A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO .. DIALOGO PARA CAPACITAR IMIGRANTES...PRONATEC BRASIL MAYOR.

Diálogo de capacitação de imigrantes - PRONATEC Brasil Maior

Por: Da Redação

Nesta sexta feira (9) de agosto nas instalações do Ministério do Trabalho Delegacia Regional do Trabalho de SP. No centro ad cidade aconteceu a reunião de Diálogo de Capacitação para Imigrantes Latinos (bolivianos, peruanos e paraguaios). O mediador da mesa de discussão foi Luiz Antonio de Medeiros, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego .



Rodrigo Santos Meira,  Analista de Comércia Exterior na MDIC


























No evento compareceram varias instituições que atuam diretamente com imigrantes em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo. Deste grupo foram destaque os próprios atores do dialogo, um grupo de bolivianos que trabalham na área têxtil, micro empreendedores que compareceram a convite de Paulo Illes, Coordenador de Políticas para Migrantes da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo.  
Rodrigo Santos Meira,  Analista de Comércio Exterior na MDIC e Maria Angela Coelho, Diretora de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego, explicaram ao auditório a iniciativa de administrar cursos de capacitação aos imigrantes em estado de vulnerabilidade, nesta fase de aprimoramento do projeto serão disponibilizadas 250 vagas e na sequencia mais 250. Cuidando evidentemente das especificidades destes cidadãos. Como o idioma, carga horaria, dias e horários dos cursos, e principalmente o destaque ao curso obrigatório da língua portuguesa, já que o idioma é o principal obstáculo para o aprendizado e a comunicação com fornecedores e clientes.

De entre as questões expostas pela mesa e auditório podemos frisar
-  Desburocratização na inscrição dos interessados;
-  Horários flexíveis;
-  Obrigatoriedade do português em todos os cursos;
-  Variedade nos cursos não sendo foco único a costura e sim ocupando ambientes como TI e medicina;
-  Reposicionamento no mercado;
-  As instituições que já capacitam imigrantes solicitaram trabalho em conjunto com a nova proposta;
-  Agilizar junto ao banco central a abertura de contas bancarias com a só apresentação da carteira de trabalho. Para diminuir os incidentes de violência que acossam a comunidade latina em São Paulo


Os imigrantes bolivianos participaram quase na sua totalidade, carregando sua bandeira, um a um foram expondo as dificuldades do mercado têxtil enfrentados graças ao pouco apoio do estado. Todos eles convergiram na questão da falta de capacitação e falta de um meio de comunicação abrangente que possa ajudar a organizar toda a comunidade. Finalizaram solicitando as autoridades menos rigor na fiscalização das oficinas de costura.

O Dr. Jaime Valdivia Almanza, Cônsul Geral da Bolívia falou da longa parceria mantida com o Ministério de trabalho além da luta por conseguir uma rádio oficial para seus concidadãos, dando como exemplo a via-crúcis enfrentada pela radio Infinita ao monopólio da comunicação no Brasil. Ofereceu as autoridades os dados conseguidos durante 6 anos de atendimento aos imigrantes bolivianos enfatizando o grão de escolaridade na sua maioria completou o ciclo primário e em menor parcela a secundaria Dando fim a sua participação informou aos participantes o próximo projeto já aprovado pela chancelaria do seu pais, a chegada de 2 pontos consulares itinerantes semelhantes as unidades policiais de ronda.

Maria Angela Coelho, Diretora de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego

Paulo Illes, Coordenador de Políticas para Migrantes da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo


Luiz Antonio de Medeiros, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego

Paulo Sérgio de Almeida, presidente do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) do Ministério do Trabalho


Dr. Jaime Valdivia Almanza, Cônsul Geral da Bolívia em São
.
Cleyton Borges, Advogado do CDHIC
.

Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios: