A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO... BOLIVIANOS TIENEN OPORTUNIDAD DE CORREGIR SU DOCUMENTO.

Correção de documentos bolivianos

Por: Da Redação - 27/08/2013 12:06:25




 






Fonte: 
Consulado Geral da Bolívia em São paulo
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN BRASIL... MEDICOS CUBANOS SON RECIBIDOS CON HOSTILIDAD.

Médicos cubanos são hostilizados por jovens médicas brasileiras
Por: Da Redação - São Paulo - 27/08/2013 13:30:13

Ao contrário de todos os países em que atuam, onde são sempre muito bem-vindos, médicos cubanos são recebidos no Brasil com hostilidade por médicos brasileiros (Foto ABr)

 
A foto (ao lado) diz tudo; um médico cubano negro, que chegou ao Brasil para trabalhar em um dos 701 municípios que não atraíram o interesse de nenhum profissional brasileiro, foi hostilizado por jovens médicas brasileiras; com quem a população fica: com quem vai aos rincões para salvar vidas ou com uma classe que lhe nega apoio?

Em nenhum país do mundo, os médicos cubanos estão sendo tratados como no Brasil. Aqui, são chamados de “escravos” por colunistas da imprensa brasileira e hostilizados por médicos tupiniquins, como se estivessem roubando seus empregos e suas oportunidades. Foi o que aconteceu ontem em Fortaleza, quando o médico cubano negro foi cercado e vaiado por jovens profissionais brasileiras (veja aqui).

Detalhe: os cubanos, assim como os demais profissionais estrangeiros, irão atuar nos 701 municípios que não atraíram o interesse de nenhum médico brasileiro, a despeito da bolsa de R$ 10 mil oferecida pelo governo brasileiro. Ou seja: não estão tirando oportunidades de ninguém. Mas, ainda assim, são hostilizadas por uma classe que, com suas atitudes, destrói a própria imagem. Preocupado com a tensão e com as ameaças dos médicos, o ministro Alexandre Padilha avisou ontem que o “Brasil não vai tolerar a xenofobia”.

Ontem, o governo também publicou um decreto limitando a atuação dos profissionais estrangeiros ao âmbito do programa Mais Médicos – mais um sinal de que nenhum médico brasileiro terá seu emprego “roubado” por cubanos, espanhóis, argentinos ou portugueses. Ainda assim, cabe a pergunta. Com quem fica a população: com o negro cubano que vai aos rincões salvar vidas ou com os médicas que decidiram vaiá-lo?
 

Debate sobre os médicos me dá vergonha
27/08/2013 - 09h01 - 1.folha.uol.com.br


Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

O perfil dos médicos cubanos é o seguinte: em geral, eles têm mais de uma década de formados, passaram por missões em outros países, fizeram residência, parte deles ( 20%) cursaram mestrado e 40% obtiveram mais que uma especialização.

Para quem está preocupado com o cidadão e não apenas com a corporação, a pergunta essencial é: essa formação é suficiente?

Aproveito essa pergunta para apontar o que vejo como uma absurda incoerência - uma incoerência pouca conhecida da população - de dirigentes de associações médicas. Um dos dirigentes, aliás, disse publicamente que um médico brasileiro não deveria prestar socorro (veja só) se um paciente for vítima de um médico estrangeiro. Deixa morrer. Bela ética.

Provas têm demonstrado que uma boa parte dos alunos formados nos cursos de medicina no Brasil não está apta a exercer a profissão. Não vou aqui discutir de quem é a culpa, se da escola ou do aluno. Até porque para a eventual vítima tanto faz.

Mesmo sendo reprovados nos testes, os estudantes ganham autorização para trabalhar.

Por que essas mesmas associações, tão furiosas em atacar médicos estrangeiros, não fazem barulho para denunciar alunos comprovadamente despreparados?

A resposta encontra-se na moléstia do corporativismo.

Se os brasileiros querem tanto essas vagas por que não se candidataram?

Será que preferem que o pobre se dane apenas para que um outro médico não possa trabalhar?

Sinceramente, sinto vergonha por médicos que agem colocando a vida de um paciente abaixo de seus interesses.

Médicos cubanos xingados de escravos por médicos brasileiros Fortaleza‬
Publicado em 27/08/2013 (Fonte YOUTUBE)

Os 95 médicos estrangeiros que iniciaram nesta segunda-feira (26) o treinamento do programa Mais Médicos em Fortaleza foram hostilizados , por um grupo de cerca de 50 médicos cearenses esperavam os estrangeiros vaiando, gritando e xingando os profissionais de escravos do lado de fora do prédio. O alvo do protesto era o grupo de 79 médicos de Cuba que farão o curso.
Ao ouvirem os gritos, os médicos cubanos passaram 40 minutos pensando em uma alternativa de sair da Escola Pública sem passar pela barreira de manifestantes, mas não houve outra solução.

Abaixo, reportagem da Agência Brasil sobre a carteira provisória dos profissionais estrangeiros:

Aline Leal Valcarenghi

Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo federal publicou ontem (26) decreto determinando que a carteira provisória dos médicos com diploma estrangeiro que atuarão pelo Mais Médicos deverão trazer mensagem expressa quanto à vedação ao exercício da medicina fora das atividades do programa.

Para atuar no Brasil, médicos formados no exterior precisam fazer o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). No entanto, a medida provisória que cria o Mais Médicos prevê que os profissionais que forem trabalhar por meio do programa não precisarão passar pelo procedimento para atuar no local especificado pelo Ministério da Saúde. Se o médico inscrito quiser atuar em outro local, deverá passar pelo Revalida.

O registro provisório do “médico intercambista” deverá ser solicitado ao Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado onde o médico atuará. Os conselhos regionais disseram que entrariam na Justiça para terem o direito de não registrar os profissionais que não têm o Revalida. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que esta é uma determinação legal, e portanto, deve ser cumprida.

Segundo o decreto presidencial, a declaração de participação do médico intercambista no Mais Médicos, acompanhada dos documentos especificados, é condição necessária e suficiente para a expedição de registro profissional provisório e da carteira profissional.O registro deverá ser expedido pelo CRM no prazo de 15 dias a partir da apresentação do requerimento pela coordenação do programa.

O decreto publicado hoje prevê ainda que o supervisor e o tutor acadêmico, que acompanharão trabalho dos médicos que atuarão pelo programa, poderão ser representados judicial e extrajudicialmente pela Advocacia-Geral da União, entidade que defende a União.

Os tutores são professores indicados pelas universidades federais que aderiram ao programa. Já os supervisores podem ser profissionais de saúde ou docentes das instituições. De acordo com o Ministério da Educação, que determina o processo de supervisão, haverá um tutor para cada dez supervisores, e um supervisor para no máximo dez médicos. Os supervisores deverão fazer visitas periódicas aos médicos, no mínimo uma por mês.


Fonte: 
pragmatismopolitico.com.br
1.folha.uol.com.br
Bolívia cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO... LA SALTEÑA ES BOLIVIANA.

A Salteña (saltenha)
Por: Da Redação São Paulo 25 de agosto de 2012

É um tipo de pastel assado originário da Bolívia, onde se consome principalmente pela manhã, sendo vendida e consumida em praças e ruas. Este produto se caracteriza por ser muito acessível: seu preço na Bolívia por unidade é de cerca de 40 centavos de dólar, mas podem-se encontrar também saltenhas a 15 centavos. Muito popular também no Centro-Oeste do Brasil, principalmente na cidade de Corumbá.




Wilson gerente das Salteñas Los Caporales na Praça kantuta.


História

Nas obras de Antonio Paredes Candia (historiador e escritor), é possível ler que, no início do século XX, a senhora Juana Manuela Gorriti, que mais tarde se tornaria esposa do presidente Manuel Isidoro Belzu, nascida na cidade argentina de Salta, teve de fugir para o exílio com a sua família, durante a ditadura de Juan Manuel de Rosas. Deixou todos os seus bens para trás e instalou-se em Tarija, na Bolívia. Durante muitos anos, a família Gorriti foi marcada por uma pobreza extrema. O desespero levou a família a começar a preparar uns pastéis que designava como "empanadas caldosas", que eram típicas de algumas cidades europeias, na época.

A venda destes pastéis tornou-os muito populares, ao mesmo tempo que Manuela foi apelidada de "a saltenha", devido à sua cidade de origem. Os pastéis foram lentamente ganhando popularidade em Tarija, tendo acabado por se converter numa tradição. Paredes Candia menciona que era comum dizerem às crianças: "vai buscar uma empanada da saltenha". Com o passar do tempo, o nome de Manuela Gorriti foi esquecido, mas não a alcunha, razão pela qual a iguaria continua a ter o nome de saltenha.
Hoje em dia, é possível encontrar este produto num grande número de locais de venda em toda a Bolívia. A sua aceitação tem sido tão boa que chegou mesmo ao mercado internacional.

Existem muitas variedades de saltenhas, dependendo do recheio, mas mantêm todas um estilo e uma massa comuns. Veja a seguir como pode ser preparada em casa para o deleite da  familia.


Saltenha de frango:

Ingredientes:

500g de farinha de trigo
160g de manteiga
20g de açúcar
5g de sal
10g de colorau
240ml de água morna
Recheio:

200g de peito de frango cozido temperado e desfiado
Caldo do cozimento do frango
100g de cebola picada
150g de batata picada em cubinhos
50g de açúcar
75g de azeite
100g de ervilhas
50g de salsinha
5g de orégano
80g de uvas passas
100g de azeitonas pequenas
10g de colorau
Sal e temperos a gosto

Modo de preparo:

Massa:
Em uma panela, derreta a manteiga junto com o colorau e deixe amornar.

A seguir, adicione parte da farinha, misture bem e deixe descansar por 1 hora.

Após este descanso, adicione o sal, o açúcar, a água e o restante da farinha, fazendo uma massa bem firme e lisa.

Corte as bolinhas de 20 a 30 gamas cada, embole-as, unte-as com manteiga e coloque-as nas assadeiras.
Cubra-as com um plástico e espere o descanso de 1 hora.

Abra a massa, corte e recheie.

Pincele com ovo e leve para assar.

Recheio:
Numa panela, aqueça o azeite e adicione o colorau, as cebolas e deixe fritar.

A seguir junte o açúcar, o caldo de frango e o restante dos Ingredientes, exceto o peito de frango desfiado e as azeitonas que serão acrescentados separadamente em cada saltenha.

Levar ao forno a 300gradosC-572F por 10 a 12 minutos.



Fonte: 
Bolívia Cultural
eceitasdahenei.blogspot.com.br
Wikipédia

0 comentarios:

Wilson Ferreira - Salteñas Los Caporales

0 comentarios:

EN BOLIVIA... EN LA PAZ 15 OFERTAS DE TURISMO COMUNITARIO.

La Paz (Bolívia) tem 15 ofertas de turismo comunitário

Por: Mirna Echave - La Prensa - 20/08/2013
Se elaboró un catálogo con las ofertas comunitarias más sólidas y seguras.

El departamento de La Paz cuenta con 15 emprendimientos turísticos de base comunitaria que garantizan un servicio continuo y eficiente, según el Gobierno. Entre ellos está el pionero en este tipo de organizaciones: Chalalán.

 El departamento, además, se convierte en el que tiene mayor cantidad de ofertas de este tipo, avaladas por el Estado.



El turismo de base comunitaria es un modelo de gestión que se desarrolla de manera armónica y sustentable, a través de emprendimientos turísticos. A partir de ellos, las naciones y pueblos indígenas o campesinos, planificacan, organización y gestionan la oferta turística.
Información. Por primera vez, el Viceministerio de Turismo evaluó y contabilizó los emprendimientos turísicos del país, y reveló que menos de la mitad demostraron ser sólidos o que garanticen los servicios y atención continua que requieren los turistas nacionales y extranjeros.

Según el viceministro de Turismo, Marko Machicao, "se han identificado más de 90 emprendimentos a lo largo y ancho del territorio nacional. Sin embargo, de ellos sólo 41 funcionan continuamente y la operación turística está garantizado en ellos".

Los mismos fueron compilados, en el primer Catálogo de Emprendimientos Turísticos de Base Comunitaria, de los cuales 15 (el 36,6 por ciento) se encuentran en el departamento de La Paz.

El catálogo ofrece datos, de cada uno de ellos, tales como su descripción, la ubicación y forma de acceso (muchas veces a través de transporte público), las actividades que ofrece o se pueden desarrollar en su entorno como caminatas, la gastronomía (de existir), el tipo de infraestructura y recomendaciones para llevar alimentos o ropa especiales, además de los teléfonos o correos de contacto. Según Machicao, quien visite estos emprendimientos, podrá encontrar "calidad de servicios, el disfrute del intercambio cultural, y el aprendizaje de las culturas vivas y milenarias de esta comunidades".

"Hay que realizar acciones para mejorar las condiciones de estos emprendimientos, desde cosas simples como capacitación, desarrollos locales, y otros más grandes, como infraestructura y cobertura de necesidades básicas". Marko Machicao - VICEMINISTRO DE TURISMO.

LAS QUINCE OFERTAS
Los 15 emprendimientos son:

> Qala Uta - Refugio Santo, se encuentra en Guanay.

> El Eco Albergue Chalalán del Parque Nacional Madidi.

> Actusol, que se encuentra en la Isla del Sol.

> La Cabaña Unión, en Luribay, muestra la elaboración de vinos.

> Agua Blanca está ubicado en el camino a Pelechuco.

> Pampalarama, se halla en el camino al nevado Chacaltaya. 

> Misterios del Titikaka está en la comunidad Pata Patani, en la vía a Batallas.

> Sampaya, una comunidad cimentada en piedra, en la península de Copacabana.

> Pacha Trek, ofrece visitar 3 comunidades: Kaluyo, Chapacari y Qutapampa.

> Lagunillas, un albergue en el municipio de Curva.

> Urpuma, en el parque Cotapata - Santa Bárbara.

> San Pedro de Sorata, ofrece servicios y paseos.

> San Miguel del Bala, en el Parque Nacional Madidi.

> Villa Alcira, una oferta de la TCO Takana, a la que se accede por el río Beni.

> Red Aptaphi brinda ofertas comunitarias desde Copacabana.

LA ACTIVIDAD TURÍSTICA ES EL PRINCIPAL INGRESO ECONÓMICO, DE LAS POBLACIONES QUE TRABAJAN EN EL RUBRO


Fonte: 
La Prensa
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO.. 2do. CONCURSO DE MUSICA e POEMA DE LOS IMIGRANTES.

2º festival de Música e poesia dos imigrantes

Por: Da Redação


Fonte: 
CAMI
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO..EMBAJADA y CONSULADO ..SE REUNEN CON LA COMUNIDAD.

Assembleia da colônia boliviana com a Embaixada e Consulado Geral da Bolívia em SP

Por: Da Redação

No Memorial da América Latina, na manhã deste sábado (17) de agosto como já tinha sido combinado entre comunidade boliviana e o Embaixador Jerjes Justiniano, foi realizada a tão esperada Assembleia popular entre a colônia boliviana e autoridades consulares, e de embaixada no Brasil. Esta foi a primeira assembleia popular frente ao atual embaixador boliviano.




Dr. Jerjes Justiniano, Embaixador da Bolívia no Brasil
Fala a colônia presente no Salão dos Espelhos























A Bolívia tem tradição neste tipo de dialogo social, base das distintas conquistas sociais de reinvindicações populares, historicamente nas minas de Siglo XX (Catavi e Guanuni) onde se destacou a lendária Domitila Barrios (Domitila Chungara), a dirigente do Comitê das Donas de casa da Mina Siglo XX, que derrotou Paz Estenssoro, a ditadura de Banzer e que organizou as mulheres para lutar ao lado dos mineiros bolivianos contra o capitalismo e o machismo. Ultimamente a cidade de El Alto com Las Juntas Vecinales  demostra a força da organização popular claramente nas práticas sociais aymarás e mineiras no espaço urbano boliviano - a importância de tais movimentos para os processos políticos vividos naquele país ao longo da última década, destacando-se, em especial, os acontecimentos do ano de 2003 conhecidos como a Guerra do Gás, curiosamente a cidade de El Alto é a que mais cresce na Bolívia e passa a ser principal fonte de imigrantes bolivianos que vem ao Brasil em procura de trabalho e uma vida mais digna para suas famílias. 
Dr. Jerjes Justiniano, Embaixador da Bolívia no Brasil
em entrevista exclusiva ao Bolívia Cultural



Na mesma linha do dialogo e luta pelos direitos, o presidente boliviano, Evo Morales em coletiva de imprensa concedida durante o Foro de SP -(5) agosto- , fez coro ao avaliar que “é importante que o povo organizado, os movimentos sociais, e não somente os governos tenham o dialogo continuo”. A exemplo das grandes vitórias na sua gestão, existem hoje em dia projetos que tiveram anos de luta como por exemplo o Bono Dignidad e o Bono Juancito Pinto, ambos hoje em dia permitem a setores do pais a participação mais decente de cidadania. Tudo a base de luta e dialogo, “Que fique bem claro com um objetivo bem claro, com metas e sobre tudo humanidade no empreendimento”.

A assembleia começou com as melodias dos hinos nacionais da Bolívia e do Brasil no Salão Simon Bolívar aproximadamente com 30 minutos de atraso já que se esperava um público maior nas instalações. O motivo principal da ausência foi comentado no mesmo ambiente entre os presentes, era o horário já que a grande maioria dos convidados trabalham também aos sábados, pelo menos até as 14h.

O Embaixador Justiniano abriu o dialogo quebrando o protocolo pediu para o corpo consular e convidados da mesa virem para frente deixando para traz o conforto da mesa de exposição. Convidando ao dialogo, as perguntas foram expostas um a um pelos imigrantes que em sua maioria demonstravam a insatisfação principal do corpo consular que é atribuída a mediação do grande leque de denuncias e queixas que vem desde a saúde, seguridade, trabalho, até a obtenção de carteiras de motorista para os micro empresários da are têxtil. 

Podemos mencionar algumas das principais demandas a seguir:


-    Maior segurança para os imigrantes;
-    Dedicação maior no atendimento nos hospitais;
-    Organização da comunidade por bairros e por instituições mais ativas;
-    Maior agilidade na emissão de carteiras de trabalho;
-    Redução ou anulação dos valores nos tramites de documentação no consulado em SP;
-    Declaração das contas fiscais do consulado em SP;
-    Renuncia do Consul Dr. Jaime Valdivia Almanza;
-    Melhor atendimento por parte dos funcionários, nos consulado em SP;
-    Trabalho para os Imigrantes;
-    Capacitação dos imigrantes com horários flexíveis;
-    Fechamento dos locais de venda de bebidas alcoólicas na Rua Coimbra;
-    Maior rigor nos casos de Estupro de donos de oficinas as funcionarias; 
-    Menor rigor na fiscalização das oficinas de costura realizadas pela Policia Federal;
-   Implementação de nova lei boliviana para repatriação dos imigrantes, com passagens pagas pelo governo,
     e oportunidade de trabalho na Bolívia;
-    Menos burocracia no consulado em SP;
-    Melhor atendimento e sobre tudo educação e respeito dos funcionários com os atendidos;
-    Criação de creches, escolas, e centros médicos dedicados aos bolivianos;
-    Apoio a empreendedores bolivianos que investem no esporte da comunidade;
-    Capacitação de profissionais bolivianos para atuar no mercado brasileiro;
-    Segurança para os imigrantes que discordam com o consulado em SP;
-    Assembleias mais continuas com participação das autoridades da embaixada e

     consulado, organizadas pelo consulado; 
-    Facilidade e incentivo na abertura de conta bancaria;
-    Eleição de nova equipe consular com candidatos da própria comunidade; 
-    Criação de radio comunitária por solicitação da embaixada boliviana ao governo brasileiro;
-    Ajuda jurídica aos empresários bolivianos que são lesados pelos coreanos;
-    Segurança na Rua Coimbra;
-    Fechar o consulado da Av. Paulista que é para os ricos e alugar um em bairro de bolivianos;
-    Aumento de funcionários para agilizar os tramites...

Em dialogo aberto o convidado Cel. PM Diretor  - DPCDH – Glauco Silva de Carvalho, elogiou a dinâmica e euforismo dos pedidos, mais enfatizou também que não todas as petições competem ao consulado ou embaixada da Bolívia, lembrou quantas vezes o cônsul Jaime pediu apoio e ajuda a sua comunidade em pedidos que envolviam a secretária de segurança ou a policia civil da cidade de SP. Mesmo com todo esse trabalho acredita muito no sofrimento que ainda assola esta comunidade humilde e trabalhadora, e compreende muito o calor que envolve seus pedidos, ficou emocionado ao falar sobre o maltrato que sofrem mulheres nas oficinas de costura já que o coração fala mais alto nesse instante, não sendo mais neste momento quem lhes fala um policial, e sim um marido ou um pai de família! Segurando as lagrimas se despediu da plateia, oferecendo seu apoio incondicional a colônia.

Por motivo de horário e a eminencia de outro evento no salão Simon Bolívar o publico presente teve que ser deslocado ao salão dos Espelhos do Memorial da América Latina, num ambiente menor e sem auxilio de microfones e autofalantes o dialogo continuou com a redução no tempo dos reivindicadores a 2 minutos dando-se a fim do dialogo aproximadamente as 14:30h Nessa altura o Embaixador Jerjes Justiniano finalizou o encontro com o exemplo de 2 bolivianos de sucesso, um médico e um funileiro que atuam com muito destaque na cidade de Brasília. O embaixador deu este exemplo para que todos os imigrantes sejam igual a eles, usem o trabalho para levar em alto o nome do pais que os viu nascer, e sobre tudo foi enfático que o consulado e a embaixada ajudaram em todo momento na organização da comunidade. Terminou o dialogo prometendo que o atendimento ira mudar drasticamente nesta segunda feira. Dito isto deu por finalizada esta primeira assembleia.

 
  
 
Dr. Jaime Valdivia Almanza,
Cônsul Geral da Bolívia em São Paulo
 
Cel. Galuco Silva de carvalho, Diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos - Policia Militar do Estado de São Paulo.
  
 
Sr. Miguel Angel Saavedra, Imigrante boliviano
 
MSr. Oscar Perez, Imigrante boliviano

 
Dr. Jerjes Justiniano, Embaixador da Bolívia no Brasil
 
Sr. Mario Aruqipa Mamani, Imigrante boliviano
  
 
Sra. Ester Urquidia Dorado, Imigrante boliviana

Sr. René Cesar Barrientos, Imigrante boliviano - UGT 
Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO ... JOVENES BOLIVIANOS PARTICIPAN DE LA CAMPAÑA .. DONAR SANGRE.

Jovens da comunidade boliviana se reúnem para doar sangue
Por: Redação Bolívia Cultural - São Paulo, 07 de julho de 2012

Em torno de 10 jovens da comunidade boliviana integrantes do grupo folclórico Kantuta Bolivia e Ballet Folclórico Boliviano, demonstraram neste sábado (07) a preocupação de auxílio ao próximo doando sangue, "Independente de saber quem possa receber nossa doação, vale a pena fazer a nossa parte", comentou Christian ao Bolívia Cultural que acompanhou de perto o ato de responsabilidade social dos jovens.

 
No grupo folclórico Kantuta Bolívia há quase um ano, o articulador da ação, Andre Luiz Villarroel Ortuño falou sobre como aproveitar a união do grupo para além da dança, “Sempre estamos unidos para participar de eventos e festas. É importante estarmos juntos também para ações cidadãs, como esta. O público que integra o Kantuta é jovem e cheio de saúde, temos que aproveitar esse perfil, para doação de sangue”, pontua. 

 

 
  
Requisitos básicos para doação de sangue

    » Estar em boas condições de saúde.

    » Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

    » Pesar no mínimo 50kg.

    » Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

    » Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

    » Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).


Bull Impedimentos temporários

    » Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.

    » Gravidez

    » 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

    » Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

    » Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

    » Tatuagem nos últimos 12 meses.

    » Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

    » Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.

Bull Impedimentos definitivos

    » Hepatite após os 11 anos de idade.

    » Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

    » Uso de drogas ilícitas injetáveis.

    » Malária.

Bull Respeitar os intervalos para doação

    » Homens 60 dias: até 4 doações por ano.

    » Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.


Na triagem de doadores, a Fundação Pró-Sangue obedece a normas nacionais e internacionais de segurança do sangue, do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer proteção ao receptor e ao doador.

Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista.

 

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO .. ADRB ..FESTEJA EN GRANDE ESTILO.

Comunidade boliviana festeja em alto estilo

Por: Da Redação

A Festa de Independência comemorando os 188 anos do Estado Plurinacional da Bolívia, celebrada no dia 6 de agosto, foi comemorada no Brasil em vários pontos da cidade de São Paulo. Além do gigante evento folclórico no Memorial da América Latina denominada EU AMO BOLÍVIA 2013, a tradicional Associação de Residentes Bolivianos (ADRB) festejou em alto estilo a data no último sábado (10) com a participação espacial da Orquestra internacional San Francisco, chegada diretamente para esta comemoração desde a cidade de La Paz.



 Carmelo Muñoz presidente da ADRB enfatizou a importância de rever as festas antigas que eram desataque da comunidade boliviana trazendo grupos musicais diretamente da Bolívia, coisa que foi desaparecendo com o passar dos anos e claro a economia sempre pesada para os imigrantes bolivianos ajudou a quase perder esta tradição boliviana. Enfatizou dias antes da festa , que não seja mal interpretada nossa vontade de por em alto a Bolívia num ambiente de alto padrão continuou, acreditamos que pelo menos uma vez por ano devemos todos os bolivianos festejar a nossa Independência num ambiente de destaque, já que a ADRB atua do lado dos imigrantes bolivianos, peruanos, paraguaios e outros os 365 dias do ano, participando principalmente na saúde de adultos e crianças incluindo recentemente sua participação no ambiente esportivo e de integração infantil aos domingos na praça Kantuta.
Carmelox Muños, presidente da Associação de Residentes Bolivianos ADRB
























Para celebrar a data de aniversário do país, o evento foi aberto com as palavras do Cônsul Geral da Bolívia Dr. Jaime Valdivia Almanza, que a sua vez foi sucedido pelo presidente da ADRB Carmelo Muñoz. Os hinos nacionais da Bolívia e do Brasil foram cantados no ato cívico da noite.

A apresentação folclórica ficou a cargo dos Tinkus de Corazón elos Caporales San Simon bloque SP, sendo destaques culturais do evento.
Foto
Famílias inteiras compareceram na velada boliviana em terras tupiniquins, famílias que não arredaram os pés da pista de dança nenhum minuto sequer ... ao som da música cativante daOrgestra San Francisco com melodias antigas e atuais fundindo-se entre a cumbia, clássicos da lembrança, huayños, morenadas, caporales, e as insubstituíveis cuecas bolivianas, mantiveram a adrenalina sempre em efervescência entre os convidados.

Nos espaços de descanso da orquestra San Fransico foi a vês de subir no palco o – Grupo Akhully – grupo musical já consagrado no Brasil, que teve a dura responsabilidade de manter o pique do público, tarefa que foi cumprida usando o repertorio que os consagra dia a dia nas suas 
apresentações.
 
 Eliana P. Aruqipa, vocalista da Orquesta San Francisco
.

Entrevista com o Dir. Demi Mendosa e o Baterista (foto) Ramiro Quisbert









Fonte: 
Bolivia Cultural

0 comentarios: