A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO ... ATLETAS BOLIVIANOS AGUARDAN PARECER DE ORGANIZADORES...

Delegação boliviana aguarda parecer para participar da corrida de São Silvestre 2013

Por: Da Redação - São Paulo 27/12/2013 23:05:07

Delegação boliviana sofre com a expectativa de inscrição pendente para a participação da São Silvestre 2013. Segundo a comitiva boliviana a resposta que confirme a participação dos representantes bolivianos na elite da tradicional corrida de São Silvestre só será desvendada no domingo (29) de dezembro, dia em que será respondida pela organização da corrida se a inscrição dos boliviano é valida. O problema decorre ao atraso na inscrição dos atletas, inscrição que foi realizada com auxilio do Consulado Geral da Bolivia na cidade de São Paulo pelo vice-ministro de Esporte, Miguel Ángel Rimba. Os atletas inscritos são, Sonia Callisaya, Rosemary Quispe, Daniel Toroya e Reynaldo Huanca.
 Daniel Toroya, atleta boliviano.

A resposta negativa da organização obrigará os atletas bolivianos dar largada junto aos populares na categoria B da corrida, impedindo assim qualificar nos primeiros lugares da competição. 
Entre a comitiva os atletas ficam desapontados pela falta  de entrosamento e organização da federação de atletismo boliviana que não previu as datas de inscrição em tão importante competição de exposição mundial.











Em entrevista ao Bolívia Cultural o principal atleta da delegação boliviana Daniel Toroya expressou a sua total convicção de correr mesmo que seja junto aos populares “Respeito meu presidente, ele deu este premio para a gente e vou correr mesmo que seja com os atletas na classe B da corrida”.

Os outros 3 atletas acreditam que participar da corrida fora da elite principal além de ser um risco para seu condicionamento físico será motivo de chegar em vergonhosas posições que não condizem com a preparação exaustiva que tiveram durante o ano todo.

Todos os atletas e comissão técnica agradecem a iniciativa do presidente Evo Morales pela oportunidade de participar da corrida de São Silvestre, porem todos coincidem também da desastrosa organização da federação de atletismo boliviana.

O consulado da Bolívia em São Paulo acompanha de perto a delegação de atletas bolivianos, solicitando e reforçando mediante documento formal a flexibilidade com os atletas bolivianos, já que a delegação não solicita os serviços oferecidos a delegações estrangeiras da elite, como alojamento, transporte, alimentação, acompanhamento no reconhecimento do transcurso da prova, etc, etc… a delegação boliviana só solicita participar na elite da competição, desta maneira poder representar o seu pais de forma competitiva. A equipe boliviana justifica sua participação na competição com a devida pontuação no ranking boliviano de atletismo, solicitada pela organização da São Silvestre.

 Reynaldo Hanca, atleta boliviano.

Rosemary Quispe, atleta boliviana.


 Sonia Callisaya, atleta boliviana.

Nemia Coca, treinadora do atleta Daniel Toroya.



 Waldo Delgado, departamento médico da comitiva boliviana.

Rosemary e Sonia, atletas e amigas.



Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO... BOLIVIANOS PARTICIPARAN DE LA SAN SILVESTRE.

São Silvestre 2013 com a campanha Eu Amo Bolívia
Por: Da Redação - São Paulo SP - 20/12/2013 19:22:27

EU AMO BOLIVIA NA SÃO SILVESTRE 2013 

                     

INSCRIÇÃO GRATUITA NOS 
TELEFONES (11) 3151-3790 / 99947-4199 (vivo)  99886-7690 (vivo)
31 DE DEZEMBRO

(ATLETAS)
• Concentração: 7:30h em baixo do Trianon-MASP (Av. Paulista)
• Distribuição de camisetas: 8:20h
• Largada: 9h
• Inscrição: gratuita


(TORCIDA)
• Concentração: 8:30h encima do Viaduto do Chá (frente a Prefeitura)
• Distribuição de camisetas: 8:20h
• Encerramento: 14h
• Inscrição: gratuita

Música
Salgados
Apitos
Bandeiras
MUITA ALEGRIA

Veja como foram as participações dos anos passados:


   


Apoio:
Pastoral do Imigrante - Missão Paz
Salteñas LOS CAPORALES
Barraca de Doña Beatriz
Barraca DOña Viky
Familia Sandoval
Familia Camacho

Realização:
Bolívia Cultural
Planeta América Latina

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

Visión 7: Lanzan desde China el primer satélite boliviano (1 de 3)

0 comentarios:

BOLIVIA ENTRA EN LA ERA ESPACIAL ..CON EL LANZAMIENTO DE SATELITE PROPIO.

Bolívia entra na era espacial com lançamento de satélite próprio
Por: Da Redação - São Paulo SP - 20/12/2013 22:34:32
AFP - Agence France-Presse
Publicação: 20/12/2013 19:40 Atualização:

Um dos países mais pobres da América Latina, a Bolívia entrou nesta sexta-feira para a era espacial ao colocar em órbita seu primeiro satélite de telecomunicações, lançado da plataforma de lançamento de XiChang, na China.


O lançamento do satélite Túpac Katari "vai mudar a história da nossa ciência e tecnologia nas próximas décadas", previu o vice-presidente Alvaro García, pouco antes da decolagem, prevista para esta sexta-feira, às 12h42 locais (14H42 de Brasília).

Pouco depois, a estação de Amachuma, a 4.000 metros de altitude e a 30 km de La Paz, indicou que já estava recebendo os sinais para rastrear o satélite, que dentro de duas semanas deve entrar em sua órbita geoestacionária definitiva, a 36 mil quilômetros de altitude, para começar a operar em março.

"Já estamos recebendo sinais do satélite corretamente, já conseguimos rastreá-lo", disse à TV estatal red TVB a técnica da estação, Alejandra Lora.

O diretor da Agência Espacial Boliviana (ABE), Iván Zambrana, disse a jornalistas que o maior projeto tecnológico do país "tem como objetivo levar telefonia, televisão, internet e sistemas de tele-educação para todo o território, especialmente os locais mais longínquos".
 

O satélite Túpac Katari, construído na China ao custo de 300 milhões de dólares, entrará em operação a partir de março ou abril, segundo Zambrana.

Com este passo, a "Bolívia está preparada para ser potência. Seremos uma potência", declarou à imprensa.


"Com um olhar integral, vamos fazer com que muitos bolsistas possam ir às universidades do mundo para se capacitar e retornem ao país para implementar os conhecimentos adquiridos", disse Vladimir Sánchez, ministro de Obras Públicas, à rede de televisão Cadena A.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, está na China para assistir ao lançamento, acompanhado de seus ministros das Relações Exteriores, David Choquehuanca, da Defesa, Rubén Saavedra, e do Planejamento, Viviana Caro.

O lançamento foi acompanhado na Bolívia por milhares de pessoas, pois o evento foi transmitido ao vivo pela TV estatal em sinal aberto.

Além disso, em La Paz foi instalado um telão na Praça de Armas, onde ficam as sedes do Governo e do Congresso, para que a população pudesse acompanhar em tempo real as imagens do Centro de Lançamento de Satélites de XiChang, na província chinesa de Sichuan.

Outros telões foram instalados em praças das cidades mais importantes do país.

O satélite artificial fornecerá serviços de telecomunicações para 3 milhões de um total de 10 milhões de bolivianos.

As Forças Armadas bolivianas informaram que o Túpac Katari será uma ferramenta para "consolidar centros de comando de controle, inteligência e informação, destinados a minimizar riscos, desastres e monitorar situações de contingência".

O satélite será controlado a partir das bases de Amachuma, a 4.000 metros de altitude no altiplano, e de La Guardia, na planície boliviana, informou o diretor da ABE, Iván Zambrana.

Para construí-lo, Pequim concedeu um crédito de 256 milhões de dólares, enquanto La Paz desembolsou outros 44 milhões, como fundo de contrapartida.

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN BOLIVIA .. COSTUMBRES Y TRADICIONES DE NAVIDAD

O natal na Bolívia: Costumes e Tradições
Por: Da Redação - São Paulo 27/11/2013 19:27:17

Muitas dos costumes ancestrais do natal na Bolívia foram desaparecendo, mas algumas ainda se conservam, principalmente em cidades pequenas e no área rural, quase como em tempos da Colônia.


Na zona dos vales e no Oriente (Cochabamba e Santa Cruz), o clima ajuda a que a gente saia às ruas e visite os grandes presépios elaborados com materiais rústicos que eram tradicionalmente armados nas praças e igrejas, e que ainda se seguem armando em muitos lares, com concursos e prêmios inclusos, como sucede em Santa Cruz. Na zona andina, pelo frio, a forma mais comum é festejar em casa tomando um chocolate quente com buñuelos (massa frita no óleo com açucar esfarelada ou mel), cantando e dançando; e também se mantém o costume de armar presépios.

Antes era tradicional realizar uma dramatização pública do anuncio do nascimento de Jesus o 24 de dezembro, para o qual se escolhia a varões adultos para fazer o papel do anjo Gabriel, José, os reis magos e os pastores, a uma jovem para fazer de María e um bebê para fazer do Salvador. A jovem era levada montada num burro, do que atirava José, para um presépio normalmente instalado na igreja do povo, ou as vezes na praça central, onde “nascia” Jesus, e se dramatizava a história da visita dos pastores e magos. Também era costume que os meninos, em grupos ou sós, fossem de casa em casa cantando villancicos (cânticos natalinos populares) e dançando ante o presépio armado em cada casa, depois do qual o anfitrião lhes convidada com ponche, ou algum suco e chocolate se eram muito pequenos, e buñuelos.



Na zona rural do planalto, os aymaras enfeitavam a seu gado e se jogavam pétalas de flores durante o Natal, que para eles era a festa dos awatiris, isto é os pastores de ambos sexos que cuidam as llamas, vicuñas, ovelhas, etc. Dezembro é um mês de mudanças para esta etnia, porque era então quando se atribuíam as obrigações dos pastores, elegia-se às autoridades originárias e se celebravam matrimônios. Uma peculiaridade da zona andina que não se repete no resto do país é o costume de elaborar figuras de barro para o presépio, que ainda que teoricamente é um costume cristão, em realidade era uma expressão do desejo de ter maior quantidade de gado ao próximo ano, um desejo bastante lógico numa sociedade que depende grandemente da pecuária ovina e de auquénidos. Estas figuras de barro se deviam criar em pares: dois, quatro ou seis animais de cada espécie; e ao seguinte dia, enterravam-se no pátio, não sem antes ch’allarlas com álcool e folhas de coca (a coca é um elemento sagrado da cultura boliviana).

Tradição Aymara (região andina da Bolívia)
Challa usando a folha sagrada da coca, e llama enfeitada.


Era também durante a Natividade quando os pastores que cuidavam o gado enfeitavam com flores seus chapéus e a seu gado, ao que penduravam argolas e outros enfeites multicolores; depois traspassavam suas obrigações (o trabalho de pastoreio era comunal) a outros pastores, e se jogavam flores e dançavam tocando pinkillos. Com freqüência se procedia a marcar o novo gado que tinha nascido durante o tempo desde a anterior festa.

Nos velhos tempos desde a Colônia, na Noite-Boa se acostumava tomar chocolate com buñuelos nas zonas com mais forte influência espanhola, ou café quente e pratinhos parecidos ao caldo de carne em outras, e em zonas indígenas era tradicional um pãozinho feito de massa de quinua chamado jakhoilisa, que se comia o 25 de dezembro nas comunidades aymaras. Em nenhuma parte do país se conhecia a picana (prato tipico natalino na Bolívia) nem o panetone, muito menos o leitão ao forno, o ponche, o peru e muitas outras comidas que agora se associam automaticamente com o Natal.

O passo dos anos fez que na atualidade não tenha demasiadas diferenças entre as formas tradicionais de festejar entre as regiões bolivianas. Três tradições se mantêm ao longo e largo do país: o armado do presépio, assistir à missa do galo à meia-noite, e o jantar de Noite-Boa, na que se serve a picana, que consiste numa espécie de caldo algo picante e algo doce que leva choclos (milho), carne de rês, hortaliças variadas e vinho. Em seu defeito, serve-se leitão ou peru, e se costuma terminar com um brinde a meia-noite. Ao dia seguinte, toma-se com buñuelos, um panetone ou as masitas (bolinhos ou bolachas) tradicionais de cada região.



Os presépios se costumam armar durante os últimos dias de novembro, dando preferência aos feitos de forma artesanal e com cada peça confeccionada de forma única a outros nascimentos. Neste presépio, coloca-se um Menino Jesus de porcelana ou gesso, que costuma ser herança familiar, pois a tradição indica que é de má sorte comprar-se um, porque se é comprado não traz bênçãos ao lar, e pela mesma razão não se devem pôr dois Meninos num mesmo presépio–é melhor herdá-lo ou esperar a do que te presenteiem um–ao que se lhe devem mudar os roupagens cada ano e levá-lo a abençoar na igreja também cada ano. Agora se costumam colocar também luzes natalinas nos balcões e janelas, já não somente no presépio como antes, e já não se usam tantas velas como costumava ser. Agora é mais comum usar arvores e materiais artificiais e animais em miniatura de plástico, tudo o qual era antes feito a mão, com galhos de árvores, musgo, figuras de argila e barro para decoração. A última tradição constante e que não se perde devido à maioria católica é a Missa de Natal (um dia antes do natal), também conhecida como Missa do Galo, que se celebra às 12 da noite e à qual se levam os nascimentos que se têm nos lares para que sejam abençoados. Ao terminar a missa, as vezes se leva o Menino Jesus em procissão e depois se dançam villancicos ao pé dos nascimentos para alegrar ao Menino até que amanheça. Depois de rezar ou cantar os villancicos a meia-noite, já se podem abrir os presentes.

Fonte: 
Alura Gonzales 
(Santa Cruz, Bolivia)
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO ... 7ma. MARCHA DE IMIGRANTES .. FUE UN EXITO.

Marcha dos Imigrantes 2013 foi um sucesso

Por: Da Redação - São Paulo SP - 01/12/2013 18:28:10


Imigrantes pedem lei mais flexível de permanência

Ato pacífico em São Paulo reuniu cerca de 300 pessoas, segundo a Polícia Militar; de acordo com o porta-voz do grupo, tem aumentado o contingente de imigrantes pobres oriundos, principalmente, da Bolívia, do Peru e da Colômbia, que chegam ao país para trabalhar em regime escravo em oficinas de costuras

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Um grupo de manifestantes participou ontem (1º) da 7ª Marcha dos Imigrantes no centro da cidade, defendendo maior flexibilização da nova lei que regula a permanência dos estrangeiros no país. O ato pacífico reuniu cerca de 300 pessoas, segundo a Polícia Militar, mas estimado em quase mil pelos organizadores.

A concentração começou por volta das 9h, na Praça da República, de onde os manifestantes saíram rumo à Praça da Sé. Por volta das 12h30, ocupavam duas faixas da Avenida São Luís, na esquina com a Rua da Consolação. Com a ajuda de um carro de som, bandeiras e cartazes, eles procuraram esclarecer a população sobre as reivindicações, com foco em favor de uma anistia que beneficie os estrangeiros que vivem ilegalmente no país.

Para o porta-voz do grupo, Nelson Bisson, um dos coordenadores do Centro de Apoio ao Migrante (Cami), é “ruim” o teor da nova lei que trata da situação dos imigrantes, em tramitação no Congresso Nacional. “Ela [lei] tem artigos que criminalizam os imigrantes”, justificou ele.

Bisson informou que tem aumentado a vinda de pessoas pobres oriundas, principalmente, da Bolívia, do Peru e da Colômbia. “Muitos são atraídos por coiotes [intermediários] para trabalhar como escravos em oficinas de costuras e já chegam devendo pelo transporte, comida e outras despesas lançadas pelos agenciadores”.

Segundo ele, só na capital paulista existem entre 18 a 20 oficinas. Como são locais insalubres, as mães não podem manter os filhos junto delas nos locais de trabalho e, sem acesso a creches, essas estrangeiras sofrem muitos transtornos. Além disso, o porta-voz do grupo disse que a maioria não consegue tirar a documentação para legalizar a residência no país porque o trâmite é muito burocrático e caro.


Roque Patussi, Coordenador do centro de Apoio ao Migrante - CAMI

Nelson Bison, Coordenador do centro de Apoio ao Migrante - CAMI



Juliana cardoso, vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo.

.
Adriano Diogo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Cidadania - foto (arquivo Bolívia Cultural).



Daniel Colque, Comitê pela Organização Boliviana.

Paulo Illes, Coordenador de Políticas para Migrantes de SP.


Mirna Pleitas, do grupo de dança Alma Guarani.

Rasin, Imigrante muçulmano.


Leonarda Corina, voluntária boliviana do Centro de Testagem e Aconselhamento CTA da Mooca.
  
Dra. Edna do Centro de Testagem e Aconselhamento CTA da Mooca.


Freddy Carrillo (Wara) artista boliviana.

Dr. Alfredo Balderrama, do Grupo Folclorico Kantuta Bolivia.

  
Neide Teruko Tatemoto, da Rede de Apoio ao Imigrante-Guarulhos.

Representante da Igreja cristna brasileira



Celina, Cantora de El Salvador e radialista do CAMI.


Juan Oliveira - CONEM.


Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO.. EN CARAPICUIBA RECIBE A LA VIRGEN DE URKUPIÑA.

Carapicuiba recebe a Virgem de Urcupiña

Por: Da Redação - São Paulo SP - 28/11/2013 21:23:12


CARAPICUIBA RECIBE A LA VIRGEN DE URCUPIÑA
(Texto de la organización)


El día 8 de diciembre en la ciudad de Carapicuiba se realizará la presentación de Virgen de Urcupiña Patrona de la Integración Nacional de Bolivia. Este evento será realizado con la organización de la Parroquia San Pedro y San Pablo, el Proyecto de Fe y Cultura tiene la colaboración del Instituto Icujal. El evento hace parte del proyecto “Fe y Cultura” que se dio inició en 2011 con el primer intercambio cultural religioso, donde la Parroquia San Ildefonso “Santuario de nuestra Señora Virgen María de Urcupiña” de la ciudad de Quillacollo, recibió el 13 de septiembre del 2011 una réplica de la imagen de la Virgen de Aparecida Patrona del Brasil, dicha delegación brasileña fue encabezada por el Padre Mario Geremia, Coordinador del Centro Pastoral del Migrante CPM de São Paulo-Brasil. 
Jorge Loayza, promotor do projeto - "Igreja da Virgem de Urcupiña no Brasil".




























El “Proyecto Fé y Cultura” dirigida e idealizada por el señor Jorge Loayza Carrasco (residente boliviano en Brasil), viene trabajando incansablemente desde la ciudad de São Paulo-Brasil por lograr que la Virgen de Urcupiña venga a ser reconocida y nombrada como “Patrona de la Integración Latinoamérica” esfuerzo que a cada año viene recibiendo más apoyo y colaboración de otras Parroquias de ciudades adiasen tés a São Paulo. 

El Proyecto Fe y Cultura tiene como Ideal el intercambio Cultural y Religioso entre los países Brasil-Bolivia, así trabajando para que la ciudanía brasileña pueda comprender de mejor manera, que los más de 400 mil residentes bolivianos considerados a la fecha la mayor colonia de extranjeros en Brasil no solo son una mano de obra barata en el mercado de la costura, mismo que la mayor parte de toda la colonia se dedique a esa rama, dentro de esa gran colonia también existen una inmensa cantidad de profesionales como médicos, abogados, ingenieros, arquitectos, empresarios, artistas, etc, etc. Ciudadanos que gracias a mucho esfuerzo y trabajo no solo ayuda a los parientes dejados en la tierra natal Bolivia, si no que también aportan para el desarrollo de este país que acogió amigablemente a toda nuestra comunidad; sin embargo es importante hacer comprender y difundir que también cada migrante tiene dentro de sí una raíz cultural y religiosa que muchos no conocen y es poco valorada en Brasil. 

En agosto del 2013 viaja la segunda delegación religiosa desde Brasil a la ciudad de (Quillacollo Cochabamba) a cabeza nuevamente del señor Jorge Loayza Carrasco y el Padre Eduardo… director de la “Parroquia de San Paulo y San Pedro” de la ciudad de Carapicuiba, ciudad que acoge aproximadamente 10 mil bolivianos, esta delegación participa fervientemente de gran parte de los actos religiosos y litúrgicos de la festividad de Urcupiña, donde el 16 de agosto se obtiene la piedra fundamental para lo que será posteriormente base de la primera Parroquia en Honor a la Virgen de Urcupiña, tenemos que resaltar, esta Parroquia es la primera edificación en todo el mundo dedicada exclusivamente a nuestra Patrona Virgen de Urcupiña. Dando continuidad es este Proyecto se realizará el día domingo 8 de diciembre la presentación oficial de la imagen de la Virgen de Urcupiña a toda la sociedad brasileña de la ciudad de Carapicuiba. Este acto se iniciará con un procesión de las imágenes de San Pedro Apóstol, San Pablo y la Virgen de Urcupiña por un recorrido aproximado de 2 km. por las calles de la ciudad de Carapicuiba, a seguir será celebrada la misa de campaña, para posteriormente realizar la demostración de diferentes danzas folklóricas, donde el visitante podrá disfrutar de la gastronomía típica y artesanía. Todo el cronograma mencionado se realizará en el Parque Plan Alto de la ciudad de Carapicuiba-São Paulo este próximo (8) de diciembre de 2013.
Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO ... URZULA NIÑA ACTORA BOLIVIANA .. ESTRENA EN BRASIL.

Crô – O Filme

Por: Da Redação - São Paulo SP - 29/11/2013 11:34:45
Por Bernardo Moura

“Exagerado, jogado aos seus pés, eu sou mesmo exagerado”. O clássico do cantor Cazuza caberia perfeitamente para o mais novo filme brasileiro originado a partir de uma novela. Saído de “Fina Estampa” (2012), Crô – o filme com direção de Bruno Barreto e estrelado por Marcelo Serrado, Alexandre Nero, Carolina Ferraz, Ivete Sangalo, Kátia Moraes e muitos outros chega às telas de 400 salas de cinemas na próxima sexta-feira, 29.


A história se passa com Crodoaldo Valério, vivido por Marcelo Serrado, que, agora é o mais novo integrante da alta sociedade, se muda para São Paulo com sua empregada Marilda (Kátia Moraes) e seu motorista Zoiudo/ Baltazar (Alexandre Nero) atrás de uma nova Rainha do Nilo.  Antes, ele até tenta abrir negócios próprios, mas não consegue êxito e cai em “depressão”. Ele fica assim até encontrar o seu “Eu interior”, que é servir para uma mulher poderosa e má.






















O problema é que o filme acaba virando um samba do crioulo doido. Melhor dizendo: como Crô é um personagem caricato, a obra completa acaba sendo a caricatura da caricatura. Por isso, se torna um exagero.  Bem no início da fita, vemos que são utilizados alguns recursos “gráficos”. Como assim? Recursos que dão uma maior interatividade da tela com o público pagante e entre os personagens: perfil dos personagens e o recurso de acelerar como se estivesse no DVD bem rapidinho. É bem pensado e uma ótima ideia para os filmes brasileiros atuais. Como sabemos, Crô é um personagem cheio de bordões e com opiniões muito afiadas.  No entanto, os bordões se tornam demais e irritam a paciência do espectador como citações do tipo: “Congela”, “descongela”.
No quesito participações, o filme não decola. Segundo o que o ator Marcelo Serrado disse na coletiva de lançamento do filme, a cantora Ivete Sangalo foi convidada por ele para participar do longa. Bem, era melhor ela não ter feito. Seria mais agradável em termos ficado com a personagem Maria Machadão, da novela das 11, “Gabriela” (2012) na mente. A única participação que teve uma ponta de graça realmente foi a da cantora paraense Gaby Amarantos. Gaby faz uma cantora que quer Crodoaldo para ajeitar a sua vida. A cena de poucos minutos rendeu risadas ótimas e mostrou como o ator e a cantora fizeram uma boa dupla com bastante improviso e expressões faciais.

O diretor Bruno Barreto, o mesmo do recente Flores Raras, aparece só lá no meio do filme. Por meio da história da personagem de Carolina Ferraz, a Lady Kate emergente que é doida para se tornar uma substituta de Tereza Cristina, ele coloca uma carga dramática na história de comédia colorida. Assim, temos a impressão que dois filmes juntos caminham simultaneamente e a partir de um determinado ponto, se fundem e tornam-se um terceiro filme.  Bruno expressa sua característica mais profunda através da atriz mirim Úrzula Canaviri e sua história de fugir do trabalho escravo, no qual a chefe é Carolina Ferraz. Além disso, outra característica recorrente do diretor, a universalização de histórias em diversos idiomas, também ocorre neste filme com este enredo do trabalho escravo boliviano em terras brasileiras.

No final das contas, Crô – o filme é uma continuação canastrona da novela “Fina Estampa”. Para quem assistiu à trama e se deliciou com as tiradas do mordomo, com certeza, vai se divertir com este filme.
FICHA TÉCNICA:Direção: Bruno Barreto

Elenco:  Marcelo Serrado, Alexandre Nero, Carlos Machado, Kátia Moraes, Ivete Sangalo, Ana Maria Braga, Gaby Amarantos, Carolina Ferraz, Milhem Cortaz, ÚRzula Canaviri e Karin Rodrigues.

Roteiro: Aguinaldo Silva

Produção: Paula Barreto

Direção de fotografia: Hugo Colace

Montagem: Jair Peres e  Manga Campion
Montagem: Ed Cortes
Distribuição: Paris Filmes e Downtown Filmes
Gênero: Comédia

País: Brasil

Ano: 2013.
 
Fonte: 
Bolívia Cultural

1 comentarios: