A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN RIO DE JANEIRO... JORNADA MUNDIAL DE JUVENTUD ...COMITIVA BOLIVIANA MARCA PRESENCIA

Comitiva Boliviana chega a Jornada Mundial da Juventude 2013
Por: Gi Teodoro em 24 de julho de 2013

No primeiro dia da Jornada Mundial da Juventude - Rio 2013, pessoas de todo o mundo lotam Copacabana para Missa de Abertura. Comitivas da Bolívia chegam para o evento.




Comissão composta por bolivianos de toda parte do país (como Santa Cruz, La Paz e Cochabamba) chega ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude 2013.

O evento presidido pelo Papa Francisco reúne milhares de cristãos do mundo. Seguindo o programa da jornada, a comitiva boliviana fica até o dia 28 de julho, data de encerramento.

Apenas nesta comissão são mais de 300 bolivianos e bolivianas, junto ao Padre Ivan Mamani e acompanhados pelo Guia de Turismo boliviano, residente em São Paulo, Juan Carlos – da Embratur.

Outras frentes também chegam a cidade, entre bolivianos em grupos menores e pessoas de todos os continentes, reunidos por sua fé e devoção.

Na chegada a Niterói – onde ficam hospedados nas dependências de uma escola – a comitiva da Bolívia posou com a camiseta da Campanha Internacional de Promoção Cultural EU AMO BOLÍVIA.

Já na cidade de Aparecida, irmãos argentinos, colombianos, equatorianos, guatemaltecas e sul-africanos simpatizaram com a campanha também, unidos por fé e cultura acima de fronteiras.



Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO... ADRIANO VASQUEZ DE PERU CONQUISTA BRONZE EN..MUNDIAL DE JIU-JITSU.

Peruano residente em São Paulo conquista medalha de bronze Mundial de Jiu-jitsu
Por: Gi Teodoro em 23 de julho de 2013

Torcida pelo jovem Adriano Vasques, medalhista de Bronzeno Campeonato Mundial de Jiujitsu 2013 - em São Paulo


A competição iniciou na última quinta-feira (18), no complexo esportivo do Ibirapuera, em São Paulo. O primeiro dia foi voltado para fase seletiva, para quem não tinha os índices garantidos. Outros atletas se classificaram em eventos anteriores.

O campeonato mundial de Jiu-Jitsu que teve início no dia 18 e seguiu até o dia 21, reuniu atletas de diversos estados e do mundo. Contando com a participação da colônia imigrante na capital paulista.

Nele competiram atletas de várias faixas e idades. Aberto ao público com entrada gratuita. No domingo, o medalhista de prata do Mundial de Jiujitsu no Brasil, Adriano Vásques (11 anos) esteve presente. Conquistando o Bronze em sua categoria.

Muito compenetrado e dedicado ao esporte, contou com a presença da família e de família boliviana na torcida.

Trajetória de lutas

Ele luta muay thai e jiu-jitsu, mas prefere o segundo. Mesmo com pouca idade, o pequeno já fez muitas travessias. Nascido no Peru, mas pouco tempo depois foi levado aos Estados Unidos, onde foi criado. Conservando o espírito jovem e imigrante, há cerca de dois anos mora em São Paulo. 

Sua história com o esporte começou em família.“Minha irmã queria fazer king boxe e em sua academia davam aulas de jiu-jitsu e muay thai, me animei e comecei a fazer”, conta em entrevista ao Bolívia Cultural. 

Ele teve acesso a boas academias, mas isso não é suficiente para trilhar um caminho. Com dedicação e empenho, participa de vários campeonatos e guarda em casa alguns tesouros. Agora disputa a nova medalha.



Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO ... DOMINGO 28 DE JULIO.."PRE ENTRADA ..YO AMO BOLIVIA".

Pré Entrada de EU AMO BOLÍVIA 2013
Por: Gi Teodoro em 24 de julho de 2013

Participação do Grupo Ballet Folclórico Boliviano na Pré Entrada 2012 -
com a dança Chacarera (vídeo por Valentin Colque)

Não é apenas um ensaio, é uma mostra de cultura e movimento do que esta por vir na grande festa. É a Pré Entrada de EU AMO BOLÍVIA 2013, que acontece no domingo 28 de julho, a partir das 11h no Memorial da América Latina.

São 12 grupos folclóricos se apresentando, que mostram por meio das danças típicas de diversas regiões do país a história e os valores que o formam; as bandas e conjuntos que trazem a música andina de toda Bolívia. A organização é da Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil.

Numa prévia do que acontece em agosto, as agrupações dançam mas não necessariamente com os trajes típicos. Reservados para a festa maior da colônia.

Tanto a Pré Entrada (28 de julho) quanto o evento EU AMO BOLÍVIA (3 e 4 de agosto) são abertas ao público.

A apresentação segue a mesma ordem do dia 3 – Confira abaixo 

Todo ano é escolhida a Eleita Folclórica da Colônia - La Palla! Representante da cultura boliviana em São Paulo 
Liz Neysa Duran Choque foi eleita a Palla 2013

Saiba mais

Em agosto se comemora a Independência da Bolívia. Com muita festa tanto dentro como fora do país. Em São Paulo não é diferente, a colônia boliviana na cidade mostra sua riqueza cultural de forma bela, organizada e promove suas origens e a integração com o país que escolheram estar.

EU AMO BOLÍVIA 2013 – Festa de fé e cultura em São Paulo

A ser realizado na Meca cultural que é o Memorial da América Latina, este espetáculo conta com apresentações folclóricas com dança e música, com 12 agrupações participantes e 6 ritmos. Haverá estandes de alimentos típicos e artesanatos nas dependências. O evento é Política Zero Álcool e a entrada é 2 kilos de alimento não perecível.

O que for arrecadado será doado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil – organizadora do evento – a Casa do Imigrante.

Serviço – Pré Entrada de EU AMO BOLÍVIA 2013

Local: Memorial da América Latina 
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo
Data: 28 de julho de 2013
Horário: a partir das 10h
Entrada:  gratuita
Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN BRASIL.. LLEGAN PEREGRINOS BOLIVIANOS..EN LA VISITA DEL PAPA FRANCISCO.

Peregrinos bolivianos chegam a RJ - Evo Morales chega no domingo
Por: Da Redação

Peregrinos bolivianos chegam a RJ - JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013Morales e Fernández viajarão a Rio de Janeiro o domingo



Os mandatários de Argentina, Cristina Fernández; Bolívia, Evo Morales, e Surinam, Desiré Bouterse, assistirão à missa do domingo que oficiará o papa Francisco e com a que concluirá a XXVIII Jornada Mundial da Juventude de Rio de Janeiro, disse ontem Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

Ex-aluno, Mario Geremia diz que Papa Francisco vai quebrar protocolos no Vaticano



Além dos três governantes, também participarão os vice-presidentes de Uruguai e de Panamá, assegurou o representante. Ao termo da cerimônia, o Sumo Pontífice os saudará brevemente, precisou Lombardi, quem ademais expressou do que será uma singela saudação e do que não se discutirão temas de Estado.

O Papa também saudará ao ex futebolista Pelé a quinta-feira durante a bênção das bandeiras olímpicas —Rio de Janeiro organizará os Jogos Olímpicos de 2016—, que se realizará na Prefeitura da cidade.

Francisco viajará hoje a Aparecida, a uns 200 quilômetros ao sul de Rio de Janeiro, em avião e não em helicóptero devido ao mau tempo na zona, confirmou o porta-voz do Vaticano.

O Pontífice partirá numa aeronave desde Rio de Janeiro até o aeroporto de San José de Campos, a 70 quilômetros de Aparecida, e de ali se transladará em helicóptero até o santuário maior de Brasil. No lugar se ajoelhará ante a padroeira e oficiará uma missa diante umas 200.000 pessoas. Estas mudanças foram definidas por mal condições climáticas.

Fonte: 
EFE
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO .. IMAGENES DE LA ELECCION DE LA "PALLA 2013"

PARTICIPANTES EN LA ELECCION DE LA PALLA 2013 EN SÃO PAULO-BRASIL

FRATERNIDAD TINKUS JAIRAS DE SP.
Srta. JANNET APAZA  QUISPE


FRATERNIDAD MORENADA CULTURAL SEÑORIAL ILLIMANI
Srta. MARIA CAROLINA GONZALES LOPEZ


FRATERNIDAD TINKUS BOLIVIA WAYNA LISOS
Srta. PATRICIA VALDIVIESO ZAPANI

FRATERNIDAD MORENADA NUEVA REVELACION 2004 " LOS CATEDRATICOS "
Srta. ROSMERY  LIMACHI  QUECAÑA


BALLET  FOLKLORICO  BOLIVIANO
Srta.IREN  MELINA J.


GRUPO FOLKLORICO CULTURAL KANTUTA BOLIVIA
Srta. ANGELA SERRUDO DURAN


FRATERNIDAD MORENADA JUVENTUD INTOCABLES
Srta.EMMA  TITO  TAMBILLO


CONJUNTO AUTOCTONO JACHA SICURIS  DE ITALAQUE "NUEVO AMANECER"
Srta. LIZ  NEYZA  DURAN  CHOQUE


FRATERNIDAD  FOLKLORICA CULTURAL CAPORALES SAN SIMON
Srta. JASMIN  ESTELA  VITOR  LOAYZA


FRATERNIDAD  MORENADA BOLIVIA CENTRAL RESIDENTES BRASIL
Srta. DANIELA  JENIFFER  PARI  MAMANI


GRUPO  FOLKLORICO  UAYCHEÑOS DE CORAZON
Srta. LISET  ALEJO  CALLISAYA


FRATERNIDAD  DIABLADA "10 DE FEBRERO"
Srta. DANIELA  RIVERA  MARCA


IMAGENES DE BASTIDORES







0 comentarios:

EN SAN PABLO .. LIZ NEYSA DURAN CHOQUE ... ELEGIDA "PALLA 2013"

Liz Neysa Duran Choque foi eleita a Palla 2013
Por: Da Redação 

Liz Neysa Duran Choque foi eleita a Palla 2013 do folclore boliviano no Brasil, a eleita representa com muito orgulho o CONJUNTO AUTOCTONO JACH`A SICURIS DE ITALAQUE "NUEVO AMANECER". e a partir desta data representa o folclore boliviano no Brasil.


O evento organizado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil ocorreu dentro das expectativas da diretoria com uma participação principal dos jovens integrantes da comunidade boliviana.



Das representantes folclóricas de vários grupos e fraternidades apenas uma pode ser a Eleita. Aquela que por meio da dança, música, conhecimento e coreografia, será a voz e a face da cultura boliviana em São Paulo.

O evento aconteceu esta sexta 19 de julho. No Salão de Eventos da Igreja Nossa Senhora da Paz, bairro da Liberdade. Com inicio as 19h30 da noite. 




Quem é a Palla?

Na cultura aymara “Palla” significa a “eleita”. E ela era reverenciada por todos os habitantes como representante da beleza feminina e tem uma conotação quase ritualística, sendo requerida para todo tipo de eventos religiosos e sociais.

O trabalho de apoio social é uma das tarefas que a flamejante Palla do Grande Poder quem deverá empreender, segundo se fez tradição entre as representantes desta festividade durante seu ano de reinado, além de fazer prevalecer a cultura das danças em todos os eventos às que assista.


Palla da Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil – ACFBB 

Para participar a moça deve ser eleita dentro de sua agrupação folclórica. E seu grupo ser parte da Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil (ACFBB), que é a instituição que organiza e promove o evento.
Além de ser a escolhida de seu grupo, ela representará todos os outros, como Eleita folclórica.

A Palla é também um preparativo ao evento de promoção cultural que ocorre em agosto. Chamado EU AMO BOLÍVIA, reúne centenas de participantes e dezenas de milhares de público. Este ano acontece em 3 e 4 de agosto, no Memorial da América Latina.



JURADO CALIFICADOR 

A Associação

Atuante desde 2007, é uma instituição sem fins lucrativos criada para promover a diversidade boliviana na cultura. É formada por 13 agrupações folclóricas.

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios:

EN SAN PABLO ... SE LLEVA EXPOSICION DE FOTOLIBROS LATINOAMERICANOS.

Exposição com entrada livre “Fotolivros latino-americanos” acontece em São Paulo
Por: Da Redação em 17 de julho de 2013

O curador Horácio Fernández fala sobre Fotolivros latino-americanosO Instituto Moreira Salles de São Paulo realiza entre 19 de julho e 20 de outubro a exposição “Fotolivros latino-americanos”. A entrada é Catraca Livre.


Com curadoria de Horacio Fernández, historiador e professor na Faculdade de Bellas Artes (Cuenca, Espanha), a mostra procura apresentar os melhores fotolivros da América Latina, desde os anos 1920 até a atualidade. São exibidas cerca de 50 publicações, 100 fotografias e 8 vídeos produzidos a partir de imagens dos livros presentes na mostra. A exposição funciona como um panorama estético, social e cultural da América Latina.

É resultado de pesquisas feitas em 11 países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Nicarágua, Peru e Venezuela – ao longo de quatro anos, de 2008 a 2011. Um dos critérios de seleção foi o de contemplar apenas projetos nos quais o fotógrafo, obrigatoriamente latino-americano, tem um papel ativo na realização do livro, em conjunto com o designer gráfico e o editor.

As obras escolhidas são de artistas, como Horacio Coppola, Claudia Andujar, Boris Kossoy, Paz Errázuriz, Manuel Álvarez Bravo, Miguel Rio Branco e Paolo Gasparini, e de editores/designers como Massao Ohno, Wesley Duke Lee, Álvaro Sotillo e Vicente Rojo.


Serviço – Exposição ‘Fotolivros latino-americanos’

Local: Instituto Moreira Salles – São Paulo
Contato: Tel.: (11) 3825-2560
Endereço: Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis
Data: de 19 de julho a 20 de outubro de 2013
         de terça a sexta, das 13h às 19h
         sábado, domingo e feriado, das 13h às 18h
Entrada: Gratuita - Classificação livre

Fonte: 
Bolívia Cultural
Catraca Livre

1 comentarios: