uniformizados estavam também os torcedores do time santo da Bolívia, dançando e festejando o aniversário da ‘temível’.

A banda Unión Bolívia se apresentou no evento. O grupo detém o troféu de 1º lugar no Carnaval 2014 na Feira Kantuta, no domingo de posse tocou temas orureños, acompanhando a torcida do San José, ‘la Temible’ que comemorou os 72 anos de fundação.

Depois o Hino Nacional da Bolívia foi entoado, precedendo o Cerimonial de Posse e por último ritmos bolivianos fizeram a alegria dos presentes na comemoração de posse.
 
Conheça a Nova Diretoria 

Presidente – Rene Reynaldo Quisbert Caceres 
Vice-presidente – Rodrigo Gonzales 
Diretor de Eventos – Luis Quispe Apaza
Tesoureiro – Marcelino Laura
Secretário de Atas – Roberto Aruquipa 

Diretoria Anterior se despede 
(Membros compuseram a 9ª Diretiva)

Presidente – Paulo Araújo
Vice-presidente – Rafael Aguilar
Tesoureiro – Luis Chilman 
Diretor de eventos – Fred Constanza
Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO .. FERIA DE LA CULINARIA ESPAÑOLA.

Feira reúne diversos pratos da culinária espanhola
Por: da Redação - São Paulo - 03/04/2014 13:54:32

A 2ª edição do evento acontece no Instituto Cervantes e conta com 6 dos mais importantes restaurantes típicos da cidade. Quem comparecer à Feira Espanhola terá a chance de experimentar a tradicional “Paella”.

 
Três dias de comida, música e cultura hispânica. Eis chance de viajar sem sair do próprio país. Como? O Instituto Cervantes receberá pela 2ª vez a Feira Espanhola em 4, 5 e 6 de abril com entrada gratuita.

Seis restaurantes típicos da cidade marcam presença e servem pratos com preços promocionais. Os escalados para a feira são: Clos de Tapas, Gusta Café Bar e Gastronomia, Brado, Paellas Pepe, La Churreria e Paella Express. Além da culinária, apresentações musicais, danças, exibição de filmes e palestras sobre a Espanha integram a programação.



Serviço - Feira Espanhola

Datas: Sex 04/04, das 18:00 às 22:00
Sábado   05/04, das 12:00 às 22:00
Domingo 06/04,das 12:00 às 19:00
Local: Instituto Cervantes
Endereço: Av. Paulista, 2439, Bela Vista (zona Oeste) - São Pauo - SP
Próximo a Estação Consolação (Metrô – Linha 2 Verde)
(11) 3897-9600
Entrada gratuita

Fonte: 
Catraca Livre
Bolívia Cultural

0 comentarios: