A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO ... EL DESENTIERRO DEL PEPINO.

Senhor do carnaval paceño é despertado: o Desenterro Del Pepino chega a São Paulo
Por: Nayara Konno

Os festejos de carnaval vem chegando, em São Paulo no último domingo (09/02), o personagem que lidera a festa e representa a alegria foi despertado, é o Desenterro Del Pepino que acontece pelo 2º ano na capital paulista. Tradicional do carnaval de La Paz, Bolívia, o festejo foi organizado pelos folcloristas da Morenada Señorial Illimani na Praça Kantuta, um dos principais redutos imigrantes bolivianos da cidade.

 
El Pepino é um personagem do folclore boliviano, como um rei momo da Bolívia, cujo papel é começar as festividades, além de fazer truques divertidos sobre as multidões. Seu traje é colorido e seu rosto coberto por uma máscara que lhe dá o anonimato de suas palhaçadas. 

No domingo que antecede as festividades, é realizado um cortejo fúnebre e o velório de El Pepino, com muitas cholitas viúvas acompanhando o caixão. Como conta Leandro Callisaya, um dos fundadores e atual vice-presidente da Fraternidad Morenada Señorial Illimani, o personagem burlesco Chuta tenta reviver El Pepino a qualquer custo, gritando e fazendo bagunça, clamando que ele volte, pois sem ele não há alegria no carnaval.

Quando El Pepino revive, dança e diverte o público, jogando confetes que tira de sua chuspa (bolsa). Também usa um objeto chamado “mata suegra” (mata sogra) para se defender de quem tenta obrigá-lo a se casar com uma cholita. Chuta, seu braço direito, o ajuda a ficar solteiro. Assim, El Pepino escapa, e junto de Chuta cai na festa, dançando com várias mulheres ao ritmo de morenada.  Ao final do carnaval paceño, no Domingo de Tentação, El Pepino é enterrado novamente, para voltar somente no ano seguinte.

Festejo a São Paulo mantém as tradições paceñas vivas além das fronteiras

Os organizadores do evento já planeja novidades para os próximas festas, neste ano por exemplo, El Pepino não despertou com sua mascara original, tendo de ser improvisadas. Hector Laura Padilha, atual presidente e também fundador da Señorial Illimani, comenta: “Queremos fazer a eleição da noiva do pepino, caracterizar mais os figurinos, e realizar a apresentação em um teatro, com microfones para os atores, algo mais completo”.

A performance agradou ao público como só o rei do carnaval pode fazer. Do levantar do personagem, a dança, os aplausos e risadas do público que levou à sério a chegada da alegria do carnaval. As crianças principalmente, com brincadeiras de espuma e serpentina.

Pepino é levado em seu caixão pelo cortejo funebre                                                            


Chuta tenta despertar seu amigo


Pepino se ergue para a alegria de todos, começa o carnaval!                                             


Viúvas
 

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO... DOS BOLIVIANOS .. SIENDO COMERCIALIZADOS.

Quanto custa uma pessoa?
Por: Gi Teodoro / Nayara Konno - São Paulo 06/02/14 - atualizado em 15/02/14 - atualizado em 17/02/14

*O Bolívia Cultural manterá o debate sem apontar nomes, cabendo as autoridades envolvidas no caso em questão o registro nominal das pessoas sejam denominadas vítimas ou culpados.O caso segue em investigação.


Na cidade de São Paulo chegam dezenas de imigrantes semanalmente, pessoas que saem de suas casas um dia convencidos que o Brasil tem uma oportunidade melhor. O que muitos não sabem é que ao aceitar a oferta serão levados sem garantias de segurança, pagamento, liberdade ou volta pra casa, não existe retorno quando te tratam como mercadoria. Foi o que viveram os amigos ‘F.’ de 18 anos e ‘A.’ de 21, ofertados em troca de dinheiro, na rua, a luz do dia na última segunda-feira (10/02) no bairro Brás.

Jovens bolivianos (18 e 21 anos) aguardam na casa do migrante sua viagem de retorno a Bolívia marcada para 15/02 pelo Consulado da Bolívia em SP. Em entrevista exclusiva ao Bolívia Cultural eles alertam sobre os riscos de falsas promessa de emprego. Foto: BC



Um acontecimento agora explorado pela mídia brasileira por ser chocante, uma espécie de lenda infame que se ouve falar que existe mas nunca parece estar acontecendo perto de nós ou com que conhecemos, é como muitos conhecem o trafico de seres humanos. 

A questão de enxergar que esses acontecimentos estão próximos de nós (sendo que segundo dados do Centro de Estudos Migratórios 99% dos aliciadores é da mesmas nacionalidade da vitima) é também entender que essa situação tem muitos mitos. Afinal, o que é comércio de seres humanos hoje?

Para o dono de oficina ‘S.’ o fato foi que os rapazes recém chegados em sua oficina não queriam mais ficar ali, o que para ele era um prejuízo já que afirmava ter investido 1mil reais para trazer cada um da Bolívia. Quem iria pagar os 2mil reais? ‘S.’ resolveu colocar ‘F.’ e ‘A.’ no carro e se dirigir a Rua Coimbra onde perguntou a quem passava se precisavam de mão de obra, a oferta era: pagando a dívida de 1mil reais era possível levar um dos rapazes para trabalhar com você. Se pagasse 2mil, levava os dois.

Nem quando o povo o acusou de tráfico humano ele se reconheceu como traficante. Nem quando quiseram linchá-lo ou chamaram a polícia, para ‘S.’ ele negociava a dívida nunca dois humanos. 

Foi isso que ele disse aos cabos da polícia que atenderam a denúncia popular, que eram negócios: ele investiu para que eles chegassem aqui, não ia ficar sem o dinheiro, não estava vendendo as pessoas, só a dívida. E quem pagasse o valor, levava.

A fúria de quem presenciou a cena não era só por saber que existem situações do tipo, vinha do choque de que essa realidade lamentável existe ali escancarada, um imigrante negociando outros dois. E o acusado nem percebia ou reconhecia: uma pessoa ofertando outras duas pessoas por dinheiro. Para os bolivianos a indignação de ver um irmão de nação ofertando outro.

Os riscos e perigos: os bolivianos só querem voltar, chega de falsas promessas de trabalho 

No mercado ‘El Campesino’em Sucre, Bolívia, o jovem ‘A.’ de 21 anos parou para comer alguma coisa. Foi ali onde uma aliciadora o abordou, falou de um emprego no Brasil onde ele ganharia 500 dólares por mês. Isso trouxe uma dúvida cruel já que no seu país indica que os jovens representam 43% do total de desempregados da America Latina (estudo da Organização Internacional do Trabalho - OIT).

Ganhando cerca de 80 pesos bolivianos por dia (equivalendo a uma média de 12 dólares ou 22 reais), com uma jovem mulher grávida de 2 meses ele ficou tentado, era uma oportunidade. Que ele contou para ‘F.’seu amigo de 18 anos e juntos decidiram aceitar a proposta. A aliciadora já tinha avisado que deviam partir logo ou perdiam então eles saíram sem se despedir dos pais, um deu tchau para a irmã de 16 anos e se foram, os pais só souberam da viajem depois da partida.

Daí em frente o relato é confuso, o trajeto difícil que não chegou a nenhum lugar. Sem dinheiro para ir, sem dinheiro para comer, ou passagens garantidas os dois ficaram nas mãos do ‘coiote’ que iria trazê-los. As duas rotas mais comuns da Bolívia ao Brasil são via Corumbá ou Paraguai, essa segunda foi o caso deles. 

De sua cidade percorreram 502,0 km até Santa Cruz ainda na Bolívia, seguindo de lá até a fronteira paraguaia. Foram três dias sem comer, porque o coiote não recebeu o dinheiro pra isso, então os três ficaram nessa situação. Sem desistir do sonhado emprego no Brasil os rapazes se viraram, conseguiram trocar a limpeza de um bar por dois pasteis com duas porções de mandioca.

Era para matar a fome de três dias de duas pessoas famintas, mas chegando a rodoviária de onde seguiriam viajem encontraram outros nove bolivianos na mesma situação, sem dinheiro e com fome, com quem dividiram tudo que haviam conseguido os dois pasteis e duas porções de mandioca. De lá, partiram de ônibus até a fronteira do Brasil, e finalmente seguiram até São Paulo. 

Levados ao interior de São Paulo, região metropolitana da capital, se depararam com uma oficina de costura onde deviam trabalhar com mais 20 bolivianos. O pagamento seria de 1.600 reais, morando e trabalhando nessa mesma casa com os outros funcionários. Chegaram na quarta-feira e já no final da mesma semana foi oferecida uma festa de boas vindas.

Após a bebedeira na festa ‘A.’ foi acusado de furtar um celular, que estava com ele e foi devolvido, ele afirma não lembrar de ter pego o aparelho. Com isso o clima na oficina mudou, chegam ameaças e um dos amigos parte dali, sem nada. A situação daquele que fica é instável e também decide ir embora, o dono da oficina sabe que não podem continuar ali com os outros 20 e as ameaças.

De carro ele leva os dois, tendo encontrado o que saiu primeiro na rua, sem saber para onde ir. O dono da oficina fala que eles tem uma dívida com ele, cada um deve mil reais de transporte da Bolívia até ali. Até então eles não tinham idéia de onde iam ou qual o jeito que o oficineiro encontrou para ter seu dinheiro, nenhum dos jovens conhecia o centro de São Paulo, onde seriam ofertados.

Não entendiam que seriam vendidos para pagar a suposta dívida e só perceberam quando foi discutido seu preço na rua. Sentiram a realidade daquilo quando a população intercedeu, furiosa. E não souberam porque foram revistados pela polícia enquanto o vendedor não passou por isso. Talvez seja por eles não falam português enquanto o outro se defendia fluentemente. 

O caso foi encaminhado ao 8º DP - Brás/Belém e os rapazes foram levados de camburão policial enquanto o dono da oficina, senhor empresário que afirmava não ter nada errado ali, foi no próprio carro.

Não existiu queixa formal, ninguém quis assinar o Boletim de Ocorrência apesar de tudo. Os populares foram travados pelo receio e os dois bolivianos também resolveram não assinar. Afinal o que dizer, quem apontar? Já tinham sido ameaçados no Brasil, estão em local desconhecido. Sem BO todos foram liberados.

O senhor ‘S’ saiu lamentando seu investimento perdido, o coiote que os trouxe dizendo a todos que os rapazes não eram santos. Até a senhora que, de uma ida a padaria se viu envolvida no tumulto e não abandonou os jovens na delegacia, ficou com receio. ‘A.’ e ‘F.’ não foram presos por serem tratados de mercadoria, mas estavam na rua sem ter para onde ir. A senhora não podia levá-los com ela, a casa onde vive não é dela e em um telefonema a permissão foi negada.

Para quem quiser questionar os detalhes e informações do acontecido, a equipe Bolívia Cultural esteve presente. Os 2 foram acompanhados de volta a Rua Coimbra onde foi feito contato com um comunicador boliviano, radicado na região, que os acolheu. Por volta das 23h chegaram a essa casa, para no dia seguinte, receberem abrigo na Casa do Migrante (após solicitação de acolhida) onde podem ficar seguros até sua partida. 

Eles não querem ficar aqui onde as promessas de uma vida melhor podem ser uma armadilha. O Consulado da Bolívia em São Paulo trabalha com empresas de transporte que cedem lugar aos imigrantes nesta situação para que possam voltar a suas casas. Agora ‘A.’ e ‘F.’ contam o tempo até retornar a Sucre. Deixando a mensagem de alerta a todos os que pensam numa vida financeira melhor e não crêem no risco. Os perigos são reais. Nos casos de bolivianos no Brasil, nos casos de brasileiros na Europa e assim por diante. Não deixe um sonho se tornar macabro e terminar mal, não desacredite que o risco está perto e denuncie. O ser humano, sua vida  e sonhos, jamais serão mercadorias.

NOTA do Bolívia Cultural & Planeta América Latina

Frente as diversas versões do episódio que se espalham na mídia brasileira, divulgamos por meio de nota que os envolvidos no decorrer e acompanhamento estão listados abaixo, junto ao resumo de datas e horários. 

Havendo sido feito por equipe Bolívia Cultural todo o fato e apurado junto aos envolvidos, aqui se esclarece que o veículo se encontra apto a trabalhar a pauta de forma legitima não como fonte, mas como veículo de comunicação presente em todo o desenrolar. 

O objetivo da matéria é combater o uso da tragédia social, fruto da desigualdade que se vive, como combustível para o enriquecimento daqueles que vêem o ser humano como mercadoria.

Envolvidos: 

1-    Populares bolivianos que denunciaram via telefone o acontecimento
em tempo real a redação do Bolívia Cultural.

2-    As duas vítimas (‘A.’ e ‘F.’)

3-    Dono da Oficina  (‘S.’)

4-    Sobrinho do dono da oficina (coiote)

5-    Polícia do 8ºDP

6-    Senhora de 50 anos que acompanhou em todo momento os 2 jovens

7-    Radialista boliviano que acolheu os jovens por uma noite (2ª-feira)

8-    Casa do Migrante – Pastoral do Imigrante (terça-feira até sábado)  

9-    Consulado da Bolívia – providências para partida dos 2 jovens. Contato 
a empresa La Preferida
10-    La Preferida - empresa de transporte terrestre que cedeu as passagens
ao Consulado.

*o Bolívia Cultural manterá o debate sem apontar nomes, cabendo as autoridades envolvidas no caso em questão o registro nominal das pessoas sejam denominadas vítimas ou culpados.O caso segue em investigação.

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO ... COMUNIDAD BOLIVIANA INICIA CAMPAÑA "BOLIVIA SOLIDARIA"

Brasileiros e Imigrantes se sensibilizam com os dilúvios na Bolívia
Por: da redação

Chuvas deixam quase 50 mil pessoas desabrigadas na Bolívia e outros vídeos - TV UOLA Bolívia está em estado critico nos últimos cinco meses por conta das fortes chuvas  que estão provocando enxurradas e deslizamentos, deixando pelo menos 40 mortos, 55 mil famílias desabrigadas  e 33.614 hectares de plantios, danificados pela catástrofe, segundo dados mais recentes do governo.

 

Há duas semanas, o governo decretou estado de emergência para mobilizar tropas do Exército e pessoal de emergência, assim como autorizar imediatamente escritórios públicos a usar os recursos econômicos necessários para responder à situação.

Grande parte das pessoas deslocadas foram levadas para igrejas, escolas e instalações públicas de municípios e províncias, onde recebem alimentos e remédios. As regiões mais castigadas  são as áreas rurais e pobres de La Paz (oeste), Cochabamba (centro), Potosí (sudoeste) e Beni (nordeste).

A temporada de chuvas, que geralmente começa em novembro e dura até fevereiro, antecipou-se desta vez para setembro e se estenderá até março, segundo prognósticos do estatalSenamhi.

Sensibilizados pelos desastres ocorridos, surgiu a iniciativa da Rádio Gigante Latino que é radicada em São Paulo e tem conteúdo imigrante na capital paulista. A Gigante, com a representação do radialista Andres Espinoza, promove até o domingo (16/02) a campanha ‘Bolívia Solidária’, arrecadando roupas e alimentos perecíveis.

São diversos pontos de arrecadação onde brasileiros e estrangeiros podem fazer sua colaboração, os locais constam abaixo.

Atenção: entre em contato ANTES com os pontos de arrecadação para conferir horários de atendimento para realizar sua doação.




Locais de Arrecadação

Secretária da ADRB
Rua Padre Bento, 56 - Pari – São Paulo - SP
Contato: 3311-0250

Copa Patriarca (Sábados e domingo)
Rua Desembargados Rocha Portela, 947 – Artur Alvim – São Paulo – SP
(Em frente ao banco Bradesco)

Feira de Patujú (domingo)
Av. Mendes da Rocha, 1014 – Jardim Brasil – São Paulo  - SP
Tel: 3484-2708

Restaurante Danúbio
Rua Zilda, 350 – Casa Verde – São Paulo – SP (ao lado do Terminal Casa Verde)
Tel: 3858-8667 – Dona Maria

Feira Cultural Kollasuyo da Penha (domingo, das 9h às 18h)
Largo do Rosário – Penha – São Paulo – SP

Quadra Sin Fronteira (Sábado e domingo, das 9h às 22h)
Bairro Pimentas – São Paulo - SP
Tel: 98424 6641 – Marco Antônio

Quadra do Corinthians (Sábado e domingo)
Rua Visconde Paranaíba – Belém – São Paulo – SP
Buscar por Martin

Paladium Disco (Sábado, a partir das 10h)
Rua Coimbra, 109, Brás – São Paulo – SP

O que acontece com as doações – que instituições articulam

As doações arrecadadas nos pontos descritos serão enviadas de avião até La Paz, para uma instituição não governamental que ficará responsável por distribuir as famílias em necessidade.

O contato para a campanha é o radialista paceño, Jorge Gonzalo Romero, que neste momento articula instituições para auxiliar no desastre que atinge a Bolívia. Romero contatou os estrangeiros no Brasil e sensibiliza brasileiros e empresários, como é o caso da Boliviana de Aviación, que transportará as doações de São Paulo para La Paz.

Ainda em solo brasileiro comunicadores e entidades apoiam a realização em prol dos atingidos pelo desastre na Bolívia, sendo elas: o PROGRAMA CONEXION LATINA, de Gonzalo Hurtado; Associação de Residentes Bolivianos (ADRB);  a BOLBRA; o COMITE DE LA ORGANIZACION BOLIVIANA; a ASOCIACION DE JOVENES BOLIVIANOS EN SAO PAULO; o RESTAURANT ILLIMANI; a PALADIUM DISCO; o RESTAURANT UTAMA e BOLIVIA CULTURAL. Que convidam outras instituições a somar-se a essa Campanha.










Fonte: 
EM
Rádio Gigante Latino

0 comentarios:

EN SAN PABLO ... FERIA DE SALUD EN GUARULLOS...BARRIO DE PIMENTAS.

III FERIA DE SALUD, CULTURA y CIUDADANÍA- UBS VILA JACY/GUARULHOS
Publicado em 11 de fevereiro de 2014 por warmi
III FERIA DE SALUD, CULTURA y CIUDADANÍA

Nuestro Equipo de Base estará participando de este importante evento, difundiendo informaciones sobre lo que es Violencia Obstétrica, cartillas sobre los cuidados durante el embarazo (de nuestros talleres), cartillas sobre Violencia doméstica y orientaciones respecto a estos temas.


Los esperamos!

Cuando: 16 de Febrero de 2014
Dónde:Puesto de Salud UBS VILA JACY/GUARULHOS – Rua São Geraldo da Piedade, nº 45 – Jardim Jacy – Bairro PIMENTAS (próximo do ponto final dos ônibus)
Horario: 09:00-15:00 hs

Organización: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUARULHOS e REDE DE APOIO AO IMIGRANTE-GUARULHOS

Participación: ASBRAD; EQUIPE DE BASE WARMIS-CONVERGÊNCIA DE CULTURAS; ARBGUARULHOS; MORE FINANCEIRA

Servicios gratuitos en:
Emisión gratuita del cartón SUS
Medición de la presión arterial
Diagnóstico de tuberculosis
Prueba rápida de VIH – SIDA, sífilis e hepatite B
Vacunacion para adultos e niños
Orientaciones de salud bucal, salud de la mujer, alimentación saludable
Orientaciones de dengue e roedores
Prueba para el tracoma
Prueba de glicemia capilar (dentro, sólo para los que están en ayunas)

0 comentarios:

EN SAN PABLO .... BRASILEROS e IMIGRANTES SE SENSIBILIZAN CON INUNDACIONES EN BOLIVIA.

Brasileiros e Imigrantes se sensibilizam com os dilúvios na Bolívia
Por: da redação

A Bolívia está em estado critico nos últimos cinco meses por conta das fortes chuvas  que estão provocando enxurradas e deslizamentos, deixando pelo menos 40 mortos, 47 mil famílias desabrigadas  e 33.614 hectares de plantios, danificados pela catástrofe, segundo dados mais recentes do governo.

 

Há duas semanas, o governo decretou estado de emergência para mobilizar tropas do Exército e pessoal de emergência, assim como autorizar imediatamente escritórios públicos a usar os recursos econômicos necessários para responder à situação.

Grande parte das pessoas deslocadas foram levadas para igrejas, escolas e instalações públicas de municípios e províncias, onde recebem alimentos e remédios. As regiões mais castigadas  são as áreas rurais e pobres de La Paz (oeste), Cochabamba (centro), Potosí (sudoeste) e Beni (nordeste).

A temporada de chuvas, que geralmente começa em novembro e dura até fevereiro, antecipou-se desta vez para setembro e se estenderá até março, segundo prognósticos do estatalSenamhi.

Sensibilizados pelos desastres ocorridos, a rádio Gigante Latino promove a campanha   "Bolívia Solidária", arrecadando roupas e alimentos perecíveis.




Locais de Arrecadação

Secretária da ADRB
Rua Padre Bento, 56 - Pari – São Paulo - SP
Contato: 3311-0250

Copa Patriarca (Sábados e domingo)
Rua Desembargados Rocha Portela, 947 – Artur Alvim – São Paulo – SP
(Em frente ao banco Bradesco)

Feira de Patujú (domingo)
Av. Mendes da Rocha, 1014 – Jardim Brasil – São Paulo  - SP

Restaurante Danúbio
Rua Zilda, 350 – Casa Verde – São Paulo – SP (ao lado do Terminal Casa Verde)
Tel: 3858-8667 – Dona Maria

Feira Cultural Kollasuyo da Penha (domingo, das 9h às 18h)
Largo do Rosário – Penha – São Paulo – SP

Quadra Sin Fronteira Guarulhos (Sábado e domingo, das 9h às 22h)
Bairro Pimentas – São Paulo - SP
Tel: 98424 6641 – Marco Antônio

Quadra do Corinthians (Sábado e domingo)
Rua Visconde Paranaíba – Belém – São Paulo – SP
Buscar por Martin

Paladium Disco (Sábado, a partir das 10h)
Rua Coimbra, 109, Brás – São Paulo – SP


Para realizar sua doação, entre em contato antes com os pontos de arrecadação.
Todas as doações arrecadadas nos pontos descritos acima serão enviadas de avião até La Paz, para uma instituição não governamental, sob a responsabilidade de Jorge Gonzalo Cordero, que fará a entrega das doações às famílias desabrigadas.

Fonte: 
EM
Rádio Gigante Latino

0 comentarios:

EN BOLIVIA... CHOLITAS NO PODRAN BEBER ALCOHOL O SIMILARES EN FIESTAS FOLCLORICAS.

Cholitas não poderão beber em festas folclóricas
Por: Da Redação - São Paulo 07/02/2014 10:29:15

El proyecto de Ley Municipal de Manifestaciones Culturales propone regular las horas de baile de las entradas folklóricas de la ciudad de La Paz. La normativa, que está en su fase final, controla el expendio de bebidas alcohólicas y comidas y la seguridad en las fiestas.


"Vamos a regular y vamos a tratar de darle seguridad al que baila, al vecino, también con el control de alcohol y de comida”, dijo la concejala Gabriela Niño de Guzmán, a propósito del proyecto de Ley de Manifestaciones Culturales.

Esta norma regirá la organización de las manifestaciones culturales que se desarrollan en espacios públicos, como calles, parques y plazas, dijo la concejala. Explicó que la ley responde a la demanda de la ciudadanía por la ocupación de espacios públicos y privados.

Según la comuna, en el año se desarrollan más de 150 manifestaciones culturales en barrios y similar número en expresiones eventuales como kermeses o festivales de colegios. A ellas se suman las grandes entradas.

Tres tipos de fiestas

La normativa propone una tipología de las manifestaciones folklóricas en tres grupos. El primero comprende a las entradas que son patrimonio cultural, como la del Gran Poder, la Entrada Universitaria y el Jiska Anata.

En un segundo grupo están las manifestaciones folklóricas barriales. "También las vamos a reconocer, pero las vamos a regular -dijo la concejala- en términos de ocupación, de día, de manejo de mingitorios, de consumo de alcohol y de horarios”.

Advirtió que en algunos casos se restringirá la duración de las entradas barriales de dos a un día. En otros casos se "rebajarán los horarios”, acortando su duración, que a veces sobrepasa las 12 horas, a lapsos entre tres y ocho horas. Niño de Guzmán puso como ejemplo que hay fiestas culturales que ocupan la calle desde las 6:00 y otras se desarrollan en la noche, como la de La Cruz.

Un tercer grupo a ser normado será el de las entradas eventuales. A éstas se les pedirán requisitos "bastante exigentes”: tendrán, por ejemplo, que ocupar vías en horarios que establezca la Alcaldía y hacerse cargo de los gastos por destrozos del ornato público y generación de basura.

En un taller final se consensuará el proyecto con los folkloristas -con quienes ya se mantienen reuniones-, con los auspiciadores de las fiestas y con los comerciantes, como las personas que negocian las graderías y las asociaciones de comida y bebida.

"Hay una serie de elementos que se mueven alrededor de estas entradas y que tienen que ingresar a la regulación”, reiteró Niño de Guzmán.

Añadió que la ley también hará partícipes a los vecinos para consensuar con ellos los espacios barriales que se destinarán a las entradas "En tres o cinco cuadras podrán ingresar todos los elementos que hacen a la fiesta: desde bailes hasta comidas”.

www.cholitasfashion.com
Página Siete

Fonte: 
Bolívia Cultural
www.cholitasfashion.com

0 comentarios:

EN SAN PABLO .. COMIENZA INSCRIPCION DE GRUPOS FOLCLORICOS.

Inscrições para os grupos folclóricos bolivianos - Convocatória 2014 está aberta




Conheça a relação de de grupos e instituições que aceitam inscrições para a gestão 2014 do folclore boliviano.





Grupo Folclórico Cultural Kantuta Bolívia
 (11) 2373-6479 95897-0705 tim 97067-0706 claro 
Tratar com Valentin ou Leonor 

Email kantutacontato@hotmail.com  
Número de fraternos: ---
Eleição dos trajes 2014: ---
Participação: Caporales, Morenada, Tinku, Cuecas bolivianas.
No Facebook Grupo Folclórico Kantuta Bolívia 
Inscrições abertas para novos fraternos 20

 
Ballet Folclórico Boliviano
 (11)  98948 4430 com Norah Gamboa – Diretora Geral ou 971494150 com Demis Villarroel – Coreografo
Número de fraternos: ---
Eleição dos trajes 2014: ---
Dança: Caporal, Morenada, Tinku, Cuecas boliviana, Tobas, Inkas, etc
Obs. Inscrições abertas para novos integrantes. As atividades iniciam no
sábado 08 e domingo 09 


Fraternidad San Simón - Bloque São Paulo - Brasil
 (11) 9497 73681 

Tratar com Gary Gomez Torrico, Coordenador Brasil SS
sansimonsp@gmail.com 
Número de fraternos: --- 
Eleição dos trajes 2014: ---
Dança: Caporales
No Facebook: Caporales San Simón SP Brasil
Inscrições abertas para novos fraternos 2014
Obs. 



Grupo Jacha Sikuris De Italaque "Nuevo Amanecer" En São Paulo
 --- 97144 8559
Número de fraternos: ---
Eleição dos trajes 2014: ---
Dança: Autoctona
Inscrições abertas para novos fraternos
Obs



FRATERNIDAD JUVENTUD INTOCABLES
 --- 9998 5960 | 2731 4259
Número de fraternos: ---
Eleição dos trajes 2014: --- 
Dança:  Morenada
Inscrições abertas para novos fraternos
Obs.



FRATERNIDAD SEÑORIAL ILLIMANI
 --- 963457007
Número de fraternos: ---
Eleição dos trajes 2014: ---
Dança: Morenada
Inscrições abertas para novos fraternos 
Obs. 


Tinkus de Corazón
 --- 986584379 | 32887820 | 981124244 - Daniel ou José
Número de fraternos: ---
Eleição dos trajes 2014: ---
Dança: Tinku
 No Facebook Tinkus de Corazón 

Inscrições abertas para novos fraternos 2014




Fraternidad Nueva Revelación 2004 - Los Catedráticos
 (11) 99539 5309
Número de fraternos: ---
Eleição dos trajes 2014: ---
Dança: Morenada
Inscrições abertas para novos fraternos
Obs. 


FRATERNIDAD MORENADA BOLIVIA CENTRAL
 (11) 3858 2397
Número de fraternos: ---
Eleição dos trajes 2014: ---
Participação: Dança Morenada
Inscrições abertas para novos fraternos

Obs.


Grupo Folclórico Tinkus Jairas São Paulo
 (11) 3227 5959
Número de fraternos: ---
Eleição dos trajes 2014: ---
Dança: Tinku
Inscrições abertas para novos integrantes
Obs.


Diablada 10 De Febrero
 (11) 3497 0972 / 96202 2536 - Sabina
Número de fraternos: --
Eleição dos trajes 2014: ---
Dança: Diablada
Inscrições abertas para novos integrantes
Obs. No domingo 9 a diretiva da entidade promove evento na Feira Kantuta, memorando a data do levante libertário de 10 de febrero na Bolívia. Haverá dança e comidas típicas. A entrada é gratuita e para aqueles que se filiarem neste dia, a camiseta do grupo custará valor simbólico.


Fraternidad Tinkus Bolívia Wayna Lisos
 (11) 98411 2750
Número de fraternos: ---
Eleição dos trajes 2014: ---
Dança: Tinku
Inscrições abertas para novos integrantes
O

0 comentarios: