A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO .. DIALOGO CON LOS MIGRANTES

DIÁLOGO#MIGRANTES: 
31 de Octubre – 18:00hs

En día 31 de octubre – 18:00hs se vá a ocurrir más un DIÁLOGO#MIGRANTES, organizado por la Secretaria de Derechos Humanos e Ciudadania y por la Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. El tema principal de la discusión es el derecho a CULTURA EN LA CIUDAD DE SÃO PAULO PARA LOS IMIGRANTES y vá a tener la presencia de los secretarios Rogerio Sottili y Juca Ferreira.


En el primeiro DIÁLOGO#MIGRANTES que tuvo lugar en Junio y tuvo la presencia de más de 400 migrantes.

El Coordinador de Políticas para Migrantes del Municipio, Paulo Illes, dice que es importante que las asociaciones culturales llevem sus reivindicaciones de manera organizada. “Para que tengamos un diálogo aun más rico y participativo” – concluyó Paulo.

El encuentro es abierto al público y se realizará en el Cientro Cultural de São Paulo (Sala Adoniran Barbosa ) que tiene sede en la Rua Vergueiro, 1000, Metrô Vergueiro (18:00 hs)

El Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante/CDHIC – vá a estar presente en diálogo porque acredita que es un espacio legitimo para las reivindicaciones de las comunidades, asi como de participación de los grupos interesados en construir políticas públicas!

0 comentarios:

EN SAN PABLO ... VEA COMO SE FESTEJO DIA DEL NIÑO EN LA COMUNIDAD BOLIVIANA.

Veja como foi festejado o dia da Criança

Por: Da Redação - São Paulo - 21/10/2013 23:08:32





Dia da Criança na Rua Coimbra (domingo 13 de outubro)

Jorge Mervuvia, Gerente do restaurante Illimani
.























O evento da Rua Coimbra começou por volta das 14 horas e teve fim aproximadamente em torno das 18h. As crianças acompanhadas dos pais tiveram uma grande variedade de entretenimentos, começando com a música no palco amenizado pelo grupo “ANTAQUIRA”, e os palhacinhos “Sandy e Papo”.

A edição 2013 foi promovida principalmente pelos lojistas da Rua Coimbra (Rest. Utama, Paladium, Enmbeleze, Panaderia Oscar y Edith, Peluqueria Sagitário, Consulado Boliviano Rest. Illimani e Rest. Jorge)
Entre as doações podem se destacar os 100 kilos de bolo - doados pelo Restaurante Illimani e Restaurante Utama além dos refrigerantes. Foram distribuidos gratuitamente um total de 2.000 brinquedos distribuídos na tarde ensolarada da Rua Coimbra.

Foi de ressaltar a importante lavor e iniciativa de inúmeros voluntários que unidos ao carinho pelas crianças conseguiram organizar um universo de crianças empolgadas com a diversão que a data merece. Os voluntários recebam da colônia boliviana um forte OBRIGADO!

..
Os voluntários da festa na Rua Coimbra também fizeram doações de brinquedos e doces

  Andrés Espinoza   Laura Laime   Paula Laime   Alexandra Bustilhos  Leonardo Saavedra   Ivan Aro
  Leonardo Saavedra   Ivan Aro  Marcelo Pablo Miranda   Paulo Bola  Jeaneth Lopez   Jorge Meruvia Gutierrez
  Jorge Meruvia  Priscila Karine  Fernanda Rueda  Jhessy Vargas  Ximena Undurraga  Gabriel Alcalá  Patty Zapani   Vanessa Avedaño

Rosio Arellano, professora do Instituto Embelleze - Unidade Brás
.
Gilbert, técnico em logística - Vizinho da rua Coimbra
.







Dia da Criança na Feira Patujú (domingo 13 de outubro)






Dia da Criança na Praça Kantuta (domingo 13 de outubro)

A Festa do Dia das Crianças agitou a Praça Kantuta, zona norte da capital. O evento ocorrido neste domingo (13) reuniu famílias de brasileiros e bolivianos que trouxeram seus filhos para aproveitar o dia ensolarado. Barracas de comida típica cercaram a praça que contou com um grande número de crianças, muitas delas de colo ainda. O evento teve inicio às 12h e terminou às 18h.

Debaixo de um calor intenso, a organização da festa distribuiu sorvetes gratuitamente, assim como balas, pirulitos e pipoca.  Diversos jogos foram disponibilizados para uso das crianças. Os garotos maiores se agrupavam nas mesas de pebolim (canchitas) e numa quadra de futebol improvisada. Já os menores faziam fila para entrar nos brinquedos infláveis como escorregador, piscina de bolinhas, pula-pula, etc.

A animação esteve a cargo do grupo de Rock LAZY e alegria dos personagens palhaço e coelho que foram o delírio da garotada que atenderam animadamente as filas em tornos deles para tirar milhares de fotos como lembrança de tão bela ocasião.

No total foram distribuídos 6.400 brinquedos, números que justificaram a visita de aproximadamente 10.000 pessoas que transformaram a tarde mais alegre do ano na tradicional Praça kantuta.

O voluntariado foi fundamental mais uma vez para o sucesso do evento, 8 pessoas que se encontravam presentes no evento se ofereceram para participar no apoio e organização da enorme demanda das famílias e das crianças que compareceram na praça.

Andre Gusman fez uma doação de R$ 1.800,00 
ADRB – 20 dúzias de refrigerante de 200 ml 
CAMI – 306 unidades de suco tampico

Patrocínio: Remessa Expressa, Werstern Union, Cartões IDT 
Apoio:  Sport Staff, CAMI, ADRB, Sub. Prefeitura da Mooca, e Bolivia Cultural


Fotos de arquivo - Bolívia Cultural




O que é voluntariado?

Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."

Em recente estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma "profissionalização voluntária"; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos.

Ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário, (descritos com maiores detalhes a seguir), descobrem-se, entre outros, dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.

Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo. Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento.


Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.

fonte: "Trabalho Voluntário" - Mónica Corullón
Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO ... COMUNIDAD PERUANA ..EXPOCEVICHE 2013

No sábado (19) de outubro foi realizada a EXPOCEVICHE 2013

Por: Da redação - São Paulo SP - 21/10/2013 11:06:29





Edgar Villarproprietario do Restaurante Rinconcito peruano (vencedor da categoria Melhor Ceviche de São Paulo)
Oscar Vasquez, organizador da EXPOCEVICHE 2013
.


 Clarissa, arquiteta brasileira
.
Pedro Benítez, presidente do Instituto Cervantes - São Paulo
.


Edwin Sarmiento, vencedor na categoria visual
.
Alexander Quiñones, Del Cocketail
.


La Dulceria, doces peruanos
.
Chefe do Restaurante Sabor Peruano
.











Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO ...COMUNIDAD BOLIVIANA PARTICIPA DE ..PLANTACION DE ARBOLES.

Projeto Verdejando
Por: Da redação - São Paulo SP - 17/10/2013 15:10:15

Comunidade boliviana em São Paulo, plantou árvore na Praça KANTUTA, esta quinta (17) de outubro em cerimonia regada de alegria, cultura e responsabilidade ambiental.

 
Projeto Verdejando

O Projeto Verdejando, iniciado em 02 de setembro, é uma iniciativa da Rede Globo de Televisão com a parceria da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Este projeto de arborização, com duração de dois meses, tem o objetivo de tornar a Cidade de São Paulo mais verde, além de sensibilizar o cidadão sobre a necessidade de ampliar o plantio de novas árvores.

Ao longo da ação, serão promovidos mutirões de plantios em regiões pré-estabelecidas da cidade de São Paulo, como, Jardim Edite, Vila Natal e Itaquera. Nesta sexta-feira (06), por exemplo, alunos da EMEI João Mendonça Falcão, do Bairro do Brás, plantarão mudas de árvores no entorno da escola.

Todas as ações do Verdejando serão divulgadas nas redes sociais de SVMA (Facebook e Twitter) e nos telejornais locais da TV Globo, como Bom dia São Paulo e SPTV 1ª edição.

Contamos com a sua participação para tornar a cidade de São Paulo mais verde. Confira abaixo, algumas das reportagens do Verdejando que já foram veiculadas pela Rede Globo:



globotv.globo.com
Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO... BOLIVIA CULTURAL RECIBE PREMIO..DESTAQUE LATINO.

Bolívia Cultural DESTAQUE LATINO NO AMBIENTE CULTURA.

Por: Da redação - São Paulo SP - 18/10/2013 19:26:11

A Bolívia foi premiada na noite da quinta feira (17) de outubro no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo com a homenagem DESTAQUE LATINO NO AMBIENTE CULTURA.



A Bolívia foi premiada na noite da quinta feira (17) de outubro no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo com a homenagem DESTAQUE LATINO NO AMBIENTE CULTURA, graças a seu canal de comunicação o "Bolívia Cultural" (principal canal de promoção da cultura boliviana no mundo). A menção foi entregue ao criador e atual CEO do projeto de comunicação - Antonio Andrade Vargas - o boliviano nascido na cidade de Sucre (Capital histórica da Bolívia) na cerimonia de entrega fez questão de frisar a importância da capacitação e o incentivo ao empreendedorismo em todos os ambientes em que os imigrantes atuam. "O trabalho, criatividade e dedicação foram fundamentais para o sucesso do Bolívia Cultural, graças ao empenho e apoio da minha comunidade boliviana e latina, o ano de 2013 fomos reconhecidos como o melhor projeto do mundo e fomos eleitos de entre 10.000 inscritos como um dos melhores 350 STARTUPs do Brasil, no maior evento da  América Latina de empreendedorismo - Festival de Empreendedorismo (FESTEMP), no Pavilhão de Exposições Parque do Anhembi - realizado pela FIESP. Esta sequência de reconhecimentos culmina com esta homenagem de destaque latino que recebemos graças ao excelente critério dos organizadores." finalizou Andrade.

O apoio e participação dos imigrantes bolivianos foi empolgante, muitos vestindo a camiseta "EU AMO BOLÍVIA" lema da campanha internacional de promoção da Bolívia, criada pelo Bolívia Cultural a 2 anos no Brasil. Os imigrantes presentes reconheceram a importância do prêmio obtido pelo seu pais de forma eufórica e explicita, sendo os últimos em deixar o salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.
O Prêmio de Reconhecimento aos Destaques Latino Americano em São Paulo, foi criado a 2 anos pela ONG - Presença da América Latina PAL - e o Vereador Gilberto Natalini que a muitas décadas é um dedicado lutador pelos direitos dos imigrantes na cidade de São Paulo e o Brasil.


Relação de indicados:
Arte: pintura, escultura, design e arquitetura
- Juan José Balzi - Argentina
-  Waldo Bravo - Chile

Ciência e Tecnologia- Carolina Santacruz - Colômbia

Cultura: literatura, cine, música e folclor- Cesar Charlone – Uruguay 
- Angel Antonio Andrade - Bolivia 
- Ives Berger - Perú            

Empreendedorismo- Luis Fernando del Valle V - Chile

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO ... BOLIVIA CULTURAL SERA RECONOCIDO...PREMIO DESTAQUES LATNOS.

O Bolívia Cultural recebe o PRÊMIO DESTAQUES LATINOS
Por: Da redação - São Paulo SP - 14/10/2013 18:10:21

Para o Bolívia Cultural o ano de 2013 foi um ano repleto de sucessos no Brasil e o Mundo. O projeto de comunicação que foi criado com a missão principal de promover a beleza da cultura boliviana como elo milenar que agrega os valores do ser humano ocidental.

Graças a paridade dos nossos valores o Bolívia Cultural será premiado esta semana!



PRÊMIO DESTAQUES LATINOS 
Esta é a primeira vez que poderemos receber um reconhecimento com nossa torcida por perto, esta possibilidade é outorgado graças a Câmara Municipal de São Paulo que realizará a Solenidade de Entrega do Prêmio aos Destaques Latino Americano em São Paulo. Premiação em que o Bolívia Cultural é mencionado no ambiente CULTURA.

O Bolívia Cultural convida cada um dos apreciadores do nosso trabalho, cada um que acredita que a Bolívia pode mostrar ainda mais a beleza que tem no peito, demonstrando o melhor que nos imigrantes temos e podemos oferecer ao gigante Brasil que abriu as portas para nossa cultura. Sabemos que temos problemas porem não podemos esquecer que também compartilhamos inúmeras alegrias pois somos irmãos e assim devemos nos desenvolver.

Conheça outros logros conquistados em 2013 pelo Bolívia Cultural



MELHOR CANAL DE COMUNICAÇÃO DO MUNDO 
Em 2013 foi eleito como o Melhor canal de comunicação foi posto em prova, sendo estudado, valorizado e principalmente qualificado pelo seu público, nessa serie de avaliações ganhou a menção da Universidade de Illinois - EUA. no estudo da migração nos Estados Unidos da América, abrangendo  os continentes latino-americano e europeu, deduzindo que o Bolívia Cultural é o melhor canal de comunicação do mundo no ambiente modular em que atua, perfil semelhante ocorre no Brasil, passando a ser referência de comunicação promocional da Bolívia no Brasil no ambiente acadêmico e de educação na rede estadual. E municipal de São Paulo.

MELHOR STRATUP DO BRASIL
A evolução do mercado em que o BC atua foi testada na sua participação do FESTIVAL DE EMPREENDEDORISMO promovido pelo SENAI - FIESP e CIESP onde o nosso canal de comunicação foi avaliado junto a 349 StartUPs selecionados de entre 10.000 inscritos em todo o território brasileiro, fomos vencedores todos os leitos como diz nas suas próprias palavras quando o presidente da FIESP se dirigiu aos participantes "TODOS VOCÊS SÃO VENCEDORES!, VOCÊS SÃO A ELITE DO EMPREENDEDORISMO BRASILEIRO…", nas próprias palavras do diretor do Bolívia Cultural, o boliviano Antonio Andrade Vargas "estar no meio da elite do empreendedorismo brasileiro me faz pensar que nunca estive equivocado, sempre achei que meu pais tinha e tem valor para disputar em todos os ambientes que possam existir, basta trabalhar e ser inovador, o mundo pertence aos inovadores…"

REFERÊNCIA COMO FONTE EDUCATIVA
Bolívia Cultural é o melhor canal de comunicação do mundo no ambiente modular em que atua, perfil semelhante ocorre no Brasil, passando a ser referência de comunicação promocional da Bolívia no Brasil no ambiente acadêmico e de educação na rede estadual. E municipal de São Paulo. 

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN BRASIL...MINISTRA DE DESENVOLVIMIENTO SOCIAL ...HABLA SOBRE LA QUINUA BOLIVIANA.

Ministra do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome - elogiou a Quinua boliviana

Por: Da Redação - São Paulo 12/09/2013 14:13:10

.

“A Quinua sem dúvida é um dos alimentos mais completos por isso é recomendada pela FAO - Tereza Campello, Ministra do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome



























No Ano Internacional da Quinua a ministra Tereza Campello expressou seu aprecio ao grão andino

A ministra do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome, Tereza Campello em entrevista ao Bolívia Cultural elogiou a Quinua produzida no planalto andino da Bolívia, valorizou as propriedades do grão e confessou que é uma consumidora assídua do produto graças as suas propriedades nutricionais. Apoiou o incentivo aos cultivos familiares e de cooperativas na Bolívia agricultores familiares que a exemplo no Brasil tem tirado famílias da miséria.










Aproveitando o momento do dialogo no evento que promove soluções para a fome no mundo, nossa equipe entregou para a ministra uma receita de “Lula Recheada com farofa de Quinua”, pedimos gentilmente fazer chegar a receita ao ex-presidente Luís Ignácio Lula da Silva... pedido que Tereza aceitou com um sorriso no rosto, desta maneira finalizamos a entrevista com a foto de apoio da ministra a Campanha Internacional Eu Amo Bolívia, que foi prontamente atendida com uma só condição, de ficar com a camiseta para a filinha da ministra. Ficamos a espera de receber a foto da criança que certamente deve ter toda simpatia e carisma que a mãe demonstrou no pouco tempo de dialogo. 

Só fica desejar um bom apetite para a amável Ministra e o nosso querido ex-presidente Lula... Buen provecho hermanos Brasileños!

Este dialogo aconteceu no evento “Um mundo sem fome: estratégias de superação da miséria”, da série “Diálogos Capitais”, da Carta Capital, feito em parceria com o Instituto Lula e outras instituições. O evento aconteceu no Hotel InterContinental em São Paulo.





Ministra critica preconceito em relação aos beneficiários do Bolsa Família

Tereza Campello afirma que a maioria das pessoas que recebem o benefício são trabalhadores
por Agência Brasil — publicado 11/09/2013 13:47, última modificação 11/09/2013 14:02

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, criticou nesta quarta-feira 11 o que chamou de um dos mitos que envolvem a pobreza. Segundo ela, as pessoas imaginam que quem é pobre está nessa situação porque não quer trabalhar. “Isso não é verdade, a maioria trabalha”, disse.

Durante o evento Um Mundo sem Fome: Estratégias de Superação da Miséria no Brasil e na África, na capital paulista, Tereza Campello lembrou dados que mostram que entre os adultos beneficiários do Programa Bolsa Família, 70% trabalham. “Eles trabalham muito mais do que nós mesmos, trabalham de sol a sol, no Nordeste por exemplo, e mesmo assim não conseguem o suficiente para sair da linha da pobreza”.

O governo, segundo ela, foca em estratégias para que esses beneficiários conquistem a independência em relação ao programa, já que que caso o Bolsa Família deixe de existir, essas pessoas retornariam à situação de pobreza. “Todo o nosso esforço é para qualificar essa população”, reforçou.

De acordo com a ministra, o país era carente de cursos de qualificação profissional, como os do Sistema S (entre eles Senai, Senac, Sesc, Sesi), voltados à camada da população composta por pessoas de baixa escolaridade. Ela disse que, antes, para se formar como pintor, jardineiro ou auxiliar de cozinha, por exemplo, era necessário ter ensino médio. Mas esse cenário mudou, ressaltou.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também participou do evento, concordou com as afirmações da ministra e criticou o preconceito vivido pelos beneficiários do Bolsa Família. “Ainda tem gente que acha que dar dinheiro para pobre é criar vagabundo”, declarou.

Lula destacou a necessidade de buscar pessoas que vivem com renda abaixo da linha da pobreza e que ainda não integram o programa federal. “Ninguém tem orgulho de dizer que passou fome, as pessoas têm vergonha de reconhecer”.

Publicado originalmente na Agência Brasil


Fonte: 
Bolívia Cultural
cartacapital.com.br

0 comentarios: