A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO .. BOLIVIANOS FESTEJAN LA 188 AÑOS DE INDEPENCIA.

EU AMO BOLÍVIA 2013 fé e cultura em São Paulo - 188 anos de Independência da Bolívia
Por: Gi Teodoro em 16 de julho de 2013

São cerca de 500 mil bolivianos e seus filhos na capital paulista, trabalhando, estudando, vivendo na maior cidade do país, Brasil, que eles adotaram como lar. Todos vêm na busca universal por uma melhor qualidade de vida! E retribuem a sua nova casa social, econômica e cada vez mais culturalmente, como mostra o evento EU AMO BOLÍVIA, que chega a sua edição 2013.

Confira o Rol de entrada, horários e apresentações 2013. 



A ser realizado na Meca cultural que é o Memorial da América Latina, este espetáculo conta com apresentações folclóricas com dança e música, com 12 agrupações participantes e 6 ritmos. Haverá estandes de alimentos típicos e artesanatos nas dependências. O evento é Política Zero Álcool e a entrada é 1 kilo de alimento não perecível.

O que for arrecadado será doado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil – organizadora do evento – a Casa do Imigrante.

Saboreie o evento – Estandes gastronômicos
 

Além de ser uma festa aos olhos, com toda cor e textura, e uma riqueza aos ouvidos com os diversos ritmos musicais, o evento também pode ser apreciado com o paladar e o olfato: apreciando a culinária.

São 13 barracas de alimento confirmadas. Com valores a partir de 3 reais (os mais custosos e trabalhados ficam numa média de 20). Podem ser encontradas empanadas, salteñas, pollo, e muito mais.

Conheça os organizadores, a Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil


Uma festa que veio para ficar

O orgulho e a difusão de uma rica cultura começou neste formato em 2007, organizado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil com o nome Olá Bolívia! Com o crescimento da colônia o evento também cresceu. Passando de um comprimento, a integração entre culturas. Em 2011, com o nome Bolívia Um Só Coração alcançou 58 mil pessoas no público.

Agora, pelo segundo ano consecutivo, a marca EU AMO BOLÍVIA. Reafirmando os laços da colônia boliviana com sua terra natal e mostrando o acolhimento do brasileiro e das outras colônias a um conjunto rico, colorido e sonoro de história e ações, cada vez mais próximo e acessível a todos, por meio de eventos como este.

Agora eles não estão mais invisíveis como alguns meios descreveriam, essas pessoas trabalhadoras no coração da cidade. Não só em número (pelo censo, a colônia boliviana cresceu 173% entre 2000 e 2010 e esta atrás apenas dos portugueses na cidade).

Com forte apelo religioso, a cultura boliviana encanta em sua variedade – do altiplano, os Andes e a sua área amazônica – e figura forte fazendo parte do calendário de eventos de São Paulo.

EU AMO BOLÍVIA 2013 – 188 anos de Independência 

Em agosto esta a data cívica mais importante para o Estado Plurinacional da Bolívia. No dia seis de agosto a população celebra sua independência com diversas festividades, em todo o território boliviano, e nos demais locais onde vivem migrantes de origem boliviana e seus descendentes. 

A celebração também é uma demonstração de fé, com o culto aos santos católicos, mas também a outras divindades, que remontam ao período pré-Colombo.

O país andino tem fortemente em sua cultura a influência dos povos Quíchua, Aymara e Guarani. Como também da colonização espanhola e a imigração europeia. Há também a presença importante do povos negros, descendentes de escravos levados principalmente, para trabalhar nas minas.

Daí, a definição do país como Estado Plurinacional. Venha conferir.

Serviço – EU AMO BOLÍVIA 2013 

Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo
Data: dias 3 e 4 de agosto/2013
Horário: a partir das 10h40
Entrada: 2 kilos de alimento não perecível

Patrocínio: Boliviana de Avioción (BoA)
Apoio: More Money, Alô Amigo Latino, Remessa Expressa Money Gram.
Realização: Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil, Bolívia Cultural e Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes 
Apoio Institucional: Consulado Geral da Bolívia em São Paulo, Fundação Memorial, Secretaria do Estado de Cultura e Governo do Estado de São Paulo.
Fonte: 
Bolívia Cultural

0 comentarios: